Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frainer,Deivis Elton Schlickmann
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vasconcelos,Francisco de Assis Guedes de, Costa,Larissa da Cunha Feio, Grosseman,Suely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000500003
Resumo: INTRODUÇÃO: A avaliação do sobrepeso e obesidade em populações ainda tem sido baseada predominantemente no índice de massa corporal, o qual tem sido considerado o indicador universal da adiposidade. OBJETIVO: Analisar a distribuição da gordura corporal de escolares de sete a 10 anos, por meio da construção de referenciais percentílicos das dobras cutâneas, utilizando os parâmetros LMS. MÉTODO: Os dados são relativos a uma amostra representativa de escolares de sete a 10 anos frequentando escolas públicas e privadas, que participaram de pesquisa mais ampla de prevalência do sobrepeso e obesidade, realizada em 2002, em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), e composta por 2.918 crianças. Para este estudo utilizaram-se os dados antropométricos de estatura, dobras cutâneas subescapular, suprailíaca, tricipital e panturrilha medial. O método LMS, que visa normalizar os dados que apresentam assimetria em sua distribuição, foi utilizado para analisar e comparar a distribuição das dobras por faixa etária e sexo. RESULTADOS: Ambos os sexos apresentaram valores maiores de gordura subcutânea na região do tríceps e da panturrilha, porém, no sexo masculino estes foram inferiores aos das meninas e com pouco incremento ao longo da faixa etária investigada. A dobra que apresentou maior incremento nos valores medianos foi a suprailíaca, para o sexo feminino, a qual alcançou valores próximos aos da dobra tricipital aos 10 anos de idade. CONCLUSÕES: O método LMS propicia a análise da distribuição dos valores das dobras cutâneas, as quais são importantes para avaliar a evolução da gordura corporal e o estado nutricional de crianças.
id SBMEE-1_dade1d82c261b5af407e05d7216d5b65
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922013000500003
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMSdobras cutâneasdistribuição da gordura corporalavaliação nutricionalcriançaINTRODUÇÃO: A avaliação do sobrepeso e obesidade em populações ainda tem sido baseada predominantemente no índice de massa corporal, o qual tem sido considerado o indicador universal da adiposidade. OBJETIVO: Analisar a distribuição da gordura corporal de escolares de sete a 10 anos, por meio da construção de referenciais percentílicos das dobras cutâneas, utilizando os parâmetros LMS. MÉTODO: Os dados são relativos a uma amostra representativa de escolares de sete a 10 anos frequentando escolas públicas e privadas, que participaram de pesquisa mais ampla de prevalência do sobrepeso e obesidade, realizada em 2002, em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), e composta por 2.918 crianças. Para este estudo utilizaram-se os dados antropométricos de estatura, dobras cutâneas subescapular, suprailíaca, tricipital e panturrilha medial. O método LMS, que visa normalizar os dados que apresentam assimetria em sua distribuição, foi utilizado para analisar e comparar a distribuição das dobras por faixa etária e sexo. RESULTADOS: Ambos os sexos apresentaram valores maiores de gordura subcutânea na região do tríceps e da panturrilha, porém, no sexo masculino estes foram inferiores aos das meninas e com pouco incremento ao longo da faixa etária investigada. A dobra que apresentou maior incremento nos valores medianos foi a suprailíaca, para o sexo feminino, a qual alcançou valores próximos aos da dobra tricipital aos 10 anos de idade. CONCLUSÕES: O método LMS propicia a análise da distribuição dos valores das dobras cutâneas, as quais são importantes para avaliar a evolução da gordura corporal e o estado nutricional de crianças.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000500003Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.19 n.5 2013reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922013000500003info:eu-repo/semantics/openAccessFrainer,Deivis Elton SchlickmannVasconcelos,Francisco de Assis Guedes deCosta,Larissa da Cunha FeioGrosseman,Suelypor2013-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922013000500003Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2013-12-10T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS
title Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS
spellingShingle Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS
Frainer,Deivis Elton Schlickmann
dobras cutâneas
distribuição da gordura corporal
avaliação nutricional
criança
title_short Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS
title_full Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS
title_fullStr Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS
title_full_unstemmed Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS
title_sort Distribuição da gordura corporal em escolares: um estudo usando o método LMS
author Frainer,Deivis Elton Schlickmann
author_facet Frainer,Deivis Elton Schlickmann
Vasconcelos,Francisco de Assis Guedes de
Costa,Larissa da Cunha Feio
Grosseman,Suely
author_role author
author2 Vasconcelos,Francisco de Assis Guedes de
Costa,Larissa da Cunha Feio
Grosseman,Suely
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frainer,Deivis Elton Schlickmann
Vasconcelos,Francisco de Assis Guedes de
Costa,Larissa da Cunha Feio
Grosseman,Suely
dc.subject.por.fl_str_mv dobras cutâneas
distribuição da gordura corporal
avaliação nutricional
criança
topic dobras cutâneas
distribuição da gordura corporal
avaliação nutricional
criança
description INTRODUÇÃO: A avaliação do sobrepeso e obesidade em populações ainda tem sido baseada predominantemente no índice de massa corporal, o qual tem sido considerado o indicador universal da adiposidade. OBJETIVO: Analisar a distribuição da gordura corporal de escolares de sete a 10 anos, por meio da construção de referenciais percentílicos das dobras cutâneas, utilizando os parâmetros LMS. MÉTODO: Os dados são relativos a uma amostra representativa de escolares de sete a 10 anos frequentando escolas públicas e privadas, que participaram de pesquisa mais ampla de prevalência do sobrepeso e obesidade, realizada em 2002, em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), e composta por 2.918 crianças. Para este estudo utilizaram-se os dados antropométricos de estatura, dobras cutâneas subescapular, suprailíaca, tricipital e panturrilha medial. O método LMS, que visa normalizar os dados que apresentam assimetria em sua distribuição, foi utilizado para analisar e comparar a distribuição das dobras por faixa etária e sexo. RESULTADOS: Ambos os sexos apresentaram valores maiores de gordura subcutânea na região do tríceps e da panturrilha, porém, no sexo masculino estes foram inferiores aos das meninas e com pouco incremento ao longo da faixa etária investigada. A dobra que apresentou maior incremento nos valores medianos foi a suprailíaca, para o sexo feminino, a qual alcançou valores próximos aos da dobra tricipital aos 10 anos de idade. CONCLUSÕES: O método LMS propicia a análise da distribuição dos valores das dobras cutâneas, as quais são importantes para avaliar a evolução da gordura corporal e o estado nutricional de crianças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922013000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.19 n.5 2013
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234406699008