O Conhecimento sobre Sismos e Mudanças Climáticas como Proposta Pedagógica: Estudo de Caso em uma escola Pública de Fortaleza/CE
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Meteorologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000400529 |
Resumo: | Resumo Apresentam-se os resultados da aplicação de uma proposta pedagógica, baseada nos princípios norteadores da pedagogia libertadora, através da oferta de uma disciplina semestral (“No Ceará tem disso, sim!”) com conteúdos sobre os sismos e sobre as mudanças climáticas para estudantes de uma escola pública em regime integral localizada em uma área de vulnerabilidade social (IDH de 0,395) em Fortaleza no Ceará. Os resultados mostraram que a adoção dessa prática pedagógica propicia além da difusão de conhecimento teórico e científico, consciência para desenvolver futuras ações que visam mitigar os riscos e os efeitos dos desastres naturais desencadeados por possíveis mudanças no clima e pela ocorrência de tremores de terra nas comunidades. Assim, o processo cooperativo de ensino-aprendizagem proporcionou a apropriação de conhecimentos sobre tremores de terra e sobre as mudanças climáticas, sendo capaz de provocar entre os estudantes participantes ações e ideias que visam sensibilizar a comunidade sobre os efeitos das alterações climáticas antropogênicas, possibilitando a formação de pessoas conscientes do seu papel na comunidade em que vivem. |
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O Conhecimento sobre Sismos e Mudanças Climáticas como Proposta Pedagógica: Estudo de Caso em uma escola Pública de Fortaleza/CEensino de climatologiasismosmudanças climáticasResumo Apresentam-se os resultados da aplicação de uma proposta pedagógica, baseada nos princípios norteadores da pedagogia libertadora, através da oferta de uma disciplina semestral (“No Ceará tem disso, sim!”) com conteúdos sobre os sismos e sobre as mudanças climáticas para estudantes de uma escola pública em regime integral localizada em uma área de vulnerabilidade social (IDH de 0,395) em Fortaleza no Ceará. Os resultados mostraram que a adoção dessa prática pedagógica propicia além da difusão de conhecimento teórico e científico, consciência para desenvolver futuras ações que visam mitigar os riscos e os efeitos dos desastres naturais desencadeados por possíveis mudanças no clima e pela ocorrência de tremores de terra nas comunidades. Assim, o processo cooperativo de ensino-aprendizagem proporcionou a apropriação de conhecimentos sobre tremores de terra e sobre as mudanças climáticas, sendo capaz de provocar entre os estudantes participantes ações e ideias que visam sensibilizar a comunidade sobre os efeitos das alterações climáticas antropogênicas, possibilitando a formação de pessoas conscientes do seu papel na comunidade em que vivem.Sociedade Brasileira de Meteorologia2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000400529Revista Brasileira de Meteorologia v.36 n.3 suppl.0 2021reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)instacron:SBMET10.1590/0102-77863630016info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Emerson Mariano daAlbuquerque,Karina Karla Frota deAlves,Jose Maria BraboMelo,Francisco das Chagas Brandãopor2021-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-77862021000400529Revistahttp://www.rbmet.org.br/port/index.phpONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbmet@rbmet.org.br1982-43510102-7786opendoar:2021-10-15T00:00Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)false |
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