VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nahas,Ricardo Munir
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Porto,Luiz Carlos Koreiatsu, Ikemoto,Roberto Yokio, Tenório,Flávio Acioli, Zilio,Geovani, Costa,Ricardo Azeredo, Lanna,Ricardo Monteiro da Silva, Montenegro,Thais Bagio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000600465
Resumo: RESUMO Introdução: A artrite pós-traumática é uma complicação frequente nas fraturas intra-articulares de joelho, que ocasiona dor e limitação funcional. Uma opção terapêutica que tem mostrado resultados promissores é a infusão intra-articular do ácido hialurônico (viscossuplementação), associada ou não a exercícios e dieta para perder peso. Objetivo: Verificar a resposta ao tratamento de artrite pós-traumática de joelho com uso de viscossuplementação associada ou não a exercícios físicos. Métodos: Avaliaram-se o arco de movimento articular, ângulo de retração poplíteo, a escala visual de dor, o escore de Lysholm e a circunferência da coxa em pacientes submetidos à correção cirúrgica de fratura do platô tibial em nossa instituição, os quais, depois de alta cirúrgica e fisioterápica, foram tratados com viscossuplementação em infusão única associada ou não a exercícios físicos programados, durante seguimento de 12 meses. Resultados: Houve diferença significativa a favor do grupo submetido à viscossuplementação associada a exercícios para o ângulo de retração poplíteo (p = 0,012) e espessura da coxa 10 cm acima da patela (p = 0,047). Em todas as demais variáveis estudadas, os resultados nesse grupo também foram superiores, porém sem alcançar significância estatística correspondente. Todos os pacientes estariam dispostos a repetir a infusão após 12 meses. Conclusão: A viscossuplementação trouxe melhora da dor e função aos pacientes com artrite pós-traumática de joelho e a melhora é maior quando os exercícios são associados em seguimentos de 12 meses.
id SBMEE-1_64631d92857aeece1861aa1a96615f0e
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922016000600465
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESESosteoartriteácido hialurônicoviscossuplementaçãofraturas da tíbiaexercíciofraturas ósseasRESUMO Introdução: A artrite pós-traumática é uma complicação frequente nas fraturas intra-articulares de joelho, que ocasiona dor e limitação funcional. Uma opção terapêutica que tem mostrado resultados promissores é a infusão intra-articular do ácido hialurônico (viscossuplementação), associada ou não a exercícios e dieta para perder peso. Objetivo: Verificar a resposta ao tratamento de artrite pós-traumática de joelho com uso de viscossuplementação associada ou não a exercícios físicos. Métodos: Avaliaram-se o arco de movimento articular, ângulo de retração poplíteo, a escala visual de dor, o escore de Lysholm e a circunferência da coxa em pacientes submetidos à correção cirúrgica de fratura do platô tibial em nossa instituição, os quais, depois de alta cirúrgica e fisioterápica, foram tratados com viscossuplementação em infusão única associada ou não a exercícios físicos programados, durante seguimento de 12 meses. Resultados: Houve diferença significativa a favor do grupo submetido à viscossuplementação associada a exercícios para o ângulo de retração poplíteo (p = 0,012) e espessura da coxa 10 cm acima da patela (p = 0,047). Em todas as demais variáveis estudadas, os resultados nesse grupo também foram superiores, porém sem alcançar significância estatística correspondente. Todos os pacientes estariam dispostos a repetir a infusão após 12 meses. Conclusão: A viscossuplementação trouxe melhora da dor e função aos pacientes com artrite pós-traumática de joelho e a melhora é maior quando os exercícios são associados em seguimentos de 12 meses.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000600465Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.22 n.6 2016reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-869220162206167840info:eu-repo/semantics/openAccessNahas,Ricardo MunirPorto,Luiz Carlos KoreiatsuIkemoto,Roberto YokioTenório,Flávio AcioliZilio,GeovaniCosta,Ricardo AzeredoLanna,Ricardo Monteiro da SilvaMontenegro,Thais Bagiopor2017-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922016000600465Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2017-09-21T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES
title VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES
spellingShingle VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES
Nahas,Ricardo Munir
osteoartrite
ácido hialurônico
viscossuplementação
fraturas da tíbia
exercício
fraturas ósseas
title_short VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES
title_full VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES
title_fullStr VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES
title_full_unstemmed VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES
title_sort VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE ARTRITE PÓS-TRAUMÁTICA DE JOELHO DURANTE 12 MESES
author Nahas,Ricardo Munir
author_facet Nahas,Ricardo Munir
Porto,Luiz Carlos Koreiatsu
Ikemoto,Roberto Yokio
Tenório,Flávio Acioli
Zilio,Geovani
Costa,Ricardo Azeredo
Lanna,Ricardo Monteiro da Silva
Montenegro,Thais Bagio
author_role author
author2 Porto,Luiz Carlos Koreiatsu
Ikemoto,Roberto Yokio
Tenório,Flávio Acioli
Zilio,Geovani
Costa,Ricardo Azeredo
Lanna,Ricardo Monteiro da Silva
Montenegro,Thais Bagio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nahas,Ricardo Munir
Porto,Luiz Carlos Koreiatsu
Ikemoto,Roberto Yokio
Tenório,Flávio Acioli
Zilio,Geovani
Costa,Ricardo Azeredo
Lanna,Ricardo Monteiro da Silva
Montenegro,Thais Bagio
dc.subject.por.fl_str_mv osteoartrite
ácido hialurônico
viscossuplementação
fraturas da tíbia
exercício
fraturas ósseas
topic osteoartrite
ácido hialurônico
viscossuplementação
fraturas da tíbia
exercício
fraturas ósseas
description RESUMO Introdução: A artrite pós-traumática é uma complicação frequente nas fraturas intra-articulares de joelho, que ocasiona dor e limitação funcional. Uma opção terapêutica que tem mostrado resultados promissores é a infusão intra-articular do ácido hialurônico (viscossuplementação), associada ou não a exercícios e dieta para perder peso. Objetivo: Verificar a resposta ao tratamento de artrite pós-traumática de joelho com uso de viscossuplementação associada ou não a exercícios físicos. Métodos: Avaliaram-se o arco de movimento articular, ângulo de retração poplíteo, a escala visual de dor, o escore de Lysholm e a circunferência da coxa em pacientes submetidos à correção cirúrgica de fratura do platô tibial em nossa instituição, os quais, depois de alta cirúrgica e fisioterápica, foram tratados com viscossuplementação em infusão única associada ou não a exercícios físicos programados, durante seguimento de 12 meses. Resultados: Houve diferença significativa a favor do grupo submetido à viscossuplementação associada a exercícios para o ângulo de retração poplíteo (p = 0,012) e espessura da coxa 10 cm acima da patela (p = 0,047). Em todas as demais variáveis estudadas, os resultados nesse grupo também foram superiores, porém sem alcançar significância estatística correspondente. Todos os pacientes estariam dispostos a repetir a infusão após 12 meses. Conclusão: A viscossuplementação trouxe melhora da dor e função aos pacientes com artrite pós-traumática de joelho e a melhora é maior quando os exercícios são associados em seguimentos de 12 meses.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000600465
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000600465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-869220162206167840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.22 n.6 2016
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122235755167744