Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez Ruiz,David
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Quiroga Escudero,Miriam Esther, Rodríguez Matoso,Dario, Sarmiento Montesdeoca,Samuel, Losa Reyna,José, Saá Guerra,Yves de, Perdomo Bautista,Gloria, García Manso,Juan Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000200006
Resumo: OBJETIVO: Esta investigação tem por objetivo coletar dados sobre rigidez muscular, as propriedades mecânicas e contráteis dos músculos utilizando a TMG em jogadores de vôlei de praia de alto nível, assim como demonstrar a utilidade deste método para a avaliação dos músculos responsáveis pela flexão e extensão do joelho. MÉTODOS: A investigação foi conduzida com um grupo de 24 jogadores de vôlei de praia os quais participaram do Torneio Europeu Nestea - Master Espanhol realizado nas Ilhas Grâ-Canárias em maio de 2009. O método de estudo utilizado foi comparação de casos individuais de vários atletas com a finalidade de verificar a utilidade deste método em esportes. Os músculos analisados foram: vasto lateral (VL), vasto medial (ML), reto femoral (RF) e bíceps femoral (BF). RESULTADOS: As informações coletadas nos certificam sobre o alto grau de utilidade deste método para avaliação da rigidez muscular e equilíbrio entre estruturas musculares de atletas. Contudo, a validade e reconstrução dos resultados estão condicionadas a um severo protocolo de avaliação. Além disso, os seguintes critérios devem ser considerados: individualidade (o perfil do atleta) e especificações (características do esporte). CONCLUSÕES: A aplicação da TMG em jogadores de alto nível revela a existência de importantes diferenças dependendo de suas funções em jogo (defesa, bloqueio ou alternância entre ambas as posições), as ações técnicas, a posição em quadra (direita-esquerda) e o histórico de lesões médicas.
id SBMEE-1_7bcc630b7b9f245b98a69dd2c9ee82ee
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922012000200006
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto níveltensiomiografiaavaliação muscularsimetriasvôlei de praiarigidezOBJETIVO: Esta investigação tem por objetivo coletar dados sobre rigidez muscular, as propriedades mecânicas e contráteis dos músculos utilizando a TMG em jogadores de vôlei de praia de alto nível, assim como demonstrar a utilidade deste método para a avaliação dos músculos responsáveis pela flexão e extensão do joelho. MÉTODOS: A investigação foi conduzida com um grupo de 24 jogadores de vôlei de praia os quais participaram do Torneio Europeu Nestea - Master Espanhol realizado nas Ilhas Grâ-Canárias em maio de 2009. O método de estudo utilizado foi comparação de casos individuais de vários atletas com a finalidade de verificar a utilidade deste método em esportes. Os músculos analisados foram: vasto lateral (VL), vasto medial (ML), reto femoral (RF) e bíceps femoral (BF). RESULTADOS: As informações coletadas nos certificam sobre o alto grau de utilidade deste método para avaliação da rigidez muscular e equilíbrio entre estruturas musculares de atletas. Contudo, a validade e reconstrução dos resultados estão condicionadas a um severo protocolo de avaliação. Além disso, os seguintes critérios devem ser considerados: individualidade (o perfil do atleta) e especificações (características do esporte). CONCLUSÕES: A aplicação da TMG em jogadores de alto nível revela a existência de importantes diferenças dependendo de suas funções em jogo (defesa, bloqueio ou alternância entre ambas as posições), as ações técnicas, a posição em quadra (direita-esquerda) e o histórico de lesões médicas.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000200006Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.18 n.2 2012reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922012000200006info:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez Ruiz,DavidQuiroga Escudero,Miriam EstherRodríguez Matoso,DarioSarmiento Montesdeoca,SamuelLosa Reyna,JoséSaá Guerra,Yves dePerdomo Bautista,GloriaGarcía Manso,Juan Manuelpor2012-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922012000200006Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2012-06-19T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível
title Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível
spellingShingle Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível
Rodríguez Ruiz,David
tensiomiografia
avaliação muscular
simetrias
vôlei de praia
rigidez
title_short Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível
title_full Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível
title_fullStr Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível
title_full_unstemmed Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível
title_sort Tensiomiografia utilizada para a avaliação de jogadores de vôlei de praia de alto nível
author Rodríguez Ruiz,David
author_facet Rodríguez Ruiz,David
Quiroga Escudero,Miriam Esther
Rodríguez Matoso,Dario
Sarmiento Montesdeoca,Samuel
Losa Reyna,José
Saá Guerra,Yves de
Perdomo Bautista,Gloria
García Manso,Juan Manuel
author_role author
author2 Quiroga Escudero,Miriam Esther
Rodríguez Matoso,Dario
Sarmiento Montesdeoca,Samuel
Losa Reyna,José
Saá Guerra,Yves de
Perdomo Bautista,Gloria
García Manso,Juan Manuel
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodríguez Ruiz,David
Quiroga Escudero,Miriam Esther
Rodríguez Matoso,Dario
Sarmiento Montesdeoca,Samuel
Losa Reyna,José
Saá Guerra,Yves de
Perdomo Bautista,Gloria
García Manso,Juan Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv tensiomiografia
avaliação muscular
simetrias
vôlei de praia
rigidez
topic tensiomiografia
avaliação muscular
simetrias
vôlei de praia
rigidez
description OBJETIVO: Esta investigação tem por objetivo coletar dados sobre rigidez muscular, as propriedades mecânicas e contráteis dos músculos utilizando a TMG em jogadores de vôlei de praia de alto nível, assim como demonstrar a utilidade deste método para a avaliação dos músculos responsáveis pela flexão e extensão do joelho. MÉTODOS: A investigação foi conduzida com um grupo de 24 jogadores de vôlei de praia os quais participaram do Torneio Europeu Nestea - Master Espanhol realizado nas Ilhas Grâ-Canárias em maio de 2009. O método de estudo utilizado foi comparação de casos individuais de vários atletas com a finalidade de verificar a utilidade deste método em esportes. Os músculos analisados foram: vasto lateral (VL), vasto medial (ML), reto femoral (RF) e bíceps femoral (BF). RESULTADOS: As informações coletadas nos certificam sobre o alto grau de utilidade deste método para avaliação da rigidez muscular e equilíbrio entre estruturas musculares de atletas. Contudo, a validade e reconstrução dos resultados estão condicionadas a um severo protocolo de avaliação. Além disso, os seguintes critérios devem ser considerados: individualidade (o perfil do atleta) e especificações (características do esporte). CONCLUSÕES: A aplicação da TMG em jogadores de alto nível revela a existência de importantes diferenças dependendo de suas funções em jogo (defesa, bloqueio ou alternância entre ambas as posições), as ações técnicas, a posição em quadra (direita-esquerda) e o histórico de lesões médicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922012000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.18 n.2 2012
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122233875070976