Teste de caminhada de seis minutos na doença pulmonar obstrutiva crônica com diferentes graus de obstrução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marino,Diego Marmorato
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Marrara,Kamilla Tays, Di Lorenzo,Valéria Amorim Pires, Jamami,Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000200007
Resumo: INTRODUÇÃO: Alguns testes funcionais são utilizados complementando a avaliação dinâmica na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como o teste de caminhada de seis minutos (TC6). OBJETIVOS: Verificar quanto o grau de obstrução compromete a tolerância ao esforço avaliado pelo TC6 e comparar a distância percorrida e prevista através da equação de Enright e Sherrill (1998) para indivíduos saudáveis e com DPOC apresentando grau de obstrução leve, moderado e grave, além de comparar a distância percorrida entre os grupos. MÉTODOS: Foram avaliados 90 indivíduos do sexo masculino, sendo 19 saudáveis (grupo 1-G1, idade média de 67 ± 6,6 anos), 24 indivíduos com DPOC apresentando obstrução leve (grupo 2-G2, idade média de 69 ± 11,3 anos), 26 com DPOC moderada (grupo 3-G3, idade média de 71 ± 9,1 anos) e 21 com DPOC grave (grupo 4-G4, idade média de 70 ± 9,4 anos) quanto à distância percorrida, além da distância prevista através da equação. RESULTADOS:Constatou-se diferença significativa (teste t de Student, p < 0,05) ao comparar distância percorrida e prevista para G3 (387 ± 71m vs 456 ± 56m) e G4 (318 ± 97m vs 477 ± 52m), sendo a percorrida menor que a prevista para ambos. Na análise intergrupos, quanto à distância percorrida verificou-se diferença significativa (ANOVA, p < 0,05), sendo que G1 (506 ± 56m) e G2 (452 ± 60m) apresentaram valores maiores (Newman-Keuls, p < 0,05) que G3 (387 ± 71m) e G4 (318 ± 97m), assim como G3 maior que G4. CONCLUSÃO: Conclui-se que quanto maior a limitação ao fluxo aéreo, menor a tolerância ao esforço físico; indivíduos saudáveis e com DPOC leve obtiveram desempenho semelhante, além de mostrar distância percorrida similar à prevista. Assim, o TC6 permite avaliar a capacidade funcional dos indivíduos saudáveis e com DPOC, estimando quanto o grau de obstrução do fluxo aéreo compromete o desempenho físico.
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