Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catanho,Pedro Ananias Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva,Emerson Mariano da, Gomes,Davi Teixeira, Alves,José Maria Brabo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862020000300517
Resumo: Resumo Desastres naturais ocorrem desde os primordios, datando desde o surgimento do homem no planeta Terra, a cerca de 350 mil anos atrás. Estes tem modificado ecossistemas de forma a impactar aos mais variados tratos populacionais, qualidade de vida e outras atividades humanas. Desastres registrados no Brasil têm proporcionado significativas perdas, especialmente em áreas e regiões que concentram populações mais pobres e vulneráveis. Como hipótese, acreditamos que seja pertinente disseminação de informação sobre medidas prevenção e mitigação, específicas para cada vulnerabilidade identificada. A inserção de conhecimentos sobre gestão integrada de risco de desastres nas instituições de ensino superior apresenta-se como uma opção efetiva para a divulgação da cultura prevencionista e o fortalecimento de comunidades mais resilientes. Como objetivo geral buscar-se-á averiguar quais os fenômenos físicos naturais desencadeadores de desastres tem contribuído para retardar o desenvolvimento social e econômico. Tendo em vista que o estudo dos desastres é incipiente no país, optou-se por uma pesquisa exploratória e cujo sentido, teve o objetivo de nos proporcionar maior amplitude com o problema da pesquisa em epígrafe. No mundo contemporâneo é imprescindível que os gestores invistam em gestão de riscos e vulnerabilidades. Como sugestão, acredito que possamos levar este tema aos cursos de graduação, pós-graduação estrito e lato senso, para que todos tenham entendimento do assunto e possam disseminar de forma técnica científica as medidas estratégicas para mitigar os efeitos destrutivos dos fenômenos físicos naturais desencadeadores de desastres.
id SBMET-1_c439dbac676f90edd79875fe10534cb9
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-77862020000300517
network_acronym_str SBMET-1
network_name_str Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
repository_id_str
spelling Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivasdesastres naturaisgestão integrada de risco de desastredisseminaçãoResumo Desastres naturais ocorrem desde os primordios, datando desde o surgimento do homem no planeta Terra, a cerca de 350 mil anos atrás. Estes tem modificado ecossistemas de forma a impactar aos mais variados tratos populacionais, qualidade de vida e outras atividades humanas. Desastres registrados no Brasil têm proporcionado significativas perdas, especialmente em áreas e regiões que concentram populações mais pobres e vulneráveis. Como hipótese, acreditamos que seja pertinente disseminação de informação sobre medidas prevenção e mitigação, específicas para cada vulnerabilidade identificada. A inserção de conhecimentos sobre gestão integrada de risco de desastres nas instituições de ensino superior apresenta-se como uma opção efetiva para a divulgação da cultura prevencionista e o fortalecimento de comunidades mais resilientes. Como objetivo geral buscar-se-á averiguar quais os fenômenos físicos naturais desencadeadores de desastres tem contribuído para retardar o desenvolvimento social e econômico. Tendo em vista que o estudo dos desastres é incipiente no país, optou-se por uma pesquisa exploratória e cujo sentido, teve o objetivo de nos proporcionar maior amplitude com o problema da pesquisa em epígrafe. No mundo contemporâneo é imprescindível que os gestores invistam em gestão de riscos e vulnerabilidades. Como sugestão, acredito que possamos levar este tema aos cursos de graduação, pós-graduação estrito e lato senso, para que todos tenham entendimento do assunto e possam disseminar de forma técnica científica as medidas estratégicas para mitigar os efeitos destrutivos dos fenômenos físicos naturais desencadeadores de desastres.Sociedade Brasileira de Meteorologia2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862020000300517Revista Brasileira de Meteorologia v.35 n.3 2020reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)instacron:SBMET10.1590/0102-7786353012info:eu-repo/semantics/openAccessCatanho,Pedro Ananias GomesSilva,Emerson Mariano daGomes,Davi TeixeiraAlves,José Maria Brabopor2020-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-77862020000300517Revistahttp://www.rbmet.org.br/port/index.phpONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbmet@rbmet.org.br1982-43510102-7786opendoar:2020-10-19T00:00Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas
title Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas
spellingShingle Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas
Catanho,Pedro Ananias Gomes
desastres naturais
gestão integrada de risco de desastre
disseminação
title_short Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas
title_full Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas
title_fullStr Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas
title_full_unstemmed Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas
title_sort Alterações Climáticas, Incremento dos Desastres e Necessidades Preventivas
author Catanho,Pedro Ananias Gomes
author_facet Catanho,Pedro Ananias Gomes
Silva,Emerson Mariano da
Gomes,Davi Teixeira
Alves,José Maria Brabo
author_role author
author2 Silva,Emerson Mariano da
Gomes,Davi Teixeira
Alves,José Maria Brabo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catanho,Pedro Ananias Gomes
Silva,Emerson Mariano da
Gomes,Davi Teixeira
Alves,José Maria Brabo
dc.subject.por.fl_str_mv desastres naturais
gestão integrada de risco de desastre
disseminação
topic desastres naturais
gestão integrada de risco de desastre
disseminação
description Resumo Desastres naturais ocorrem desde os primordios, datando desde o surgimento do homem no planeta Terra, a cerca de 350 mil anos atrás. Estes tem modificado ecossistemas de forma a impactar aos mais variados tratos populacionais, qualidade de vida e outras atividades humanas. Desastres registrados no Brasil têm proporcionado significativas perdas, especialmente em áreas e regiões que concentram populações mais pobres e vulneráveis. Como hipótese, acreditamos que seja pertinente disseminação de informação sobre medidas prevenção e mitigação, específicas para cada vulnerabilidade identificada. A inserção de conhecimentos sobre gestão integrada de risco de desastres nas instituições de ensino superior apresenta-se como uma opção efetiva para a divulgação da cultura prevencionista e o fortalecimento de comunidades mais resilientes. Como objetivo geral buscar-se-á averiguar quais os fenômenos físicos naturais desencadeadores de desastres tem contribuído para retardar o desenvolvimento social e econômico. Tendo em vista que o estudo dos desastres é incipiente no país, optou-se por uma pesquisa exploratória e cujo sentido, teve o objetivo de nos proporcionar maior amplitude com o problema da pesquisa em epígrafe. No mundo contemporâneo é imprescindível que os gestores invistam em gestão de riscos e vulnerabilidades. Como sugestão, acredito que possamos levar este tema aos cursos de graduação, pós-graduação estrito e lato senso, para que todos tenham entendimento do assunto e possam disseminar de forma técnica científica as medidas estratégicas para mitigar os efeitos destrutivos dos fenômenos físicos naturais desencadeadores de desastres.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862020000300517
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862020000300517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-7786353012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Meteorologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Meteorologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia v.35 n.3 2020
reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
instacron:SBMET
instname_str Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
instacron_str SBMET
institution SBMET
reponame_str Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
collection Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
repository.mail.fl_str_mv ||rbmet@rbmet.org.br
_version_ 1752122086319456256