Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Dirce Mary C.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Abrantes-Lemos,Clarice P., Hoshino-Shimizu,Sumie, Valli,Luiz P.C., Kanamura,Hermínia H.Y., Silva,Luiz Caetano da, Vellosa,Silvia A.G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821996000200007
Resumo: Atualmente, a esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária é freqüente, e desta forma, ensaios imunológicos de interesse ao diagnóstico populacional de infecção leve por Schistosoma mansoni foram aqui avaliados. Incluíram-se neste estudo ensaios anteriormente não avaliados (grupo I) e pouco avaliados (grupo II) para triagem de infecções leves. No grupo I, destacaram-se as reações de inunofluorescência destinadas à detecção de anticorpos IgM antiverme (RIFv IgM), e de anticorpos IgG anti-ovo (RIFo IgG) por apresentarem níveis elevados de sensibilidade, especificidade, eficiência e valor preditivo positivo. Todavia, os ensaios imunoenzimáticos para a detecção de anticorpos IgM, antiverme (ELISAv IgM) e anti- ovo (ELISAo IgM) revelaram níveis menores que as reações acima. Os ensaios do grupo II, namaioria utilizada para detecção de anticorpos IgG contra os mesmos antígenos, demonstraram desempenhos diagnósticos satisfatórios. Os dados aqui obtidos contribuíram para evidenciar pelo menos três categorias de ensaios imunológicos, e concluímos que os de categoria I são apropriados para estudos soroepidemiológicos de infecção leve por S. mansoni, em vista de suas características diagnosticas permanecerem inalteradas mesmo que a intensidade de infecção por S. mansoni varie significativamente.
id SBMT-1_86ffcf2ffa9aaa211e038869cb5bc9e7
oai_identifier_str oai:scielo:S0037-86821996000200007
network_acronym_str SBMT-1
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
repository_id_str
spelling Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitáriaInfecção leveSorodiagnósticoEsquistossomose mansônicaAnticorpos IgM e IgGAtualmente, a esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária é freqüente, e desta forma, ensaios imunológicos de interesse ao diagnóstico populacional de infecção leve por Schistosoma mansoni foram aqui avaliados. Incluíram-se neste estudo ensaios anteriormente não avaliados (grupo I) e pouco avaliados (grupo II) para triagem de infecções leves. No grupo I, destacaram-se as reações de inunofluorescência destinadas à detecção de anticorpos IgM antiverme (RIFv IgM), e de anticorpos IgG anti-ovo (RIFo IgG) por apresentarem níveis elevados de sensibilidade, especificidade, eficiência e valor preditivo positivo. Todavia, os ensaios imunoenzimáticos para a detecção de anticorpos IgM, antiverme (ELISAv IgM) e anti- ovo (ELISAo IgM) revelaram níveis menores que as reações acima. Os ensaios do grupo II, namaioria utilizada para detecção de anticorpos IgG contra os mesmos antígenos, demonstraram desempenhos diagnósticos satisfatórios. Os dados aqui obtidos contribuíram para evidenciar pelo menos três categorias de ensaios imunológicos, e concluímos que os de categoria I são apropriados para estudos soroepidemiológicos de infecção leve por S. mansoni, em vista de suas características diagnosticas permanecerem inalteradas mesmo que a intensidade de infecção por S. mansoni varie significativamente.Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - SBMT1996-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821996000200007Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical v.29 n.2 1996reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropicalinstname:Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)instacron:SBMT10.1590/S0037-86821996000200007info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Dirce Mary C.Abrantes-Lemos,Clarice P.Hoshino-Shimizu,SumieValli,Luiz P.C.Kanamura,Hermínia H.Y.Silva,Luiz Caetano daVellosa,Silvia A.G.por2013-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S0037-86821996000200007Revistahttps://www.sbmt.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dalmo@rsbmt.uftm.edu.br|| rsbmt@rsbmt.uftm.edu.br1678-98490037-8682opendoar:2013-04-09T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária
title Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária
spellingShingle Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária
Lima,Dirce Mary C.
Infecção leve
Sorodiagnóstico
Esquistossomose mansônica
Anticorpos IgM e IgG
title_short Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária
title_full Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária
title_fullStr Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária
title_full_unstemmed Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária
title_sort Imunodiagnóstico da esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária
author Lima,Dirce Mary C.
author_facet Lima,Dirce Mary C.
Abrantes-Lemos,Clarice P.
Hoshino-Shimizu,Sumie
Valli,Luiz P.C.
Kanamura,Hermínia H.Y.
Silva,Luiz Caetano da
Vellosa,Silvia A.G.
author_role author
author2 Abrantes-Lemos,Clarice P.
Hoshino-Shimizu,Sumie
Valli,Luiz P.C.
Kanamura,Hermínia H.Y.
Silva,Luiz Caetano da
Vellosa,Silvia A.G.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Dirce Mary C.
Abrantes-Lemos,Clarice P.
Hoshino-Shimizu,Sumie
Valli,Luiz P.C.
Kanamura,Hermínia H.Y.
Silva,Luiz Caetano da
Vellosa,Silvia A.G.
dc.subject.por.fl_str_mv Infecção leve
Sorodiagnóstico
Esquistossomose mansônica
Anticorpos IgM e IgG
topic Infecção leve
Sorodiagnóstico
Esquistossomose mansônica
Anticorpos IgM e IgG
description Atualmente, a esquistossomose mansônica com baixa carga parasitária é freqüente, e desta forma, ensaios imunológicos de interesse ao diagnóstico populacional de infecção leve por Schistosoma mansoni foram aqui avaliados. Incluíram-se neste estudo ensaios anteriormente não avaliados (grupo I) e pouco avaliados (grupo II) para triagem de infecções leves. No grupo I, destacaram-se as reações de inunofluorescência destinadas à detecção de anticorpos IgM antiverme (RIFv IgM), e de anticorpos IgG anti-ovo (RIFo IgG) por apresentarem níveis elevados de sensibilidade, especificidade, eficiência e valor preditivo positivo. Todavia, os ensaios imunoenzimáticos para a detecção de anticorpos IgM, antiverme (ELISAv IgM) e anti- ovo (ELISAo IgM) revelaram níveis menores que as reações acima. Os ensaios do grupo II, namaioria utilizada para detecção de anticorpos IgG contra os mesmos antígenos, demonstraram desempenhos diagnósticos satisfatórios. Os dados aqui obtidos contribuíram para evidenciar pelo menos três categorias de ensaios imunológicos, e concluímos que os de categoria I são apropriados para estudos soroepidemiológicos de infecção leve por S. mansoni, em vista de suas características diagnosticas permanecerem inalteradas mesmo que a intensidade de infecção por S. mansoni varie significativamente.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821996000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821996000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0037-86821996000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - SBMT
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - SBMT
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical v.29 n.2 1996
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
instname:Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)
instacron:SBMT
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)
instacron_str SBMT
institution SBMT
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
collection Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)
repository.mail.fl_str_mv ||dalmo@rsbmt.uftm.edu.br|| rsbmt@rsbmt.uftm.edu.br
_version_ 1752122149868404736