Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Márcio Paulino
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cunha,Armando dos Santos, Silva,Ciro Ferreira da, Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de, Costa,Heloisa Juliana Zabeu Rossi, Ferreira,Marcus Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000500007
Resumo: INTRODUÇÃO: A auto-enxertia de nervo é considerada tratamento de escolha nas grandes perdas de tecido neural que não permitam a reparação através de anastomose primária. Nesses casos, o tubo sintético à base de ácido poliglicólico é uma alternativa para enxertia de nervo. Por outro lado, muitos estudos têm enfatizado a importância dos fatores neurotróficos na regeneração neural: o monossialotetraesosilgangliosídeo (GM1), um dos principais glicoesfingolípides do tecido nervoso de mamíferos, é tido como potencializador dos efeitos desses fatores. OBJETIVO: Comparar, em ratos, o grau de regeneração neural, utilizando análise histológica, contagem do número de axônios mielinizados regenerados e análise funcional com a utilização do neurotubo e do GM1. MÉTODOS: Essa avaliação foi obtida com a interposição de enxerto autógeno (grupo A), tubo de ácido poliglicólico (grupo B) e da associação do tubo de ácido poliglicólico à administração de GM1 (grupo C) em defeitos de 5 mm no nervo ciático. RESULTADOS: Foi observada formação de neuroma apenas no grupo A. Os grupos A e C apresentaram padrões histológicos semelhantes, exceto que os axônios regenerados do grupo C apresentavam-se mais organizados e mielinizados que o grupo A. CONCLUSÃO: Na recuperação funcional, não houve diferença estatisticamente significativa entre os três grupos, a despeito das diferenças histológicas qualitativas e quantitativas verificadas.
id SBOT-1_5dc34de58fd7aa5644e4818c834cad97
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522009000500007
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricosNervos periféricos/cirurgiaRegeneração nervosaÁcido poliglicólico/uso terapêuticoImunossupressores/uso terapêuticoINTRODUÇÃO: A auto-enxertia de nervo é considerada tratamento de escolha nas grandes perdas de tecido neural que não permitam a reparação através de anastomose primária. Nesses casos, o tubo sintético à base de ácido poliglicólico é uma alternativa para enxertia de nervo. Por outro lado, muitos estudos têm enfatizado a importância dos fatores neurotróficos na regeneração neural: o monossialotetraesosilgangliosídeo (GM1), um dos principais glicoesfingolípides do tecido nervoso de mamíferos, é tido como potencializador dos efeitos desses fatores. OBJETIVO: Comparar, em ratos, o grau de regeneração neural, utilizando análise histológica, contagem do número de axônios mielinizados regenerados e análise funcional com a utilização do neurotubo e do GM1. MÉTODOS: Essa avaliação foi obtida com a interposição de enxerto autógeno (grupo A), tubo de ácido poliglicólico (grupo B) e da associação do tubo de ácido poliglicólico à administração de GM1 (grupo C) em defeitos de 5 mm no nervo ciático. RESULTADOS: Foi observada formação de neuroma apenas no grupo A. Os grupos A e C apresentaram padrões histológicos semelhantes, exceto que os axônios regenerados do grupo C apresentavam-se mais organizados e mielinizados que o grupo A. CONCLUSÃO: Na recuperação funcional, não houve diferença estatisticamente significativa entre os três grupos, a despeito das diferenças histológicas qualitativas e quantitativas verificadas.ATHA EDITORA2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000500007Acta Ortopédica Brasileira v.17 n.5 2009reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522009000500007info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Márcio PaulinoCunha,Armando dos SantosSilva,Ciro Ferreira daBarros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa deCosta,Heloisa Juliana Zabeu RossiFerreira,Marcus Castropor2009-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522009000500007Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2009-11-19T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos
title Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos
spellingShingle Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos
Costa,Márcio Paulino
Nervos periféricos/cirurgia
Regeneração nervosa
Ácido poliglicólico/uso terapêutico
Imunossupressores/uso terapêutico
title_short Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos
title_full Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos
title_fullStr Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos
title_full_unstemmed Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos
title_sort Tubo de ácido poliglicólico e GM1 na regeneração de nervos periféricos
author Costa,Márcio Paulino
author_facet Costa,Márcio Paulino
Cunha,Armando dos Santos
Silva,Ciro Ferreira da
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
Costa,Heloisa Juliana Zabeu Rossi
Ferreira,Marcus Castro
author_role author
author2 Cunha,Armando dos Santos
Silva,Ciro Ferreira da
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
Costa,Heloisa Juliana Zabeu Rossi
Ferreira,Marcus Castro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Márcio Paulino
Cunha,Armando dos Santos
Silva,Ciro Ferreira da
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
Costa,Heloisa Juliana Zabeu Rossi
Ferreira,Marcus Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Nervos periféricos/cirurgia
Regeneração nervosa
Ácido poliglicólico/uso terapêutico
Imunossupressores/uso terapêutico
topic Nervos periféricos/cirurgia
Regeneração nervosa
Ácido poliglicólico/uso terapêutico
Imunossupressores/uso terapêutico
description INTRODUÇÃO: A auto-enxertia de nervo é considerada tratamento de escolha nas grandes perdas de tecido neural que não permitam a reparação através de anastomose primária. Nesses casos, o tubo sintético à base de ácido poliglicólico é uma alternativa para enxertia de nervo. Por outro lado, muitos estudos têm enfatizado a importância dos fatores neurotróficos na regeneração neural: o monossialotetraesosilgangliosídeo (GM1), um dos principais glicoesfingolípides do tecido nervoso de mamíferos, é tido como potencializador dos efeitos desses fatores. OBJETIVO: Comparar, em ratos, o grau de regeneração neural, utilizando análise histológica, contagem do número de axônios mielinizados regenerados e análise funcional com a utilização do neurotubo e do GM1. MÉTODOS: Essa avaliação foi obtida com a interposição de enxerto autógeno (grupo A), tubo de ácido poliglicólico (grupo B) e da associação do tubo de ácido poliglicólico à administração de GM1 (grupo C) em defeitos de 5 mm no nervo ciático. RESULTADOS: Foi observada formação de neuroma apenas no grupo A. Os grupos A e C apresentaram padrões histológicos semelhantes, exceto que os axônios regenerados do grupo C apresentavam-se mais organizados e mielinizados que o grupo A. CONCLUSÃO: Na recuperação funcional, não houve diferença estatisticamente significativa entre os três grupos, a despeito das diferenças histológicas qualitativas e quantitativas verificadas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522009000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.17 n.5 2009
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122273795407872