Florais de bach como terapia complementar no tratamento dos sintomas de DDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Hellen Karla Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online)
Texto Completo: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/590
Resumo: Introdução: O artigo aborda os Florais de Bach como Terapia complementar no tratamento dos sintomas dodistúrbio de déficit de atenção e hiperatividade (DDAH) ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH), um problema de saúde mental comum em crianças, caracterizado por distração, inquietação,impulsividade e transtornos de aprendizagem. Se o quadro persiste até a fase adulta, o portador tem sua vidaprofissional e pessoal afetada. A realidade do transtorno em crianças no Estado de São Paulo é preocupante, asecretaria Municipal da saúde (SMS) do estado comprou nos primeiros meses de 2011 uma quantidade igual aquase o total adquirido no em 2010 de comprimidos de Ritalina (Cloridrato de Metilfenidato), estimulante dosistema nervoso central usado no tratamento do transtorno. Reportagens relatam que DDAH está entre asdoenças que mais renderá lucros para a indústria farmacêutica em 2012. Método: O trabalho realizado porpesquisas em internet e buscadores como LILAC´S, Scielo, Medline, e Pubmed sobre estudos quantitativos daeficácia da Terapia Floral no tratamento dos sintomas das crianças portadoras de DDAH. Incentivar a produçãocientíficacom aplicação de Terapia Floral no tratamento das crianças em escolas e Unidades básicas de saúde.Resultados: Verificou?se que a maioria das abordagens são descritas em sites de Terapeutas Holísticosepsicopedagogia e são enumerados os tipos de florais com suas funções no equilíbrio emocional. A terapia floralconfigura entre outras terapias tais como massagem, yoga, meditação e tai?chi?chuan. Foram encontradosraríssimos artigos e antigos do ano de 2007 a 2009 sobre padrão de cuidado nas escolas. Conclusões: Osestudos quantitativos sobre o temasão escassos principalmente no Brasil, porém deram um passoimportantecom resultados significativos no comportamento de emoções das crianças. A combinação detratamentos pedagógicos e terapia floral demonstraram eficácia. Pesquisas científicas quantitativas sãonecessárias para divulgação de resultados e aplicação da Terapia não com o intuito de substituir outrostratamentos, mas complementá?los contribuindo para a saúde mental dos pacientes.
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