TALENTO MOTOR E MATURAÇÃO BIOLÓGICA EM ESCOLARES DE UM COLÉGIO MILITAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Luciano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Werneck,Francisco Zacaron, Coelho,Emerson Filipino, Ferreira,Renato Melo, Novaes,Jefferson da Silva, Figueiredo,António José Barata, Vianna,Jeferson Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922019000500372
Resumo: RESUMO Introdução A avaliação do desempenho motor em escolares tem sido utilizada na identificação de talentos esportivos. Porém, existem poucos estudos, sobre esta temática, e nenhum no Sistema Colégio Militar do Brasil. Objetivo Avaliar indicadores antropométricos, fisicomotores e maturacionais; investigar a proporção de talentos motores; analisar a relação entre o diagnóstico de talento motor e o estágio maturacional; e comparar o perfil de alunos-atletas e não atletas de um colégio militar. Métodos Foram avaliados 1.490 escolares de ambos os sexos, de 11 a 17 anos. Aplicou-se uma bateria de testes multidimensional para avaliação do tamanho e da composição corporal, flexibilidade, força de preensão manual, força explosiva de membros superiores e inferiores, velocidade, resistência aeróbica e maturação somática. Os dados foram analisados por meio do teste qui-quadrado e análise de covariância. Resultados Os escolares apresentaram maior tamanho corporal, maior desempenho motor e maturação biológica discretamente avançada em relação aos dados disponíveis na literatura. Além disso, foram criados pontos de corte para oito testes relacionados com a prática esportiva, para identificar escolares com resultados muito acima da média, sendo encontrados 11% de talentos motores. Constatou-se ainda que os talentos motores foram mais frequentes nos escolares avançados biologicamente, e que os alunos-atletas apresentaram diferenças significativas em relação aos não atletas, principalmente quanto ao desempenho motor. Conclusão Os escolares do colégio militar são maiores, mais fortes, mais resistentes e mais maduros biologicamente quando comparados aos valores de referência da literatura, e tais características acentuam-se nos alunos-atletas. Além disso, aproximadamente um em cada dez escolares do colégio militar pode ser considerado um talento motor, e este diagnóstico é mais frequente nos escolares com maturação precoce. Nível de evidência II; Estudo diagnóstico.
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