Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tancredo,Janaina Roland
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maria,Renata Manzano, Azevedo,Eliza Regina Ferreira Braga Machado de, Alonso,Karina Cristina, Varoto,Renato, Cliquet Junior,Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000600002
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o efeito da estimulação elétrica neuromuscular na espasticidade nos pacientes com lesão medular. MÉTODOS: Participaram do estudo onze sujeitos lesados medulares (C4 a T5). Foram utilizados para esta avaliação a escala modificada de Ashworth e o teste pendular, que foi realizado através do Dispositivo de Teste Pendular - DTP (o equipamento possui um acelerômetro de transdutores de cristais de quartzo e eletrogoniômetro de fibra óptica flexível que mede as tensões e os deslocamentos angulares). Os pacientes realizaram estimulação elétrica neuromuscular (EENM) nos músculos quadríceps e nervo fibular, sendo que os testes foram aplicados antes e após o procedimento. RESULTADOS: Os dados mostram uma diminuição da espasticidade após a EENM, com características tais como um aumento na variação entre o pico máximo e o mínimo, ou seja, aumento da amplitude das curvas. Além disso, os dados da escala subjetiva, e escala modificada de Ashworth, após a estimulação elétrica neuromuscular também apresentaram uma redução nos valores da espasticidade. CONCLUSÃO: Os dados sugerem que a EENM é eficaz para reduzir a espasticidade imediatamente após a sua realização. Nível de Evidência II, Estudos Terapêuticos -Investigação dos Resultados do Tratamento.
id SBOT-1_77f0830781442234b4cd67342d810d34
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522013000600002
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medularTraumas medularesEspasticidadeEstimulação elétrica neuromuscularOBJETIVO: Avaliar o efeito da estimulação elétrica neuromuscular na espasticidade nos pacientes com lesão medular. MÉTODOS: Participaram do estudo onze sujeitos lesados medulares (C4 a T5). Foram utilizados para esta avaliação a escala modificada de Ashworth e o teste pendular, que foi realizado através do Dispositivo de Teste Pendular - DTP (o equipamento possui um acelerômetro de transdutores de cristais de quartzo e eletrogoniômetro de fibra óptica flexível que mede as tensões e os deslocamentos angulares). Os pacientes realizaram estimulação elétrica neuromuscular (EENM) nos músculos quadríceps e nervo fibular, sendo que os testes foram aplicados antes e após o procedimento. RESULTADOS: Os dados mostram uma diminuição da espasticidade após a EENM, com características tais como um aumento na variação entre o pico máximo e o mínimo, ou seja, aumento da amplitude das curvas. Além disso, os dados da escala subjetiva, e escala modificada de Ashworth, após a estimulação elétrica neuromuscular também apresentaram uma redução nos valores da espasticidade. CONCLUSÃO: Os dados sugerem que a EENM é eficaz para reduzir a espasticidade imediatamente após a sua realização. Nível de Evidência II, Estudos Terapêuticos -Investigação dos Resultados do Tratamento.ATHA EDITORA2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000600002Acta Ortopédica Brasileira v.21 n.6 2013reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522013000600002info:eu-repo/semantics/openAccessTancredo,Janaina RolandMaria,Renata ManzanoAzevedo,Eliza Regina Ferreira Braga Machado deAlonso,Karina CristinaVaroto,RenatoCliquet Junior,Albertopor2013-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522013000600002Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2013-11-05T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular
title Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular
spellingShingle Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular
Tancredo,Janaina Roland
Traumas medulares
Espasticidade
Estimulação elétrica neuromuscular
title_short Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular
title_full Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular
title_fullStr Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular
title_full_unstemmed Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular
title_sort Análise clinica da espasticidade em indivíduos com lesão medular
author Tancredo,Janaina Roland
author_facet Tancredo,Janaina Roland
Maria,Renata Manzano
Azevedo,Eliza Regina Ferreira Braga Machado de
Alonso,Karina Cristina
Varoto,Renato
Cliquet Junior,Alberto
author_role author
author2 Maria,Renata Manzano
Azevedo,Eliza Regina Ferreira Braga Machado de
Alonso,Karina Cristina
Varoto,Renato
Cliquet Junior,Alberto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tancredo,Janaina Roland
Maria,Renata Manzano
Azevedo,Eliza Regina Ferreira Braga Machado de
Alonso,Karina Cristina
Varoto,Renato
Cliquet Junior,Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Traumas medulares
Espasticidade
Estimulação elétrica neuromuscular
topic Traumas medulares
Espasticidade
Estimulação elétrica neuromuscular
description OBJETIVO: Avaliar o efeito da estimulação elétrica neuromuscular na espasticidade nos pacientes com lesão medular. MÉTODOS: Participaram do estudo onze sujeitos lesados medulares (C4 a T5). Foram utilizados para esta avaliação a escala modificada de Ashworth e o teste pendular, que foi realizado através do Dispositivo de Teste Pendular - DTP (o equipamento possui um acelerômetro de transdutores de cristais de quartzo e eletrogoniômetro de fibra óptica flexível que mede as tensões e os deslocamentos angulares). Os pacientes realizaram estimulação elétrica neuromuscular (EENM) nos músculos quadríceps e nervo fibular, sendo que os testes foram aplicados antes e após o procedimento. RESULTADOS: Os dados mostram uma diminuição da espasticidade após a EENM, com características tais como um aumento na variação entre o pico máximo e o mínimo, ou seja, aumento da amplitude das curvas. Além disso, os dados da escala subjetiva, e escala modificada de Ashworth, após a estimulação elétrica neuromuscular também apresentaram uma redução nos valores da espasticidade. CONCLUSÃO: Os dados sugerem que a EENM é eficaz para reduzir a espasticidade imediatamente após a sua realização. Nível de Evidência II, Estudos Terapêuticos -Investigação dos Resultados do Tratamento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000600002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000600002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522013000600002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.21 n.6 2013
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122274738077696