Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yunes Filho,Paulo Roberto Miziara
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira Filho,Miguel Viana, Gomes,Fabiano Cortese Paula, Medeiros,Rodrigo Serikawa de, Paula,Emygdio José Leomil de, Mattar Junior,Rames, Zumiotti,Arnaldo Valdir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000200001
Resumo: INTRODUÇÃO: Este estudo avaliou a confiabilidade interobservador da radiografia simples versus tomografia computadorizada para as classificações Universal e AO em fraturas do rádio distal. PACIENTES e MÉTODOS: Cinco observadores classificaram 21 fraturas do rádio distal utilizando radiografias e tomografias independentemente. O índice Kappa foi utilizado para estabelecer o nível de concordância entre os observadores. RESULTADOS: A confiabilidade interobservador da classificação Universal foi moderada e a confiabilidade interobservador da classificação AO foi baixa. Reduzindo a clas-sificação AO a nove categorias e às três categorias básicas houve melhora do nível de confiabilidade para "moderado". Não houve diferença entre a confiabilidade interobservador da classificação Universal baseada em imagens radiográficas em comparação com a classificação Universal baseada em imagens tomográficas. A confiabilidade interobservador da classificação AO baseada em radiografias simples foi significativamente maior que a confiabilidade interobservador da classificação AO baseada apenas em tomografias computadorizadas. CONCLUSÃO: A partir destes dados, concluímos que classificar fraturas do rádio distal utilizando tomografias computadorizadas sem o auxílio das radiografias simples não traz benefício.
id SBOT-1_5840e9af33b4be16809cc7c746964b8f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522009000200001
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografiaTraumatismos do punhoTomografia computadorizada por Raios XReprodutibilidade dos testesINTRODUÇÃO: Este estudo avaliou a confiabilidade interobservador da radiografia simples versus tomografia computadorizada para as classificações Universal e AO em fraturas do rádio distal. PACIENTES e MÉTODOS: Cinco observadores classificaram 21 fraturas do rádio distal utilizando radiografias e tomografias independentemente. O índice Kappa foi utilizado para estabelecer o nível de concordância entre os observadores. RESULTADOS: A confiabilidade interobservador da classificação Universal foi moderada e a confiabilidade interobservador da classificação AO foi baixa. Reduzindo a clas-sificação AO a nove categorias e às três categorias básicas houve melhora do nível de confiabilidade para "moderado". Não houve diferença entre a confiabilidade interobservador da classificação Universal baseada em imagens radiográficas em comparação com a classificação Universal baseada em imagens tomográficas. A confiabilidade interobservador da classificação AO baseada em radiografias simples foi significativamente maior que a confiabilidade interobservador da classificação AO baseada apenas em tomografias computadorizadas. CONCLUSÃO: A partir destes dados, concluímos que classificar fraturas do rádio distal utilizando tomografias computadorizadas sem o auxílio das radiografias simples não traz benefício.ATHA EDITORA2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000200001Acta Ortopédica Brasileira v.17 n.2 2009reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522009000200001info:eu-repo/semantics/openAccessYunes Filho,Paulo Roberto MiziaraPereira Filho,Miguel VianaGomes,Fabiano Cortese PaulaMedeiros,Rodrigo Serikawa dePaula,Emygdio José Leomil deMattar Junior,RamesZumiotti,Arnaldo Valdirpor2009-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522009000200001Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2009-06-02T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia
title Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia
spellingShingle Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia
Yunes Filho,Paulo Roberto Miziara
Traumatismos do punho
Tomografia computadorizada por Raios X
Reprodutibilidade dos testes
title_short Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia
title_full Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia
title_fullStr Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia
title_full_unstemmed Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia
title_sort Classificando fraturas do rádio com raio-X e tomografia
author Yunes Filho,Paulo Roberto Miziara
author_facet Yunes Filho,Paulo Roberto Miziara
Pereira Filho,Miguel Viana
Gomes,Fabiano Cortese Paula
Medeiros,Rodrigo Serikawa de
Paula,Emygdio José Leomil de
Mattar Junior,Rames
Zumiotti,Arnaldo Valdir
author_role author
author2 Pereira Filho,Miguel Viana
Gomes,Fabiano Cortese Paula
Medeiros,Rodrigo Serikawa de
Paula,Emygdio José Leomil de
Mattar Junior,Rames
Zumiotti,Arnaldo Valdir
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yunes Filho,Paulo Roberto Miziara
Pereira Filho,Miguel Viana
Gomes,Fabiano Cortese Paula
Medeiros,Rodrigo Serikawa de
Paula,Emygdio José Leomil de
Mattar Junior,Rames
Zumiotti,Arnaldo Valdir
dc.subject.por.fl_str_mv Traumatismos do punho
Tomografia computadorizada por Raios X
Reprodutibilidade dos testes
topic Traumatismos do punho
Tomografia computadorizada por Raios X
Reprodutibilidade dos testes
description INTRODUÇÃO: Este estudo avaliou a confiabilidade interobservador da radiografia simples versus tomografia computadorizada para as classificações Universal e AO em fraturas do rádio distal. PACIENTES e MÉTODOS: Cinco observadores classificaram 21 fraturas do rádio distal utilizando radiografias e tomografias independentemente. O índice Kappa foi utilizado para estabelecer o nível de concordância entre os observadores. RESULTADOS: A confiabilidade interobservador da classificação Universal foi moderada e a confiabilidade interobservador da classificação AO foi baixa. Reduzindo a clas-sificação AO a nove categorias e às três categorias básicas houve melhora do nível de confiabilidade para "moderado". Não houve diferença entre a confiabilidade interobservador da classificação Universal baseada em imagens radiográficas em comparação com a classificação Universal baseada em imagens tomográficas. A confiabilidade interobservador da classificação AO baseada em radiografias simples foi significativamente maior que a confiabilidade interobservador da classificação AO baseada apenas em tomografias computadorizadas. CONCLUSÃO: A partir destes dados, concluímos que classificar fraturas do rádio distal utilizando tomografias computadorizadas sem o auxílio das radiografias simples não traz benefício.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000200001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522009000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.17 n.2 2009
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122273452523520