Educação entre pares e a busca da prática transdiscplinar na saúde do escolar
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) |
Texto Completo: | https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/575 |
Resumo: | Introdução: ao articular o diálogo, provocar e aprofundar o conhecimento de forma transdisciplinar entre os pares, aproximando conteúdos programáticos, disciplina e construindo ações de educação e saúde entre os acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNICRUZ e alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Tupanciretã/RS acreditamos ter auxiliado na promoção e proteção da saúde, a partir do fortalecimento do debate e da participação juvenil. Objetivo: desenvolver estratégias de promoção dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, de promoção da saúde, de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, do HIV e da aids, e da educação sobre álcool e outras drogas, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde. Método: diretrizes metodológicas do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas- SPE (Ministério da Saúde, 2011) e o modelo de concepção das práticas educativas orientado pelo referencial teórico de Paulo Freire, com uma abordagem pedagógica que inclui informação, reflexão, emoção, sentimento e afetividade. Os envolvidos totalizaram uma população 2531 alunos sendo 819 alunos da rede municipal e 1712 alunos da rede estadual, sua comunidade escolar. e os profissionais das Estratégias Saúde da Família de referência de cada escola. Resultados: através do trabalho com poesias, música, textos jornalísticos, dados históricos e de pesquisa, entre outros num ambiente de aprendizagem ativa, com atividades criativas, com continuidade tivemos soluções para problemas comuns a adolescentes e jovens propiciando reflexões, mudanças de atitudes discriminatórias, levando a outras mais igualitárias e, inclusive, a opção por práticas sexuais mais seguras e protegidas. Conclusão: vivenciamos um trabalho de educação entre pares, de forma transdisciplinar, através da arte, num processo de ensino e aprendizagem em que os acadêmicos da Fisioterapia atuaram como facilitadores das ações e atividades com os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Tupanciretã/RS. |
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Educação entre pares e a busca da prática transdiscplinar na saúde do escolarPrevenção de Doenças TransmissíveisSaúde do EscolarEducação entre ParesIntrodução: ao articular o diálogo, provocar e aprofundar o conhecimento de forma transdisciplinar entre os pares, aproximando conteúdos programáticos, disciplina e construindo ações de educação e saúde entre os acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNICRUZ e alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Tupanciretã/RS acreditamos ter auxiliado na promoção e proteção da saúde, a partir do fortalecimento do debate e da participação juvenil. Objetivo: desenvolver estratégias de promoção dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, de promoção da saúde, de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, do HIV e da aids, e da educação sobre álcool e outras drogas, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde. Método: diretrizes metodológicas do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas- SPE (Ministério da Saúde, 2011) e o modelo de concepção das práticas educativas orientado pelo referencial teórico de Paulo Freire, com uma abordagem pedagógica que inclui informação, reflexão, emoção, sentimento e afetividade. Os envolvidos totalizaram uma população 2531 alunos sendo 819 alunos da rede municipal e 1712 alunos da rede estadual, sua comunidade escolar. e os profissionais das Estratégias Saúde da Família de referência de cada escola. Resultados: através do trabalho com poesias, música, textos jornalísticos, dados históricos e de pesquisa, entre outros num ambiente de aprendizagem ativa, com atividades criativas, com continuidade tivemos soluções para problemas comuns a adolescentes e jovens propiciando reflexões, mudanças de atitudes discriminatórias, levando a outras mais igualitárias e, inclusive, a opção por práticas sexuais mais seguras e protegidas. Conclusão: vivenciamos um trabalho de educação entre pares, de forma transdisciplinar, através da arte, num processo de ensino e aprendizagem em que os acadêmicos da Fisioterapia atuaram como facilitadores das ações e atividades com os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Tupanciretã/RS.Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/57510.5712/rbmfc7(1)575Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 7 (2012): Suplemento 1 - Anais do 3° Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas; 40Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Vol. 7 (2012): Suplemento 1 - Anais do 3° Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas; 40Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; v. 7 (2012): Suplemento 1 - Anais do 3° Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas; 402179-79941809-5909reponame:Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)instacron:SBMFCporhttps://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/575/435Copyright (c) 2012 Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Gabriella Machado Pimentelinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Themis Goretti Moreira LealPimentel, Gabriella Machado2020-05-21T21:08:26Zoai:ojs.rbmfc.org.br:article/575Revistahttp://www.rbmfc.org.br/index.php/rbmfchttps://www.rbmfc.org.br/rbmfc/oai||david@sbmfc.org.br2179-79941809-5909opendoar:2020-05-21T21:08:26Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)false |
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