Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordano,Vincenzo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Albuquerque,Rodrigo Pires e, Amaral,Ney Pecegueiro do, Chame,Cristiano Curcio, Souza,Fabio de, Apfel,Mara Íbis Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000100001
Resumo: OBJETIVO: Investigar a função da suplementação de ácido ascórbico na consolidação de fraturas da tíbia de ratos. MÉTODOS: Trinta ratos Wistar machos foram aleatoriamente divididos nos grupos Vitamina C (Grupo A) e sham (Grupo B), com 15 ratos em cada grupo. Ao grupo A foram administrados 200mg/kg de ácido ascórbico por dia intraperitonialmente e ao grupo B,5ml/kg de soro fisiológico intraperitonialmente uma vez ao dia. Os animais foram separados em duplas e colocados em gaiolas, com água e ração padrão ad libitum. As fraturas foram produzidas manualmente, não foram estabilizadas nem foi usado qualquer tipo de imobilização. Duas, quatro e seis semanas após a fratura, cinco ratos de cada grupo foram anestesiados e sacrificados por deslocamento cervical. O calo foi dissecado, preparado e analisado histologicamente. A análise histomorfológica foi realizada seis semanas após a fratura e o estágio de consolidação determinado a partir de escala de cinco pontos. RESULTADOS: Não houve diferenças histológicas e histomorfológicas entre os animais nos três diferentes estágios usados no experimento. Seis semanas após a fratura, os cinco animais de cada grupo apresentaram completa consolidação óssea. CONCLUSÃO: Nas condições estudadas, a suplementação de Vitamina C não acelerou o processo de consolidação de fraturas da tíbia de ratos. Nível de evidência II, estudo individual com delineamento experimental.
id SBOT-1_6aa6da57793103ce4e39a34dfa724129
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522012000100001
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratosÁcido ascórbicoConsolidação da fraturaFraturas da tíbiaOBJETIVO: Investigar a função da suplementação de ácido ascórbico na consolidação de fraturas da tíbia de ratos. MÉTODOS: Trinta ratos Wistar machos foram aleatoriamente divididos nos grupos Vitamina C (Grupo A) e sham (Grupo B), com 15 ratos em cada grupo. Ao grupo A foram administrados 200mg/kg de ácido ascórbico por dia intraperitonialmente e ao grupo B,5ml/kg de soro fisiológico intraperitonialmente uma vez ao dia. Os animais foram separados em duplas e colocados em gaiolas, com água e ração padrão ad libitum. As fraturas foram produzidas manualmente, não foram estabilizadas nem foi usado qualquer tipo de imobilização. Duas, quatro e seis semanas após a fratura, cinco ratos de cada grupo foram anestesiados e sacrificados por deslocamento cervical. O calo foi dissecado, preparado e analisado histologicamente. A análise histomorfológica foi realizada seis semanas após a fratura e o estágio de consolidação determinado a partir de escala de cinco pontos. RESULTADOS: Não houve diferenças histológicas e histomorfológicas entre os animais nos três diferentes estágios usados no experimento. Seis semanas após a fratura, os cinco animais de cada grupo apresentaram completa consolidação óssea. CONCLUSÃO: Nas condições estudadas, a suplementação de Vitamina C não acelerou o processo de consolidação de fraturas da tíbia de ratos. Nível de evidência II, estudo individual com delineamento experimental.ATHA EDITORA2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000100001Acta Ortopédica Brasileira v.20 n.1 2012reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522012000100001info:eu-repo/semantics/openAccessGiordano,VincenzoAlbuquerque,Rodrigo Pires eAmaral,Ney Pecegueiro doChame,Cristiano CurcioSouza,Fabio deApfel,Mara Íbis Rodriguespor2012-02-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522012000100001Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2012-02-29T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos
title Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos
spellingShingle Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos
Giordano,Vincenzo
Ácido ascórbico
Consolidação da fratura
Fraturas da tíbia
title_short Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos
title_full Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos
title_fullStr Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos
title_full_unstemmed Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos
title_sort Suplementação de vitamina C não acelera o processo de consolidação de fratura da tíbia em ratos
author Giordano,Vincenzo
author_facet Giordano,Vincenzo
Albuquerque,Rodrigo Pires e
Amaral,Ney Pecegueiro do
Chame,Cristiano Curcio
Souza,Fabio de
Apfel,Mara Íbis Rodrigues
author_role author
author2 Albuquerque,Rodrigo Pires e
Amaral,Ney Pecegueiro do
Chame,Cristiano Curcio
Souza,Fabio de
Apfel,Mara Íbis Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordano,Vincenzo
Albuquerque,Rodrigo Pires e
Amaral,Ney Pecegueiro do
Chame,Cristiano Curcio
Souza,Fabio de
Apfel,Mara Íbis Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ácido ascórbico
Consolidação da fratura
Fraturas da tíbia
topic Ácido ascórbico
Consolidação da fratura
Fraturas da tíbia
description OBJETIVO: Investigar a função da suplementação de ácido ascórbico na consolidação de fraturas da tíbia de ratos. MÉTODOS: Trinta ratos Wistar machos foram aleatoriamente divididos nos grupos Vitamina C (Grupo A) e sham (Grupo B), com 15 ratos em cada grupo. Ao grupo A foram administrados 200mg/kg de ácido ascórbico por dia intraperitonialmente e ao grupo B,5ml/kg de soro fisiológico intraperitonialmente uma vez ao dia. Os animais foram separados em duplas e colocados em gaiolas, com água e ração padrão ad libitum. As fraturas foram produzidas manualmente, não foram estabilizadas nem foi usado qualquer tipo de imobilização. Duas, quatro e seis semanas após a fratura, cinco ratos de cada grupo foram anestesiados e sacrificados por deslocamento cervical. O calo foi dissecado, preparado e analisado histologicamente. A análise histomorfológica foi realizada seis semanas após a fratura e o estágio de consolidação determinado a partir de escala de cinco pontos. RESULTADOS: Não houve diferenças histológicas e histomorfológicas entre os animais nos três diferentes estágios usados no experimento. Seis semanas após a fratura, os cinco animais de cada grupo apresentaram completa consolidação óssea. CONCLUSÃO: Nas condições estudadas, a suplementação de Vitamina C não acelerou o processo de consolidação de fraturas da tíbia de ratos. Nível de evidência II, estudo individual com delineamento experimental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522012000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.20 n.1 2012
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122274281947136