Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Back,Flávio Augustino
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fortes,Fabiano Santos, Santos,Eduardo Henrique Rosa, Tambelli,Rodrigo, Menna-Barreto,Luiz Silveira, Louzada,Fernando Mazzilli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000200014
Resumo: As principais alterações, agudas e crônicas, provocadas pelo exercício físico aeróbio (EF) sobre o organismo são, de maneira geral, bem conhecidas. No entanto, existe um efeito em particular do EF que começou a ser elucidado no começo da década de 90, em humanos, que tem a capacidade de alterar a relação temporal do organismo com o meio. A modificação da expressão dos ritmos circadianos, causada pelo EF, qualifica-o como sincronizador dos osciladores biológicos. O principal sincronizador da ritmicidade biológica é o ciclo geofísico claro/escuro. A alternância do dia e da noite, através de diferenças nos níveis de luminosidade, é percebida por meio de vias fóticas pelo sistema de temporização circadiana (STC). Esses estímulos, chamados fóticos, fornecem informações temporais para o STC sincronizando os osciladores biológicos com esse ciclo ambiental. Outros estímulos também são capazes de sincronizá-los e são chamados de sincronizadores não-fóticos. Esta revisão aborda o efeito do EF sobre o sistema de temporização e, ao mesmo tempo, discute as possíveis e prováveis aplicações cronobiológicas dos conhecimentos abordados. O EF pode afetar o STC através de vias não-fóticas, podendo beneficiar a saúde de indivíduos em diversas situações, tais como vôos transmeridianos, trabalhos noturnos e distúrbios do sono. Ressalta-se, também, que devem ser realizados mais estudos no cotidiano das pessoas para compreender melhor a relação entre, e a contribuição dos, diferentes sincronizadores em um contexto real.
id SBMEE-1_9a06593758c4dec9cbd059724c84f128
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922007000200014
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbioSistema de temporização circadianaCiclo vigília/sonoRitmo circadianoExercício físicoAs principais alterações, agudas e crônicas, provocadas pelo exercício físico aeróbio (EF) sobre o organismo são, de maneira geral, bem conhecidas. No entanto, existe um efeito em particular do EF que começou a ser elucidado no começo da década de 90, em humanos, que tem a capacidade de alterar a relação temporal do organismo com o meio. A modificação da expressão dos ritmos circadianos, causada pelo EF, qualifica-o como sincronizador dos osciladores biológicos. O principal sincronizador da ritmicidade biológica é o ciclo geofísico claro/escuro. A alternância do dia e da noite, através de diferenças nos níveis de luminosidade, é percebida por meio de vias fóticas pelo sistema de temporização circadiana (STC). Esses estímulos, chamados fóticos, fornecem informações temporais para o STC sincronizando os osciladores biológicos com esse ciclo ambiental. Outros estímulos também são capazes de sincronizá-los e são chamados de sincronizadores não-fóticos. Esta revisão aborda o efeito do EF sobre o sistema de temporização e, ao mesmo tempo, discute as possíveis e prováveis aplicações cronobiológicas dos conhecimentos abordados. O EF pode afetar o STC através de vias não-fóticas, podendo beneficiar a saúde de indivíduos em diversas situações, tais como vôos transmeridianos, trabalhos noturnos e distúrbios do sono. Ressalta-se, também, que devem ser realizados mais estudos no cotidiano das pessoas para compreender melhor a relação entre, e a contribuição dos, diferentes sincronizadores em um contexto real.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000200014Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.13 n.2 2007reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922007000200014info:eu-repo/semantics/openAccessBack,Flávio AugustinoFortes,Fabiano SantosSantos,Eduardo Henrique RosaTambelli,RodrigoMenna-Barreto,Luiz SilveiraLouzada,Fernando Mazzillipor2008-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922007000200014Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2008-01-14T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio
title Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio
spellingShingle Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio
Back,Flávio Augustino
Sistema de temporização circadiana
Ciclo vigília/sono
Ritmo circadiano
Exercício físico
title_short Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio
title_full Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio
title_fullStr Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio
title_full_unstemmed Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio
title_sort Sincronização não-fótica: o efeito do exercício físico aeróbio
author Back,Flávio Augustino
author_facet Back,Flávio Augustino
Fortes,Fabiano Santos
Santos,Eduardo Henrique Rosa
Tambelli,Rodrigo
Menna-Barreto,Luiz Silveira
Louzada,Fernando Mazzilli
author_role author
author2 Fortes,Fabiano Santos
Santos,Eduardo Henrique Rosa
Tambelli,Rodrigo
Menna-Barreto,Luiz Silveira
Louzada,Fernando Mazzilli
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Back,Flávio Augustino
Fortes,Fabiano Santos
Santos,Eduardo Henrique Rosa
Tambelli,Rodrigo
Menna-Barreto,Luiz Silveira
Louzada,Fernando Mazzilli
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de temporização circadiana
Ciclo vigília/sono
Ritmo circadiano
Exercício físico
topic Sistema de temporização circadiana
Ciclo vigília/sono
Ritmo circadiano
Exercício físico
description As principais alterações, agudas e crônicas, provocadas pelo exercício físico aeróbio (EF) sobre o organismo são, de maneira geral, bem conhecidas. No entanto, existe um efeito em particular do EF que começou a ser elucidado no começo da década de 90, em humanos, que tem a capacidade de alterar a relação temporal do organismo com o meio. A modificação da expressão dos ritmos circadianos, causada pelo EF, qualifica-o como sincronizador dos osciladores biológicos. O principal sincronizador da ritmicidade biológica é o ciclo geofísico claro/escuro. A alternância do dia e da noite, através de diferenças nos níveis de luminosidade, é percebida por meio de vias fóticas pelo sistema de temporização circadiana (STC). Esses estímulos, chamados fóticos, fornecem informações temporais para o STC sincronizando os osciladores biológicos com esse ciclo ambiental. Outros estímulos também são capazes de sincronizá-los e são chamados de sincronizadores não-fóticos. Esta revisão aborda o efeito do EF sobre o sistema de temporização e, ao mesmo tempo, discute as possíveis e prováveis aplicações cronobiológicas dos conhecimentos abordados. O EF pode afetar o STC através de vias não-fóticas, podendo beneficiar a saúde de indivíduos em diversas situações, tais como vôos transmeridianos, trabalhos noturnos e distúrbios do sono. Ressalta-se, também, que devem ser realizados mais estudos no cotidiano das pessoas para compreender melhor a relação entre, e a contribuição dos, diferentes sincronizadores em um contexto real.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922007000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.13 n.2 2007
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122231743315968