Oficina acadêmica: bases curriculares e Medicina de Família e Comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Phelipe Antônio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bandina, Celice, Oliveira, Haniel Caetano de, Assis Filho, Hermano Lúcio Gomes de, Matos, Gustavo Faria de, César, Camillo de Alcântara, Damasceno, Adriano Aparecido Correia, Souza Neto, Aureliano Inácio de, Oliveira, Daniel Camilo de, Pereira, Giovanna de Faria Alvim, Rocha, Luana Bandeira, Moraes, Matheus Bueno de, Ishisaki, Nathália Lie, Melo, Rafael César, Nicolau, Theara de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Online)
Texto Completo: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/407
Resumo: De acordo com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação Médica (NDCN) e sua orientação para uma postura crítica e reflexiva do acadêmico realizou-se a oficina “Bases curriculares e Medicina de Família e Comunidade” durante o IV Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade (IVCMMFC), em Belo Horizonte - MG, 12 de junho de 2009. A oficina tratou sobre a inserção da especialidade, Medicina de Família e Comunidade (MFC), na graduação, discutindo os métodos de ensino médico: Aprendizado baseado em problematização (PBL), método integrado de ensino e método tradicional Flexneriano. A oficina foi dividida em três momentos. Primeiramente, foi proposta adequação de algumas definições da literatura médica: Atenção Primária à Saúde, Médico generalista, Médico sanitarista, Especialista em Clínica Médica e Médico de Família e Comunidade. Após, foram discutidas as Novas diretrizes curriculares; o Relatório Flexner e sua influência nos modelos de ensino existentes (tradicional, problematizado e integrado), o momento oportuno para inserção da MFC na graduação e qual método de ensino utilizar. O tema do preconceito contra a especialidade surgiu nas discussões, assim como adequação da MFC e níveis de serviço (primário, secundário e terciário) e como valorizar a especialidade sem ¨super-especializar¨ o estudante. As conclusões levantadas na oficina foram descritas neste documento e apresentadas em plenária ao final do congresso.
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