Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Mariana de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gameiro,Gustavo Rosa, Cordeiro,Frederico de Miranda, Santos,Thiago Viana, Hilarião,Ana Aurea Vilas Boas Pombo, Souza,Guilherme Macedo, Nassaralla Neto,João Jorge, Carricondo,Pedro Carlos, Portes,Arlindo José Freire, Portes,André Luís Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000500315
Resumo: Resumo Objetivo: Analisar qualitativa e quantitativamente o perfil do aluno de Medicina que cursou a disciplina de Oftalmologia, correlacionando aspectos do seu ensino em conhecimentos básicos e perspectivas discente sobre a sua formação. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo do tipo inquérito, em 242 alunos de 12 estados brasileiros. A execução do projeto foi feita com a participação das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia de Instituições de Ensino Superior vinculadas a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO). A amostra foi composta por alunos da graduação do curso de Medicina, escolhidos aleatoriamente, que já cursaram uma disciplina referente a Oftalmologia. Foi utilizado um questionário individual com perguntas sobre o perfil do aluno, conhecimentos básicos da especialidade e perspectivas sobre o seu ensino. A análise estatística foi feita com o programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS, de forma descritiva, com média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%. Resultados: A média de idade foi de 23,96 (3,36±) anos de idade, e o sexo feminino foi predominante em 63,6%. Participaram 42% dos estados de todas as regiões do Brasil nessa pesquisa. 71,9% dos alunos eram de instituições privadas de ensino e estavam cursando o 8 ° período (±1,97). 43 % faziam parte de Liga Acadêmica de Oftalmologia. Observou-se variação de acertos nas questões de conhecimentos básicos, e ao final 95,9% dos alunos responderam que consideram a Oftalmologia importante na sua formação como médico geral, entretanto apenas 31% se sentem seguros em atender e ou encaminhar pacientes para avaliação do especialista. Conclusão: Definimos nessa pesquisa um perfil para o aluno de graduação que cursou a Disciplina de Oftalmologia. Verificamos o quanto ele considera importante a saúde ocular, e que existe uma procura por mais conhecimento no seu preparo como médico generalista. Constatamos também que as Ligas Acadêmicas de Medicina compõem o principal apoio extracurricular ao seu aprendizado. Consideramos importante que diferentes estratégias de ensino sejam discutidas e implementadas para melhora na sua formação.
id SBO-1_2fd2ee27c38582eaa745044f41129f84
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72802019000500315
network_acronym_str SBO-1
network_name_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da OftalmologiaEnsinoEducaçãoGraduaçãoMedicinaOftalmologiaLigasResumo Objetivo: Analisar qualitativa e quantitativamente o perfil do aluno de Medicina que cursou a disciplina de Oftalmologia, correlacionando aspectos do seu ensino em conhecimentos básicos e perspectivas discente sobre a sua formação. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo do tipo inquérito, em 242 alunos de 12 estados brasileiros. A execução do projeto foi feita com a participação das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia de Instituições de Ensino Superior vinculadas a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO). A amostra foi composta por alunos da graduação do curso de Medicina, escolhidos aleatoriamente, que já cursaram uma disciplina referente a Oftalmologia. Foi utilizado um questionário individual com perguntas sobre o perfil do aluno, conhecimentos básicos da especialidade e perspectivas sobre o seu ensino. A análise estatística foi feita com o programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS, de forma descritiva, com média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%. Resultados: A média de idade foi de 23,96 (3,36±) anos de idade, e o sexo feminino foi predominante em 63,6%. Participaram 42% dos estados de todas as regiões do Brasil nessa pesquisa. 71,9% dos alunos eram de instituições privadas de ensino e estavam cursando o 8 ° período (±1,97). 43 % faziam parte de Liga Acadêmica de Oftalmologia. Observou-se variação de acertos nas questões de conhecimentos básicos, e ao final 95,9% dos alunos responderam que consideram a Oftalmologia importante na sua formação como médico geral, entretanto apenas 31% se sentem seguros em atender e ou encaminhar pacientes para avaliação do especialista. Conclusão: Definimos nessa pesquisa um perfil para o aluno de graduação que cursou a Disciplina de Oftalmologia. Verificamos o quanto ele considera importante a saúde ocular, e que existe uma procura por mais conhecimento no seu preparo como médico generalista. Constatamos também que as Ligas Acadêmicas de Medicina compõem o principal apoio extracurricular ao seu aprendizado. Consideramos importante que diferentes estratégias de ensino sejam discutidas e implementadas para melhora na sua formação.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000500315Revista Brasileira de Oftalmologia v.78 n.5 2019reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.5935/0034-7280.20190152info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Mariana de AlmeidaGameiro,Gustavo RosaCordeiro,Frederico de MirandaSantos,Thiago VianaHilarião,Ana Aurea Vilas Boas PomboSouza,Guilherme MacedoNassaralla Neto,João JorgeCarricondo,Pedro CarlosPortes,Arlindo José FreirePortes,André Luís Freirepor2019-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802019000500315Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2019-10-31T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
title Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
spellingShingle Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
Ferreira,Mariana de Almeida
Ensino
Educação
Graduação
Medicina
Oftalmologia
Ligas
title_short Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
title_full Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
title_fullStr Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
title_full_unstemmed Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
title_sort Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
author Ferreira,Mariana de Almeida
author_facet Ferreira,Mariana de Almeida
Gameiro,Gustavo Rosa
Cordeiro,Frederico de Miranda
Santos,Thiago Viana
Hilarião,Ana Aurea Vilas Boas Pombo
Souza,Guilherme Macedo
Nassaralla Neto,João Jorge
Carricondo,Pedro Carlos
Portes,Arlindo José Freire
Portes,André Luís Freire
author_role author
author2 Gameiro,Gustavo Rosa
Cordeiro,Frederico de Miranda
Santos,Thiago Viana
Hilarião,Ana Aurea Vilas Boas Pombo
Souza,Guilherme Macedo
Nassaralla Neto,João Jorge
Carricondo,Pedro Carlos
Portes,Arlindo José Freire
Portes,André Luís Freire
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Mariana de Almeida
Gameiro,Gustavo Rosa
Cordeiro,Frederico de Miranda
Santos,Thiago Viana
Hilarião,Ana Aurea Vilas Boas Pombo
Souza,Guilherme Macedo
Nassaralla Neto,João Jorge
Carricondo,Pedro Carlos
Portes,Arlindo José Freire
Portes,André Luís Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação
Graduação
Medicina
Oftalmologia
Ligas
topic Ensino
Educação
Graduação
Medicina
Oftalmologia
Ligas
description Resumo Objetivo: Analisar qualitativa e quantitativamente o perfil do aluno de Medicina que cursou a disciplina de Oftalmologia, correlacionando aspectos do seu ensino em conhecimentos básicos e perspectivas discente sobre a sua formação. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo do tipo inquérito, em 242 alunos de 12 estados brasileiros. A execução do projeto foi feita com a participação das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia de Instituições de Ensino Superior vinculadas a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO). A amostra foi composta por alunos da graduação do curso de Medicina, escolhidos aleatoriamente, que já cursaram uma disciplina referente a Oftalmologia. Foi utilizado um questionário individual com perguntas sobre o perfil do aluno, conhecimentos básicos da especialidade e perspectivas sobre o seu ensino. A análise estatística foi feita com o programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS, de forma descritiva, com média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%. Resultados: A média de idade foi de 23,96 (3,36±) anos de idade, e o sexo feminino foi predominante em 63,6%. Participaram 42% dos estados de todas as regiões do Brasil nessa pesquisa. 71,9% dos alunos eram de instituições privadas de ensino e estavam cursando o 8 ° período (±1,97). 43 % faziam parte de Liga Acadêmica de Oftalmologia. Observou-se variação de acertos nas questões de conhecimentos básicos, e ao final 95,9% dos alunos responderam que consideram a Oftalmologia importante na sua formação como médico geral, entretanto apenas 31% se sentem seguros em atender e ou encaminhar pacientes para avaliação do especialista. Conclusão: Definimos nessa pesquisa um perfil para o aluno de graduação que cursou a Disciplina de Oftalmologia. Verificamos o quanto ele considera importante a saúde ocular, e que existe uma procura por mais conhecimento no seu preparo como médico generalista. Constatamos também que as Ligas Acadêmicas de Medicina compõem o principal apoio extracurricular ao seu aprendizado. Consideramos importante que diferentes estratégias de ensino sejam discutidas e implementadas para melhora na sua formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000500315
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000500315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7280.20190152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia v.78 n.5 2019
reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron:SBO
instname_str Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron_str SBO
institution SBO
reponame_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
collection Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
repository.mail.fl_str_mv sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br
_version_ 1752122338730573824