Espiritualidade na educação segundo acadêmicos do 1º e 8º semestres de um Curso de Graduação em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Alessandra Martins
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Deise Lima, de Sá, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online)
Texto Completo: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/584
Resumo: Introdução: A Espiritualidade Humana vem sendo tema exaustivamente discutido na atualidade e se torna cada vez mais necessária na prática de assistência à saúde. Pode ser definida como um sistema de crenças que enfoca elementos inatingíveis, que transmite vitalidade e significado a eventos da vida. Objetivo: O presente estudo tem como objetivos conhecer a opinião dos estudantes de graduação de enfermagem sobre aspectos da espiritualidade no ser humano e verificar sua importância no ensino e sua abordagem na vida acadêmica. Método: Trata-se de pesquisa exploratória qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de acadêmicos do 1° e 8° semestres do curso de graduação em enfermagem de um centro universitário da rede particular de ensino superior da cidade de São Paulo. O tratamento dos dados teve como referencial teórico o método de análise de conteúdo de Bardin. Conclusão: Conclui-se que os entrevistados apresentam dificuldade em diferenciar espiritualidade de religiosidade, o que pode vir a influenciar no cuidado espiritual a ser prestado quando enfermeiros formados. Os depoimentos dos acadêmicos ingressantes (1º semestre) revelam que esses suprimiriam o tema do conteúdo programático, enquanto que os formandos do 8º semestre consideram a espiritualidade um tema essencial para discussão, após terem enfrentado o sofrimento humano em seu período de estágio prático. Quanto ao ensino da espiritualidade, verificou-se pelos discursos dos entrevistados que o tema é abordado de maneira superficial e subjetiva durante a vida acadêmica. Sugere-se que deve ser proposta a inclusão efetiva de conteúdos sobre a espiritualidade humana na grade curricular dos cursos de graduação em Enfermagem, considerando, inclusive o estudo dos diagnósticos de enfermagem relativos à espiritualidade da North American Nursing Diagnosis Association como um objeto de estudo essencial para o futuro enfermeiro compreender o paciente como um todo, buscando elevar sua qualidade de vida no enfrentamento do processo do adoecer.
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