Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavinatto,Leonardo Muntada
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Iwashita,Renato Akira, Ferreira Neto,Arnaldo Amado, Benegas,Eduardo, Malavolta,Eduardo Angeli, Gracitelli,Mauro Emílio Conforto, Silva,Fernando Brandão de Andrade e, Assunção,Jorge Henrique, Helito,Paulo Victor Partezani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000300005
Resumo: OBJETIVO: Apresentar os resultados clínicos e radiográficos de uma série de casos com diagnóstico de Luxação Acromioclavicular (LAC) Aguda, tratados através da fixação coracoclavicular com âncoras por via artroscópica. MÉTODO: Vinte pacientes apresentando LAC com menos de 30 dias de evolução foram operados pela técnica da estabilização coracoclavicular com âncoras por via artroscópica. Duas âncoras metálicas com dois fios cada, foram inseridas no coracóide. Os fios foram amarrados sobre a clavícula passando por túneis transósseos claviculares. Para a avaliação radiográfica, foi utilizada a medida comparativa da distância coracoclavicular com o lado contralateral e a avaliação funcional através dos escores de Constant e UCLA o seguimento foi de seis meses. RESULTADO: Dos vinte casos inicialmente selecionados, seis necessitaram de novo procedimento cirúrgico e foram excluídos do estudo. Dos quatorze pacientes restantes, apenas dois mantiveram redução da articulação acromioclavicular, enquanto os demais apresentaram algum grau de desvio no decorrer da evolução. Desconsiderando os pacientes excluídos, os escores de Constant e UCLA tiveram média 94,79 (82-100) e, 32,64 (26-35), respectivamente. CONCLUSÃO: A técnica apresentou um alto índice de perda da redução ao longo da evolução de seis meses. A avaliação funcional apresentou resultado satisfatório com escore médio elevado de Evidência: Nível de Evidência: Nível III, estudo retrospectivo.
id SBOT-1_1be32c799c5bf22491bdd39c00895a09
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522011000300005
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncorasArticulação acromioclavicularLuxaçõesArtroscopiaOBJETIVO: Apresentar os resultados clínicos e radiográficos de uma série de casos com diagnóstico de Luxação Acromioclavicular (LAC) Aguda, tratados através da fixação coracoclavicular com âncoras por via artroscópica. MÉTODO: Vinte pacientes apresentando LAC com menos de 30 dias de evolução foram operados pela técnica da estabilização coracoclavicular com âncoras por via artroscópica. Duas âncoras metálicas com dois fios cada, foram inseridas no coracóide. Os fios foram amarrados sobre a clavícula passando por túneis transósseos claviculares. Para a avaliação radiográfica, foi utilizada a medida comparativa da distância coracoclavicular com o lado contralateral e a avaliação funcional através dos escores de Constant e UCLA o seguimento foi de seis meses. RESULTADO: Dos vinte casos inicialmente selecionados, seis necessitaram de novo procedimento cirúrgico e foram excluídos do estudo. Dos quatorze pacientes restantes, apenas dois mantiveram redução da articulação acromioclavicular, enquanto os demais apresentaram algum grau de desvio no decorrer da evolução. Desconsiderando os pacientes excluídos, os escores de Constant e UCLA tiveram média 94,79 (82-100) e, 32,64 (26-35), respectivamente. CONCLUSÃO: A técnica apresentou um alto índice de perda da redução ao longo da evolução de seis meses. A avaliação funcional apresentou resultado satisfatório com escore médio elevado de Evidência: Nível de Evidência: Nível III, estudo retrospectivo.ATHA EDITORA2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000300005Acta Ortopédica Brasileira v.19 n.3 2011reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522011000300005info:eu-repo/semantics/openAccessCavinatto,Leonardo MuntadaIwashita,Renato AkiraFerreira Neto,Arnaldo AmadoBenegas,EduardoMalavolta,Eduardo AngeliGracitelli,Mauro Emílio ConfortoSilva,Fernando Brandão de Andrade eAssunção,Jorge HenriqueHelito,Paulo Victor Partezanipor2011-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522011000300005Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2011-08-11T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras
title Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras
spellingShingle Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras
Cavinatto,Leonardo Muntada
Articulação acromioclavicular
Luxações
Artroscopia
title_short Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras
title_full Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras
title_fullStr Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras
title_full_unstemmed Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras
title_sort Tratamento artroscópico da luxação acromioclavicular aguda com âncoras
author Cavinatto,Leonardo Muntada
author_facet Cavinatto,Leonardo Muntada
Iwashita,Renato Akira
Ferreira Neto,Arnaldo Amado
Benegas,Eduardo
Malavolta,Eduardo Angeli
Gracitelli,Mauro Emílio Conforto
Silva,Fernando Brandão de Andrade e
Assunção,Jorge Henrique
Helito,Paulo Victor Partezani
author_role author
author2 Iwashita,Renato Akira
Ferreira Neto,Arnaldo Amado
Benegas,Eduardo
Malavolta,Eduardo Angeli
Gracitelli,Mauro Emílio Conforto
Silva,Fernando Brandão de Andrade e
Assunção,Jorge Henrique
Helito,Paulo Victor Partezani
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavinatto,Leonardo Muntada
Iwashita,Renato Akira
Ferreira Neto,Arnaldo Amado
Benegas,Eduardo
Malavolta,Eduardo Angeli
Gracitelli,Mauro Emílio Conforto
Silva,Fernando Brandão de Andrade e
Assunção,Jorge Henrique
Helito,Paulo Victor Partezani
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação acromioclavicular
Luxações
Artroscopia
topic Articulação acromioclavicular
Luxações
Artroscopia
description OBJETIVO: Apresentar os resultados clínicos e radiográficos de uma série de casos com diagnóstico de Luxação Acromioclavicular (LAC) Aguda, tratados através da fixação coracoclavicular com âncoras por via artroscópica. MÉTODO: Vinte pacientes apresentando LAC com menos de 30 dias de evolução foram operados pela técnica da estabilização coracoclavicular com âncoras por via artroscópica. Duas âncoras metálicas com dois fios cada, foram inseridas no coracóide. Os fios foram amarrados sobre a clavícula passando por túneis transósseos claviculares. Para a avaliação radiográfica, foi utilizada a medida comparativa da distância coracoclavicular com o lado contralateral e a avaliação funcional através dos escores de Constant e UCLA o seguimento foi de seis meses. RESULTADO: Dos vinte casos inicialmente selecionados, seis necessitaram de novo procedimento cirúrgico e foram excluídos do estudo. Dos quatorze pacientes restantes, apenas dois mantiveram redução da articulação acromioclavicular, enquanto os demais apresentaram algum grau de desvio no decorrer da evolução. Desconsiderando os pacientes excluídos, os escores de Constant e UCLA tiveram média 94,79 (82-100) e, 32,64 (26-35), respectivamente. CONCLUSÃO: A técnica apresentou um alto índice de perda da redução ao longo da evolução de seis meses. A avaliação funcional apresentou resultado satisfatório com escore médio elevado de Evidência: Nível de Evidência: Nível III, estudo retrospectivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522011000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.19 n.3 2011
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122274221129728