Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Victor Marques de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Aihara,Tatsuo, Cury,Ricardo de Paula Leite, Avakian,Roger, Duarte Jr.,Aires, Camargo,Osmar Pedro Arbix de, Severino,Nilson Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522006000100001
Resumo: O aumento da utilização dos tendões dos músculos grácil e semitendíneo nos procedimentos de reconstrução ligamentar do joelho foi acompanhado de um aumento nas complicações provenientes da extração dos mesmos, como: lesão do ligamento colateral tibial, lesão do nervo safeno, retirada equivocada do tendão do músculo sartório, secção dos próprios tendões e aumento do tempo cirúrgico por imperícia ou desconhecimento da anatomia da região medial do joelho(1-6). Como a extração destes tendões tem sido um fator limitante em alguns procedimentos ortopédicos, realizamos este estudo dissecando 30 joelhos de cadáveres com os seguintes objetivos: localizar a inserção dos músculos grácil e semitendíneo na tíbia; verificar se existe correlação entre esta localização com a estatura do cadáver e avaliar as possíveis variações anatômicas. Observamos que a inserção do tendão do músculo grácil foi, em média, a 4,6 cm abaixo da superfície articular do joelho e a do semitendíneo foi, em média, a 7,4 cm. Existe correlação entre a estatura das pessoas e a localização destes tendões. Os músculos grácil e semitendíneo apresentam geralmente algum tipo de variação anatômica, sendo a mais frequente a inserção acessória do semitendíneo, 70%, e em segundo lugar a fusão entre eles, 56%.
id SBOT-1_19c80ad2d6d8820f4bd7ff47efb67e09
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522006000100001
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneoJoelho/anatomia & histologiaTendões/anatomia & histologiaLigamento cruzado anteriorLigamento cruzado posteriorTíbiaO aumento da utilização dos tendões dos músculos grácil e semitendíneo nos procedimentos de reconstrução ligamentar do joelho foi acompanhado de um aumento nas complicações provenientes da extração dos mesmos, como: lesão do ligamento colateral tibial, lesão do nervo safeno, retirada equivocada do tendão do músculo sartório, secção dos próprios tendões e aumento do tempo cirúrgico por imperícia ou desconhecimento da anatomia da região medial do joelho(1-6). Como a extração destes tendões tem sido um fator limitante em alguns procedimentos ortopédicos, realizamos este estudo dissecando 30 joelhos de cadáveres com os seguintes objetivos: localizar a inserção dos músculos grácil e semitendíneo na tíbia; verificar se existe correlação entre esta localização com a estatura do cadáver e avaliar as possíveis variações anatômicas. Observamos que a inserção do tendão do músculo grácil foi, em média, a 4,6 cm abaixo da superfície articular do joelho e a do semitendíneo foi, em média, a 7,4 cm. Existe correlação entre a estatura das pessoas e a localização destes tendões. Os músculos grácil e semitendíneo apresentam geralmente algum tipo de variação anatômica, sendo a mais frequente a inserção acessória do semitendíneo, 70%, e em segundo lugar a fusão entre eles, 56%.ATHA EDITORA2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522006000100001Acta Ortopédica Brasileira v.14 n.1 2006reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522006000100001info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Victor Marques deAihara,TatsuoCury,Ricardo de Paula LeiteAvakian,RogerDuarte Jr.,AiresCamargo,Osmar Pedro Arbix deSeverino,Nilson Robertopor2006-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522006000100001Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2006-05-11T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo
title Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo
spellingShingle Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo
Oliveira,Victor Marques de
Joelho/anatomia & histologia
Tendões/anatomia & histologia
Ligamento cruzado anterior
Ligamento cruzado posterior
Tíbia
title_short Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo
title_full Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo
title_fullStr Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo
title_full_unstemmed Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo
title_sort Estudo anatômico da inserção dos músculos grácil e semitendíneo
author Oliveira,Victor Marques de
author_facet Oliveira,Victor Marques de
Aihara,Tatsuo
Cury,Ricardo de Paula Leite
Avakian,Roger
Duarte Jr.,Aires
Camargo,Osmar Pedro Arbix de
Severino,Nilson Roberto
author_role author
author2 Aihara,Tatsuo
Cury,Ricardo de Paula Leite
Avakian,Roger
Duarte Jr.,Aires
Camargo,Osmar Pedro Arbix de
Severino,Nilson Roberto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Victor Marques de
Aihara,Tatsuo
Cury,Ricardo de Paula Leite
Avakian,Roger
Duarte Jr.,Aires
Camargo,Osmar Pedro Arbix de
Severino,Nilson Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Joelho/anatomia & histologia
Tendões/anatomia & histologia
Ligamento cruzado anterior
Ligamento cruzado posterior
Tíbia
topic Joelho/anatomia & histologia
Tendões/anatomia & histologia
Ligamento cruzado anterior
Ligamento cruzado posterior
Tíbia
description O aumento da utilização dos tendões dos músculos grácil e semitendíneo nos procedimentos de reconstrução ligamentar do joelho foi acompanhado de um aumento nas complicações provenientes da extração dos mesmos, como: lesão do ligamento colateral tibial, lesão do nervo safeno, retirada equivocada do tendão do músculo sartório, secção dos próprios tendões e aumento do tempo cirúrgico por imperícia ou desconhecimento da anatomia da região medial do joelho(1-6). Como a extração destes tendões tem sido um fator limitante em alguns procedimentos ortopédicos, realizamos este estudo dissecando 30 joelhos de cadáveres com os seguintes objetivos: localizar a inserção dos músculos grácil e semitendíneo na tíbia; verificar se existe correlação entre esta localização com a estatura do cadáver e avaliar as possíveis variações anatômicas. Observamos que a inserção do tendão do músculo grácil foi, em média, a 4,6 cm abaixo da superfície articular do joelho e a do semitendíneo foi, em média, a 7,4 cm. Existe correlação entre a estatura das pessoas e a localização destes tendões. Os músculos grácil e semitendíneo apresentam geralmente algum tipo de variação anatômica, sendo a mais frequente a inserção acessória do semitendíneo, 70%, e em segundo lugar a fusão entre eles, 56%.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522006000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522006000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522006000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.14 n.1 2006
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122272616808448