Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802010000200002 |
Resumo: | OBJETIVO: Para melhorar os serviços de saúde é importante conhecer o perfil da demanda. Para isso, buscou-se: 1) Identificar os principais motivos de procura por atendimento oftalmológico em Unidade de Atenção Primária; 2) Analisar as frequências dos diagnósticos,bem como os motivos de encaminhamento de pacientes para outros serviços de Oftalmologia. MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo de 1.010 pacientes atendidos durante o período de 6 meses. Parâmetros: idade e sexo do paciente, motivo da consulta,diagnóstico (CID-10) e frequência de encaminhamentos. Os dados foram obtidos através da análise dos prontuários e das fichas de atendimento com os registros do CID-10. Alguns pacientes, de ambos os gêneros, apresentavam alterações anatômico-funcionais que foram agrupadas em mais de um grupo de diagnóstico. RESULTADOS: Houve um predomínio do sexo feminino (61,5%) e da faixa etária de 10 a 19 anos de idade (16,7%), seguida do grupo de pacientes entre 40 a 49 anos de idade (16,5%). O principal motivo da consulta foi a baixa de acuidade visual (37,4%), seguida da revisão dos óculos (19,0%). Também foram frequentes a queixa de cefaléia (15,8%), prurido (10,4%), ardência / irritação (7,8%) e olho vermelho (7,2%).Apresentaram exame normal, 8,1% dos pacientes e entre os exames anormais a maior frequência foi de erros refracionais (70,0%). e presbiopia (31,9%). Foram encaminhados 90 (8,9%) pacientes. O principal motivo de encaminhamento foi a necessidade de cirurgia. CONCLUSÃO: O principal motivo da busca de um atendimento neste serviço básico de oftalmologia foi a baixa acuidade visual que na grande maioria das vezes foi ocasionada por erro refracional e/ou presbiopia. Poucos foram os casos não resolvidos no local do atendimento. |
id |
SBO-1_f7313f1da5465fc139b6b710c72709c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-72802010000200002 |
network_acronym_str |
SBO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primáriaAcuidade visualTranstornos da visãoOftalmopatiasSaúde ocularNíveis de atenção à saúdeAtenção primária à saúdeOBJETIVO: Para melhorar os serviços de saúde é importante conhecer o perfil da demanda. Para isso, buscou-se: 1) Identificar os principais motivos de procura por atendimento oftalmológico em Unidade de Atenção Primária; 2) Analisar as frequências dos diagnósticos,bem como os motivos de encaminhamento de pacientes para outros serviços de Oftalmologia. MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo de 1.010 pacientes atendidos durante o período de 6 meses. Parâmetros: idade e sexo do paciente, motivo da consulta,diagnóstico (CID-10) e frequência de encaminhamentos. Os dados foram obtidos através da análise dos prontuários e das fichas de atendimento com os registros do CID-10. Alguns pacientes, de ambos os gêneros, apresentavam alterações anatômico-funcionais que foram agrupadas em mais de um grupo de diagnóstico. RESULTADOS: Houve um predomínio do sexo feminino (61,5%) e da faixa etária de 10 a 19 anos de idade (16,7%), seguida do grupo de pacientes entre 40 a 49 anos de idade (16,5%). O principal motivo da consulta foi a baixa de acuidade visual (37,4%), seguida da revisão dos óculos (19,0%). Também foram frequentes a queixa de cefaléia (15,8%), prurido (10,4%), ardência / irritação (7,8%) e olho vermelho (7,2%).Apresentaram exame normal, 8,1% dos pacientes e entre os exames anormais a maior frequência foi de erros refracionais (70,0%). e presbiopia (31,9%). Foram encaminhados 90 (8,9%) pacientes. O principal motivo de encaminhamento foi a necessidade de cirurgia. CONCLUSÃO: O principal motivo da busca de um atendimento neste serviço básico de oftalmologia foi a baixa acuidade visual que na grande maioria das vezes foi ocasionada por erro refracional e/ou presbiopia. Poucos foram os casos não resolvidos no local do atendimento.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802010000200002Revista Brasileira de Oftalmologia v.69 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.1590/S0034-72802010000200002info:eu-repo/semantics/openAccessVargas,Márcia AbelinRodrigues,Maria de Lourdes Veronesepor2010-06-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802010000200002Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2010-06-10T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária |
title |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária |
spellingShingle |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária Vargas,Márcia Abelin Acuidade visual Transtornos da visão Oftalmopatias Saúde ocular Níveis de atenção à saúde Atenção primária à saúde |
title_short |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária |
title_full |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária |
title_fullStr |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária |
title_full_unstemmed |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária |
title_sort |
Perfil da demanda em um serviço de Oftalmologia de atenção primária |
author |
Vargas,Márcia Abelin |
author_facet |
Vargas,Márcia Abelin Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas,Márcia Abelin Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acuidade visual Transtornos da visão Oftalmopatias Saúde ocular Níveis de atenção à saúde Atenção primária à saúde |
topic |
Acuidade visual Transtornos da visão Oftalmopatias Saúde ocular Níveis de atenção à saúde Atenção primária à saúde |
description |
OBJETIVO: Para melhorar os serviços de saúde é importante conhecer o perfil da demanda. Para isso, buscou-se: 1) Identificar os principais motivos de procura por atendimento oftalmológico em Unidade de Atenção Primária; 2) Analisar as frequências dos diagnósticos,bem como os motivos de encaminhamento de pacientes para outros serviços de Oftalmologia. MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo de 1.010 pacientes atendidos durante o período de 6 meses. Parâmetros: idade e sexo do paciente, motivo da consulta,diagnóstico (CID-10) e frequência de encaminhamentos. Os dados foram obtidos através da análise dos prontuários e das fichas de atendimento com os registros do CID-10. Alguns pacientes, de ambos os gêneros, apresentavam alterações anatômico-funcionais que foram agrupadas em mais de um grupo de diagnóstico. RESULTADOS: Houve um predomínio do sexo feminino (61,5%) e da faixa etária de 10 a 19 anos de idade (16,7%), seguida do grupo de pacientes entre 40 a 49 anos de idade (16,5%). O principal motivo da consulta foi a baixa de acuidade visual (37,4%), seguida da revisão dos óculos (19,0%). Também foram frequentes a queixa de cefaléia (15,8%), prurido (10,4%), ardência / irritação (7,8%) e olho vermelho (7,2%).Apresentaram exame normal, 8,1% dos pacientes e entre os exames anormais a maior frequência foi de erros refracionais (70,0%). e presbiopia (31,9%). Foram encaminhados 90 (8,9%) pacientes. O principal motivo de encaminhamento foi a necessidade de cirurgia. CONCLUSÃO: O principal motivo da busca de um atendimento neste serviço básico de oftalmologia foi a baixa acuidade visual que na grande maioria das vezes foi ocasionada por erro refracional e/ou presbiopia. Poucos foram os casos não resolvidos no local do atendimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802010000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802010000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-72802010000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Oftalmologia v.69 n.2 2010 reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) instacron:SBO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) |
instacron_str |
SBO |
institution |
SBO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) |
repository.mail.fl_str_mv |
sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br |
_version_ |
1752122335564922880 |