Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beruski,Gustavo Castilho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira,André Belmont, Sentelhas,Paulo Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862015000200205
Resumo: A irradiância solar global (Qg) é uma variável física importante que vem sendo constantemente empregada em modelos agrometeorológicos, tanto para caracterização climática, como para dar suporte a estudos radiométricos voltados ao planejamento da irrigação e à previsão de safras agrícolas. O trabalho teve como objetivo comparar medidas diárias de Qg com estimativas dessa variável obtidas por quatro diferentes métodos de cálculo. Para tanto, no período compreendido entre 28/03/2008 a 24/08/2011, no município de Ponta Grossa, PR, procedeu-se ao estudo de análise de regressão linear simples mediante o confronto entre medidas radiométricas realizadas por piranômetro e estimativas de Qg. A transmitância global foi condicionada pela nebulosidade atmosférica. Os modelos baseados na transmitância global média diária estimaram de forma mais satisfatória os valores de Qg, face aos coeficientes estatísticos calculados para validação dos critérios de estimativa propostos por Angström-Prescott. Entretanto, o desempenho dos modelos baseados na determinação da transmitância global média sob condições atmosféricas extremas, considerando dias totalmente ensolarados e nublados, revelou coeficientes de Willmott mais elevados, os quais se aproximaram muito de 1, refletindo exatidão e confiabilidade dos valores calculados deQg, quando comparados aos valores observados em estação meteorológica automática.
id SBMET-1_97e0fc267cc03a44a5d3dc84a1d373a5
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-77862015000200205
network_acronym_str SBMET-1
network_name_str Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PRIrradiância globaltransmitância globalmodelagemradiometria solarA irradiância solar global (Qg) é uma variável física importante que vem sendo constantemente empregada em modelos agrometeorológicos, tanto para caracterização climática, como para dar suporte a estudos radiométricos voltados ao planejamento da irrigação e à previsão de safras agrícolas. O trabalho teve como objetivo comparar medidas diárias de Qg com estimativas dessa variável obtidas por quatro diferentes métodos de cálculo. Para tanto, no período compreendido entre 28/03/2008 a 24/08/2011, no município de Ponta Grossa, PR, procedeu-se ao estudo de análise de regressão linear simples mediante o confronto entre medidas radiométricas realizadas por piranômetro e estimativas de Qg. A transmitância global foi condicionada pela nebulosidade atmosférica. Os modelos baseados na transmitância global média diária estimaram de forma mais satisfatória os valores de Qg, face aos coeficientes estatísticos calculados para validação dos critérios de estimativa propostos por Angström-Prescott. Entretanto, o desempenho dos modelos baseados na determinação da transmitância global média sob condições atmosféricas extremas, considerando dias totalmente ensolarados e nublados, revelou coeficientes de Willmott mais elevados, os quais se aproximaram muito de 1, refletindo exatidão e confiabilidade dos valores calculados deQg, quando comparados aos valores observados em estação meteorológica automática.Sociedade Brasileira de Meteorologia2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862015000200205Revista Brasileira de Meteorologia v.30 n.2 2015reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)instacron:SBMET10.1590/0102-778620130097info:eu-repo/semantics/openAccessBeruski,Gustavo CastilhoPereira,André BelmontSentelhas,Paulo Cesarpor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-77862015000200205Revistahttp://www.rbmet.org.br/port/index.phpONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbmet@rbmet.org.br1982-43510102-7786opendoar:2015-09-10T00:00Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR
title Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR
spellingShingle Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR
Beruski,Gustavo Castilho
Irradiância global
transmitância global
modelagem
radiometria solar
title_short Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR
title_full Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR
title_fullStr Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR
title_full_unstemmed Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR
title_sort Desempenho de diferentes modelos de estimativa da radiação solar global em Ponta Grossa, PR
author Beruski,Gustavo Castilho
author_facet Beruski,Gustavo Castilho
Pereira,André Belmont
Sentelhas,Paulo Cesar
author_role author
author2 Pereira,André Belmont
Sentelhas,Paulo Cesar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beruski,Gustavo Castilho
Pereira,André Belmont
Sentelhas,Paulo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Irradiância global
transmitância global
modelagem
radiometria solar
topic Irradiância global
transmitância global
modelagem
radiometria solar
description A irradiância solar global (Qg) é uma variável física importante que vem sendo constantemente empregada em modelos agrometeorológicos, tanto para caracterização climática, como para dar suporte a estudos radiométricos voltados ao planejamento da irrigação e à previsão de safras agrícolas. O trabalho teve como objetivo comparar medidas diárias de Qg com estimativas dessa variável obtidas por quatro diferentes métodos de cálculo. Para tanto, no período compreendido entre 28/03/2008 a 24/08/2011, no município de Ponta Grossa, PR, procedeu-se ao estudo de análise de regressão linear simples mediante o confronto entre medidas radiométricas realizadas por piranômetro e estimativas de Qg. A transmitância global foi condicionada pela nebulosidade atmosférica. Os modelos baseados na transmitância global média diária estimaram de forma mais satisfatória os valores de Qg, face aos coeficientes estatísticos calculados para validação dos critérios de estimativa propostos por Angström-Prescott. Entretanto, o desempenho dos modelos baseados na determinação da transmitância global média sob condições atmosféricas extremas, considerando dias totalmente ensolarados e nublados, revelou coeficientes de Willmott mais elevados, os quais se aproximaram muito de 1, refletindo exatidão e confiabilidade dos valores calculados deQg, quando comparados aos valores observados em estação meteorológica automática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862015000200205
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862015000200205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-778620130097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Meteorologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Meteorologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia v.30 n.2 2015
reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
instacron:SBMET
instname_str Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
instacron_str SBMET
institution SBMET
reponame_str Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
collection Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
repository.mail.fl_str_mv ||rbmet@rbmet.org.br
_version_ 1752122084956307456