Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos com queixa de olho vermelho na Fundação Hilton Rocha, MG, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Camila Amaral Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borges,Érica de Abreu, Rolim,Hévila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802015000600358
Resumo: RESUMO Objetivo: Determinar os fatores epidemiológicos e analisar as principais causas etiológicas dos pacientes atendidos com queixa de olho vermelho no setor de urgência e emergência de um hospital oftalmológico de ensino do estado de Minas Gerais. Métodos: Foi realizado um estudo de prevalência observacional, analítico com amostra não probabilística formado pelos pacientes que compareceram no setor de urgência da Fundação Hilton Rocha nos meses de janeiro a abril de 2014 (n=1140). Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero, idade, raça, profissão, escolaridade, renda, meio de transporte, tempo decorrido entre o sintoma inicial e o primeiro atendimento, dia da semana, presença de baixa da acuidade visual e diagnóstico. Resultados: A amostra apresentou 390 pacientes com queixa de olho vermelho, 57,4% (n=224) eram do sexo feminino, a idade variou entre 3 e 97 anos, sendo a média de 43,7 anos. A maioria dos pacientes (87,6%, n=341) procurou o serviço em até 14 dias do início dos sintomas e apenas 75 indivíduos (19,4%) apresentavam baixa acuidade visual. As classes econômicas inferiores (classes D e E) são predominantes entre os atendidos. A principal causa da queixa de olho vermelho foi conjuntivite e blefaroconjuntivite infecciosas (32,6%, n=127). Conclusão: A conjuntivite infecciosa foi a morbidade de maior incidência. A Fundação Hilton Rocha desempenha um papel importante no atendimento à urgência oftalmológica da rede pública de Minas Gerais, sendo importante identificar as principais causas de atendimento e ampliar os estudos epidemiológicos e sociais, a fim de melhorar o acesso da população às urgências oftalmológicas e nos dar subsídios para campanhas de orientação, voltadas principalmente para as classes sociais menos favorecidas.
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