Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Ronaldo Vagner Thomatieli
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Caperuto,Érico Chagas, Rosa,Luís Fernando Bicudo Pereira Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000300007
Resumo: Para o treinamento ser bem sucedido deve ser suficientemente intenso para provocar a quebra da homeostase, a adaptação e, por fim, a supercompensação. Todavia, condições de estresse excessivo induzido pelo exercício físico podem provocar efeitos indesejáveis. Este trabalho tem como objetivo avaliar se o aumento na sobrecarga de treinamento altera parâmetros hormonais e bioquímicos similares ao overreaching. Os animais foram divididos em três grupos: SED (animais sedentários), MOD (animais que treinaram de forma moderada durante seis semanas) e grupo EXT (que treinaram de forma semelhante ao grupo MOD por quatro semanas, duas sessões diárias de treinamento na quinta semana e três sessões na sexta semana). Houve aumento da concentração plasmática de glutamato no grupo EXT (p < 0,05) em relação ao SED e da relação GLN/GLU em relação aos animais dos grupos SED e MOD (p < 0,05). Além disso, o grupo MOD apresentou aumento de glicogênio no músculo sóleo e fígado e de GH, enquanto a testosterona foi menor do que no grupo SED (p < 0,05). O grupo EXT apresentou comportamento semelhante ao grupo MOD com relação ao glicogênio hepático e muscular e a testosterona. Quanto ao GH, o grupo EXT apresentou concentração menor do que o grupo MOD (p < 0,05) e aumento de uréia (p < 0,05) em relação aos animais sedentários. Assim, concluímos que o protocolo do grupo EXT não foi capaz de induzir sinais de overreaching nos animais.
id SBMEE-1_880f3e5d9527ea61fe43e1b04da53ced
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922006000300007
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratosGlutaminaOvertrainingOverreachingRatosSupercompensaçãoEstressePara o treinamento ser bem sucedido deve ser suficientemente intenso para provocar a quebra da homeostase, a adaptação e, por fim, a supercompensação. Todavia, condições de estresse excessivo induzido pelo exercício físico podem provocar efeitos indesejáveis. Este trabalho tem como objetivo avaliar se o aumento na sobrecarga de treinamento altera parâmetros hormonais e bioquímicos similares ao overreaching. Os animais foram divididos em três grupos: SED (animais sedentários), MOD (animais que treinaram de forma moderada durante seis semanas) e grupo EXT (que treinaram de forma semelhante ao grupo MOD por quatro semanas, duas sessões diárias de treinamento na quinta semana e três sessões na sexta semana). Houve aumento da concentração plasmática de glutamato no grupo EXT (p < 0,05) em relação ao SED e da relação GLN/GLU em relação aos animais dos grupos SED e MOD (p < 0,05). Além disso, o grupo MOD apresentou aumento de glicogênio no músculo sóleo e fígado e de GH, enquanto a testosterona foi menor do que no grupo SED (p < 0,05). O grupo EXT apresentou comportamento semelhante ao grupo MOD com relação ao glicogênio hepático e muscular e a testosterona. Quanto ao GH, o grupo EXT apresentou concentração menor do que o grupo MOD (p < 0,05) e aumento de uréia (p < 0,05) em relação aos animais sedentários. Assim, concluímos que o protocolo do grupo EXT não foi capaz de induzir sinais de overreaching nos animais.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000300007Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.12 n.3 2006reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922006000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Ronaldo Vagner ThomatieliCaperuto,Érico ChagasRosa,Luís Fernando Bicudo Pereira Costapor2007-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922006000300007Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2007-06-11T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos
title Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos
spellingShingle Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos
Santos,Ronaldo Vagner Thomatieli
Glutamina
Overtraining
Overreaching
Ratos
Supercompensação
Estresse
title_short Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos
title_full Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos
title_fullStr Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos
title_full_unstemmed Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos
title_sort Efeitos do aumento na sobrecarga de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e hormonais em ratos
author Santos,Ronaldo Vagner Thomatieli
author_facet Santos,Ronaldo Vagner Thomatieli
Caperuto,Érico Chagas
Rosa,Luís Fernando Bicudo Pereira Costa
author_role author
author2 Caperuto,Érico Chagas
Rosa,Luís Fernando Bicudo Pereira Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Ronaldo Vagner Thomatieli
Caperuto,Érico Chagas
Rosa,Luís Fernando Bicudo Pereira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Glutamina
Overtraining
Overreaching
Ratos
Supercompensação
Estresse
topic Glutamina
Overtraining
Overreaching
Ratos
Supercompensação
Estresse
description Para o treinamento ser bem sucedido deve ser suficientemente intenso para provocar a quebra da homeostase, a adaptação e, por fim, a supercompensação. Todavia, condições de estresse excessivo induzido pelo exercício físico podem provocar efeitos indesejáveis. Este trabalho tem como objetivo avaliar se o aumento na sobrecarga de treinamento altera parâmetros hormonais e bioquímicos similares ao overreaching. Os animais foram divididos em três grupos: SED (animais sedentários), MOD (animais que treinaram de forma moderada durante seis semanas) e grupo EXT (que treinaram de forma semelhante ao grupo MOD por quatro semanas, duas sessões diárias de treinamento na quinta semana e três sessões na sexta semana). Houve aumento da concentração plasmática de glutamato no grupo EXT (p < 0,05) em relação ao SED e da relação GLN/GLU em relação aos animais dos grupos SED e MOD (p < 0,05). Além disso, o grupo MOD apresentou aumento de glicogênio no músculo sóleo e fígado e de GH, enquanto a testosterona foi menor do que no grupo SED (p < 0,05). O grupo EXT apresentou comportamento semelhante ao grupo MOD com relação ao glicogênio hepático e muscular e a testosterona. Quanto ao GH, o grupo EXT apresentou concentração menor do que o grupo MOD (p < 0,05) e aumento de uréia (p < 0,05) em relação aos animais sedentários. Assim, concluímos que o protocolo do grupo EXT não foi capaz de induzir sinais de overreaching nos animais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922006000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.12 n.3 2006
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122231593369600