Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Thiago Gonçalves dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa,Ana Luiza Fontes de Azevedo, Furuzawa,Karina Mie, Alves,Milton Ruiz, Chammas,Roger
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802017000300157
Resumo: Resumo Pterígios são lesões geralmente benignas que na maioria dos casos não requer tratamento específico. É um crescimento fibrovascular sobre a córnea, geralmente a partir do lado nasal. Sua causa ainda não foi elucidada, mas parece estar relacionada à exposição aos raios ultravioleta. Quando os sintomas não são controlados com tratamento conservador, a cirurgia é indicada, porém o índice de recidiva ainda é alto, e os esforços têm sido no sentido de reduzir esse índice. A mitomicina C (MMC) é uma opção de adjuvante à cirurgia por ser um inibidor da proliferação de fibroblastos, diminuindo o risco de recorrência do pterígio. Relatamos aqui um caso que descreve cirurgia de pterígio realizada em ambos os olhos de uma mesma paciente, sendo um com MMC e outro sem ela. Os resultados e o índice de proliferação celular dos dois olhos foram comparados entre si.
id SBO-1_b13aba2eed70b73e83af0ef582fb1a06
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72802017000300157
network_acronym_str SBO-1
network_name_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primárioMitomicina /uso terapêuticoPterígio/cirurgiaPterígio/quimioterapiaRecidivaResumo Pterígios são lesões geralmente benignas que na maioria dos casos não requer tratamento específico. É um crescimento fibrovascular sobre a córnea, geralmente a partir do lado nasal. Sua causa ainda não foi elucidada, mas parece estar relacionada à exposição aos raios ultravioleta. Quando os sintomas não são controlados com tratamento conservador, a cirurgia é indicada, porém o índice de recidiva ainda é alto, e os esforços têm sido no sentido de reduzir esse índice. A mitomicina C (MMC) é uma opção de adjuvante à cirurgia por ser um inibidor da proliferação de fibroblastos, diminuindo o risco de recorrência do pterígio. Relatamos aqui um caso que descreve cirurgia de pterígio realizada em ambos os olhos de uma mesma paciente, sendo um com MMC e outro sem ela. Os resultados e o índice de proliferação celular dos dois olhos foram comparados entre si.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2017-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802017000300157Revista Brasileira de Oftalmologia v.76 n.3 2017reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.5935/0034-7280.20170032info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Thiago Gonçalves dos SantosCosta,Ana Luiza Fontes de AzevedoFuruzawa,Karina MieAlves,Milton RuizChammas,Rogerpor2017-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802017000300157Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2017-08-24T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário
title Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário
spellingShingle Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário
Martins,Thiago Gonçalves dos Santos
Mitomicina /uso terapêutico
Pterígio/cirurgia
Pterígio/quimioterapia
Recidiva
title_short Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário
title_full Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário
title_fullStr Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário
title_full_unstemmed Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário
title_sort Avaliação de aplicação única subconjuntival pré-operatória de mitomicina C em pterígio primário
author Martins,Thiago Gonçalves dos Santos
author_facet Martins,Thiago Gonçalves dos Santos
Costa,Ana Luiza Fontes de Azevedo
Furuzawa,Karina Mie
Alves,Milton Ruiz
Chammas,Roger
author_role author
author2 Costa,Ana Luiza Fontes de Azevedo
Furuzawa,Karina Mie
Alves,Milton Ruiz
Chammas,Roger
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Thiago Gonçalves dos Santos
Costa,Ana Luiza Fontes de Azevedo
Furuzawa,Karina Mie
Alves,Milton Ruiz
Chammas,Roger
dc.subject.por.fl_str_mv Mitomicina /uso terapêutico
Pterígio/cirurgia
Pterígio/quimioterapia
Recidiva
topic Mitomicina /uso terapêutico
Pterígio/cirurgia
Pterígio/quimioterapia
Recidiva
description Resumo Pterígios são lesões geralmente benignas que na maioria dos casos não requer tratamento específico. É um crescimento fibrovascular sobre a córnea, geralmente a partir do lado nasal. Sua causa ainda não foi elucidada, mas parece estar relacionada à exposição aos raios ultravioleta. Quando os sintomas não são controlados com tratamento conservador, a cirurgia é indicada, porém o índice de recidiva ainda é alto, e os esforços têm sido no sentido de reduzir esse índice. A mitomicina C (MMC) é uma opção de adjuvante à cirurgia por ser um inibidor da proliferação de fibroblastos, diminuindo o risco de recorrência do pterígio. Relatamos aqui um caso que descreve cirurgia de pterígio realizada em ambos os olhos de uma mesma paciente, sendo um com MMC e outro sem ela. Os resultados e o índice de proliferação celular dos dois olhos foram comparados entre si.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802017000300157
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802017000300157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7280.20170032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia v.76 n.3 2017
reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron:SBO
instname_str Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron_str SBO
institution SBO
reponame_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
collection Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
repository.mail.fl_str_mv sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br
_version_ 1752122337900101632