Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000500315 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Analisar qualitativa e quantitativamente o perfil do aluno de Medicina que cursou a disciplina de Oftalmologia, correlacionando aspectos do seu ensino em conhecimentos básicos e perspectivas discente sobre a sua formação. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo do tipo inquérito, em 242 alunos de 12 estados brasileiros. A execução do projeto foi feita com a participação das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia de Instituições de Ensino Superior vinculadas a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO). A amostra foi composta por alunos da graduação do curso de Medicina, escolhidos aleatoriamente, que já cursaram uma disciplina referente a Oftalmologia. Foi utilizado um questionário individual com perguntas sobre o perfil do aluno, conhecimentos básicos da especialidade e perspectivas sobre o seu ensino. A análise estatística foi feita com o programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS, de forma descritiva, com média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%. Resultados: A média de idade foi de 23,96 (3,36±) anos de idade, e o sexo feminino foi predominante em 63,6%. Participaram 42% dos estados de todas as regiões do Brasil nessa pesquisa. 71,9% dos alunos eram de instituições privadas de ensino e estavam cursando o 8 ° período (±1,97). 43 % faziam parte de Liga Acadêmica de Oftalmologia. Observou-se variação de acertos nas questões de conhecimentos básicos, e ao final 95,9% dos alunos responderam que consideram a Oftalmologia importante na sua formação como médico geral, entretanto apenas 31% se sentem seguros em atender e ou encaminhar pacientes para avaliação do especialista. Conclusão: Definimos nessa pesquisa um perfil para o aluno de graduação que cursou a Disciplina de Oftalmologia. Verificamos o quanto ele considera importante a saúde ocular, e que existe uma procura por mais conhecimento no seu preparo como médico generalista. Constatamos também que as Ligas Acadêmicas de Medicina compõem o principal apoio extracurricular ao seu aprendizado. Consideramos importante que diferentes estratégias de ensino sejam discutidas e implementadas para melhora na sua formação. |
id |
SBO-1_2fd2ee27c38582eaa745044f41129f84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-72802019000500315 |
network_acronym_str |
SBO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da OftalmologiaEnsinoEducaçãoGraduaçãoMedicinaOftalmologiaLigasResumo Objetivo: Analisar qualitativa e quantitativamente o perfil do aluno de Medicina que cursou a disciplina de Oftalmologia, correlacionando aspectos do seu ensino em conhecimentos básicos e perspectivas discente sobre a sua formação. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo do tipo inquérito, em 242 alunos de 12 estados brasileiros. A execução do projeto foi feita com a participação das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia de Instituições de Ensino Superior vinculadas a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO). A amostra foi composta por alunos da graduação do curso de Medicina, escolhidos aleatoriamente, que já cursaram uma disciplina referente a Oftalmologia. Foi utilizado um questionário individual com perguntas sobre o perfil do aluno, conhecimentos básicos da especialidade e perspectivas sobre o seu ensino. A análise estatística foi feita com o programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS, de forma descritiva, com média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%. Resultados: A média de idade foi de 23,96 (3,36±) anos de idade, e o sexo feminino foi predominante em 63,6%. Participaram 42% dos estados de todas as regiões do Brasil nessa pesquisa. 71,9% dos alunos eram de instituições privadas de ensino e estavam cursando o 8 ° período (±1,97). 43 % faziam parte de Liga Acadêmica de Oftalmologia. Observou-se variação de acertos nas questões de conhecimentos básicos, e ao final 95,9% dos alunos responderam que consideram a Oftalmologia importante na sua formação como médico geral, entretanto apenas 31% se sentem seguros em atender e ou encaminhar pacientes para avaliação do especialista. Conclusão: Definimos nessa pesquisa um perfil para o aluno de graduação que cursou a Disciplina de Oftalmologia. Verificamos o quanto ele considera importante a saúde ocular, e que existe uma procura por mais conhecimento no seu preparo como médico generalista. Constatamos também que as Ligas Acadêmicas de Medicina compõem o principal apoio extracurricular ao seu aprendizado. Consideramos importante que diferentes estratégias de ensino sejam discutidas e implementadas para melhora na sua formação.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000500315Revista Brasileira de Oftalmologia v.78 n.5 2019reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.5935/0034-7280.20190152info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Mariana de AlmeidaGameiro,Gustavo RosaCordeiro,Frederico de MirandaSantos,Thiago VianaHilarião,Ana Aurea Vilas Boas PomboSouza,Guilherme MacedoNassaralla Neto,João JorgeCarricondo,Pedro CarlosPortes,Arlindo José FreirePortes,André Luís Freirepor2019-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802019000500315Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2019-10-31T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia |
title |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia |
spellingShingle |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia Ferreira,Mariana de Almeida Ensino Educação Graduação Medicina Oftalmologia Ligas |
title_short |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia |
title_full |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia |
title_fullStr |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia |
title_full_unstemmed |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia |
title_sort |
Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia |
author |
Ferreira,Mariana de Almeida |
author_facet |
Ferreira,Mariana de Almeida Gameiro,Gustavo Rosa Cordeiro,Frederico de Miranda Santos,Thiago Viana Hilarião,Ana Aurea Vilas Boas Pombo Souza,Guilherme Macedo Nassaralla Neto,João Jorge Carricondo,Pedro Carlos Portes,Arlindo José Freire Portes,André Luís Freire |
author_role |
author |
author2 |
Gameiro,Gustavo Rosa Cordeiro,Frederico de Miranda Santos,Thiago Viana Hilarião,Ana Aurea Vilas Boas Pombo Souza,Guilherme Macedo Nassaralla Neto,João Jorge Carricondo,Pedro Carlos Portes,Arlindo José Freire Portes,André Luís Freire |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Mariana de Almeida Gameiro,Gustavo Rosa Cordeiro,Frederico de Miranda Santos,Thiago Viana Hilarião,Ana Aurea Vilas Boas Pombo Souza,Guilherme Macedo Nassaralla Neto,João Jorge Carricondo,Pedro Carlos Portes,Arlindo José Freire Portes,André Luís Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação Graduação Medicina Oftalmologia Ligas |
topic |
Ensino Educação Graduação Medicina Oftalmologia Ligas |
description |
Resumo Objetivo: Analisar qualitativa e quantitativamente o perfil do aluno de Medicina que cursou a disciplina de Oftalmologia, correlacionando aspectos do seu ensino em conhecimentos básicos e perspectivas discente sobre a sua formação. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo do tipo inquérito, em 242 alunos de 12 estados brasileiros. A execução do projeto foi feita com a participação das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia de Instituições de Ensino Superior vinculadas a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO). A amostra foi composta por alunos da graduação do curso de Medicina, escolhidos aleatoriamente, que já cursaram uma disciplina referente a Oftalmologia. Foi utilizado um questionário individual com perguntas sobre o perfil do aluno, conhecimentos básicos da especialidade e perspectivas sobre o seu ensino. A análise estatística foi feita com o programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS, de forma descritiva, com média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%. Resultados: A média de idade foi de 23,96 (3,36±) anos de idade, e o sexo feminino foi predominante em 63,6%. Participaram 42% dos estados de todas as regiões do Brasil nessa pesquisa. 71,9% dos alunos eram de instituições privadas de ensino e estavam cursando o 8 ° período (±1,97). 43 % faziam parte de Liga Acadêmica de Oftalmologia. Observou-se variação de acertos nas questões de conhecimentos básicos, e ao final 95,9% dos alunos responderam que consideram a Oftalmologia importante na sua formação como médico geral, entretanto apenas 31% se sentem seguros em atender e ou encaminhar pacientes para avaliação do especialista. Conclusão: Definimos nessa pesquisa um perfil para o aluno de graduação que cursou a Disciplina de Oftalmologia. Verificamos o quanto ele considera importante a saúde ocular, e que existe uma procura por mais conhecimento no seu preparo como médico generalista. Constatamos também que as Ligas Acadêmicas de Medicina compõem o principal apoio extracurricular ao seu aprendizado. Consideramos importante que diferentes estratégias de ensino sejam discutidas e implementadas para melhora na sua formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000500315 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000500315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7280.20190152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Oftalmologia v.78 n.5 2019 reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) instacron:SBO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) |
instacron_str |
SBO |
institution |
SBO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) |
repository.mail.fl_str_mv |
sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br |
_version_ |
1752122338730573824 |