Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milioni,Fabio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Antunes,Barbara de Moura Mello, Teixeira-Arroyo,Claudia, Loures,Joao Paulo, Scariot,Pedro Paulo Menezes, Santos,Paulo Cezar Rocha dos, Silva,Maria Souza, Luciano,Eliete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000100032
Resumo: INTRODUÇÃO: As respostas ao exercício agudo dos biomarcadores, como a fosfatase alcalina (FA) e a creatina quinase (CK) séricas têm sido pouco investigadas em ratos diabéticos. OBJETIVOS: Verificar os efeitos do exercício físico aeróbio agudo sobre as concentrações de CK e FA, bem como, avaliar o estado hídrico em ratos diabéticos experimentais. MATERIAIS E MÉTODOS Foram utilizados ratos Wistar machos, adultos jovens, distribuídos em dois grupos: diabéticos (DA) e controles (CA). O diabetes foi induzido por meio da administração de aloxana monoidratado Sigma(r) (32 mg/kg de peso corporal). Duas semanas após confirmação do diabetes, ambos os grupos foram submetidos a uma sessão aguda de natação por 30 min, com carga aeróbia (4,5 % do peso corporal). Foram avaliados: glicose, hematócrito, CK, FA, albumina e a cinética de lactato durante o exercício por meio de coletas 25 µL de sangue da cauda dos animais, nos minutos 0, 10, 20 e 30 de exercício. RESULTADOS: ANOVA de dois fatores para medidas repetidas e o teste post hoc de Tukey apontaram diminuição significativa dos valores de glicemia após o exercício para o grupo DA, aumento significativo de CK pós-exercício para o grupo DA, aumento significativo de hematócrito para ambos os grupos após exercício e manutenção da FA após exercício para o grupo DA. CONCLUSÃO: O exercício agudo aeróbio foi eficiente no controle dos níveis glicêmicos de ratos diabéticos. Entretanto, deve ser aplicado com cautela, pois induziu altos valores de CK, sugerindo possíveis lesões teciduais.
id SBMEE-1_76c689b6164d7f1dd70fe367304e1bc7
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922014000100032
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticosexercicio aerobicodiabetes mellitusaloxanaratos Wistar INTRODUÇÃO: As respostas ao exercício agudo dos biomarcadores, como a fosfatase alcalina (FA) e a creatina quinase (CK) séricas têm sido pouco investigadas em ratos diabéticos. OBJETIVOS: Verificar os efeitos do exercício físico aeróbio agudo sobre as concentrações de CK e FA, bem como, avaliar o estado hídrico em ratos diabéticos experimentais. MATERIAIS E MÉTODOS Foram utilizados ratos Wistar machos, adultos jovens, distribuídos em dois grupos: diabéticos (DA) e controles (CA). O diabetes foi induzido por meio da administração de aloxana monoidratado Sigma(r) (32 mg/kg de peso corporal). Duas semanas após confirmação do diabetes, ambos os grupos foram submetidos a uma sessão aguda de natação por 30 min, com carga aeróbia (4,5 % do peso corporal). Foram avaliados: glicose, hematócrito, CK, FA, albumina e a cinética de lactato durante o exercício por meio de coletas 25 µL de sangue da cauda dos animais, nos minutos 0, 10, 20 e 30 de exercício. RESULTADOS: ANOVA de dois fatores para medidas repetidas e o teste post hoc de Tukey apontaram diminuição significativa dos valores de glicemia após o exercício para o grupo DA, aumento significativo de CK pós-exercício para o grupo DA, aumento significativo de hematócrito para ambos os grupos após exercício e manutenção da FA após exercício para o grupo DA. CONCLUSÃO: O exercício agudo aeróbio foi eficiente no controle dos níveis glicêmicos de ratos diabéticos. Entretanto, deve ser aplicado com cautela, pois induziu altos valores de CK, sugerindo possíveis lesões teciduais. Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000100032Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.20 n.1 2014reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922014000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMilioni,FabioAntunes,Barbara de Moura MelloTeixeira-Arroyo,ClaudiaLoures,Joao PauloScariot,Pedro Paulo MenezesSantos,Paulo Cezar Rocha dosSilva,Maria SouzaLuciano,Elietepor2014-03-21T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922014000100032Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2014-03-21T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos
title Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos
spellingShingle Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos
Milioni,Fabio
exercicio aerobico
diabetes mellitus
aloxana
ratos Wistar
title_short Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos
title_full Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos
title_fullStr Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos
title_full_unstemmed Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos
title_sort Efeitos do exercicio agudo sobre biomarcadores sericos de ratos diabeticos
author Milioni,Fabio
author_facet Milioni,Fabio
Antunes,Barbara de Moura Mello
Teixeira-Arroyo,Claudia
Loures,Joao Paulo
Scariot,Pedro Paulo Menezes
Santos,Paulo Cezar Rocha dos
Silva,Maria Souza
Luciano,Eliete
author_role author
author2 Antunes,Barbara de Moura Mello
Teixeira-Arroyo,Claudia
Loures,Joao Paulo
Scariot,Pedro Paulo Menezes
Santos,Paulo Cezar Rocha dos
Silva,Maria Souza
Luciano,Eliete
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milioni,Fabio
Antunes,Barbara de Moura Mello
Teixeira-Arroyo,Claudia
Loures,Joao Paulo
Scariot,Pedro Paulo Menezes
Santos,Paulo Cezar Rocha dos
Silva,Maria Souza
Luciano,Eliete
dc.subject.por.fl_str_mv exercicio aerobico
diabetes mellitus
aloxana
ratos Wistar
topic exercicio aerobico
diabetes mellitus
aloxana
ratos Wistar
description INTRODUÇÃO: As respostas ao exercício agudo dos biomarcadores, como a fosfatase alcalina (FA) e a creatina quinase (CK) séricas têm sido pouco investigadas em ratos diabéticos. OBJETIVOS: Verificar os efeitos do exercício físico aeróbio agudo sobre as concentrações de CK e FA, bem como, avaliar o estado hídrico em ratos diabéticos experimentais. MATERIAIS E MÉTODOS Foram utilizados ratos Wistar machos, adultos jovens, distribuídos em dois grupos: diabéticos (DA) e controles (CA). O diabetes foi induzido por meio da administração de aloxana monoidratado Sigma(r) (32 mg/kg de peso corporal). Duas semanas após confirmação do diabetes, ambos os grupos foram submetidos a uma sessão aguda de natação por 30 min, com carga aeróbia (4,5 % do peso corporal). Foram avaliados: glicose, hematócrito, CK, FA, albumina e a cinética de lactato durante o exercício por meio de coletas 25 µL de sangue da cauda dos animais, nos minutos 0, 10, 20 e 30 de exercício. RESULTADOS: ANOVA de dois fatores para medidas repetidas e o teste post hoc de Tukey apontaram diminuição significativa dos valores de glicemia após o exercício para o grupo DA, aumento significativo de CK pós-exercício para o grupo DA, aumento significativo de hematócrito para ambos os grupos após exercício e manutenção da FA após exercício para o grupo DA. CONCLUSÃO: O exercício agudo aeróbio foi eficiente no controle dos níveis glicêmicos de ratos diabéticos. Entretanto, deve ser aplicado com cautela, pois induziu altos valores de CK, sugerindo possíveis lesões teciduais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000100032
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000100032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922014000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.20 n.1 2014
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234472759296