Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caputo,Fabrizio
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Oliveira,Mariana Fernandes Mendes de, Denadai,Benedito Sérgio, Greco,Camila Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000600019
Resumo: A quantidade de energia metabólica gasta em transportar a massa corporal de um sujeito por unidade de distância tem sido definida como custo energético da locomoção, ou especificamente para natação, o custo de nado. As diferenças no custo de nado entre os indivíduos parecem ser influenciadas por dois principais fatores, a resistência hidrodinâmica e habilidade técnica do nadador. O menor custo de nado apresentado pelas mulheres tem sido atribuído a menor resistência hidrodinâmica decorrente de menor tamanho corporal, maior percentagem de gordura e melhor posicionamento horizontal. Porém, essas diferenças no custo de nado entre homens e mulheres desaparecem quando corrigidos para o tamanho corporal. Em relação às crianças, o maior custo de nado comparado com o dos adultos quando corrigidos para o tamanho corporal pode ser explicado principalmente por menor habilidade técnica apresentada por elas. Para indivíduos com as mesmas características antropométricas, melhor habilidade técnica e maior tamanho da superfície de propulsão, associados a aumento na eficiência propulsiva, podem reduzir o custo de nado. Quando se comparam os diferentes estilos, o mais econômico é o crawl seguido pelo de costas em qualquer velocidade de nado. O borboleta é o estilo menos econômico a baixas velocidades (< 0,8m·s¹). Entretanto, acima dessa velocidade o peito passa a ser o estilo menos econômico.
id SBMEE-1_8f29d99cc365bb7b659207a9e031cc47
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922006000600019
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a nataçãoCusto de nadoGêneroIdadeEstilo de nadoA quantidade de energia metabólica gasta em transportar a massa corporal de um sujeito por unidade de distância tem sido definida como custo energético da locomoção, ou especificamente para natação, o custo de nado. As diferenças no custo de nado entre os indivíduos parecem ser influenciadas por dois principais fatores, a resistência hidrodinâmica e habilidade técnica do nadador. O menor custo de nado apresentado pelas mulheres tem sido atribuído a menor resistência hidrodinâmica decorrente de menor tamanho corporal, maior percentagem de gordura e melhor posicionamento horizontal. Porém, essas diferenças no custo de nado entre homens e mulheres desaparecem quando corrigidos para o tamanho corporal. Em relação às crianças, o maior custo de nado comparado com o dos adultos quando corrigidos para o tamanho corporal pode ser explicado principalmente por menor habilidade técnica apresentada por elas. Para indivíduos com as mesmas características antropométricas, melhor habilidade técnica e maior tamanho da superfície de propulsão, associados a aumento na eficiência propulsiva, podem reduzir o custo de nado. Quando se comparam os diferentes estilos, o mais econômico é o crawl seguido pelo de costas em qualquer velocidade de nado. O borboleta é o estilo menos econômico a baixas velocidades (< 0,8m·s¹). Entretanto, acima dessa velocidade o peito passa a ser o estilo menos econômico.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000600019Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.12 n.6 2006reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922006000600019info:eu-repo/semantics/openAccessCaputo,FabrizioOliveira,Mariana Fernandes Mendes deDenadai,Benedito SérgioGreco,Camila Coelhopor2008-04-01T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922006000600019Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2008-04-01T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação
title Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação
spellingShingle Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação
Caputo,Fabrizio
Custo de nado
Gênero
Idade
Estilo de nado
title_short Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação
title_full Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação
title_fullStr Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação
title_full_unstemmed Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação
title_sort Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação
author Caputo,Fabrizio
author_facet Caputo,Fabrizio
Oliveira,Mariana Fernandes Mendes de
Denadai,Benedito Sérgio
Greco,Camila Coelho
author_role author
author2 Oliveira,Mariana Fernandes Mendes de
Denadai,Benedito Sérgio
Greco,Camila Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caputo,Fabrizio
Oliveira,Mariana Fernandes Mendes de
Denadai,Benedito Sérgio
Greco,Camila Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Custo de nado
Gênero
Idade
Estilo de nado
topic Custo de nado
Gênero
Idade
Estilo de nado
description A quantidade de energia metabólica gasta em transportar a massa corporal de um sujeito por unidade de distância tem sido definida como custo energético da locomoção, ou especificamente para natação, o custo de nado. As diferenças no custo de nado entre os indivíduos parecem ser influenciadas por dois principais fatores, a resistência hidrodinâmica e habilidade técnica do nadador. O menor custo de nado apresentado pelas mulheres tem sido atribuído a menor resistência hidrodinâmica decorrente de menor tamanho corporal, maior percentagem de gordura e melhor posicionamento horizontal. Porém, essas diferenças no custo de nado entre homens e mulheres desaparecem quando corrigidos para o tamanho corporal. Em relação às crianças, o maior custo de nado comparado com o dos adultos quando corrigidos para o tamanho corporal pode ser explicado principalmente por menor habilidade técnica apresentada por elas. Para indivíduos com as mesmas características antropométricas, melhor habilidade técnica e maior tamanho da superfície de propulsão, associados a aumento na eficiência propulsiva, podem reduzir o custo de nado. Quando se comparam os diferentes estilos, o mais econômico é o crawl seguido pelo de costas em qualquer velocidade de nado. O borboleta é o estilo menos econômico a baixas velocidades (< 0,8m·s¹). Entretanto, acima dessa velocidade o peito passa a ser o estilo menos econômico.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000600019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000600019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922006000600019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.12 n.6 2006
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122231684595712