Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina,Alessandra Iague
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Cristante,Alexandre Fogaça, Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522004000100007
Resumo: A avaliação comportamental após, a contusão da medula espinhal, enfocou por um tempo a locomoção em campo aberto usando uma escala de classificação desenvolvida por Tarlov et al.(18). Tarlov(17) realizou estudos experimentais em cães, produzindo compressão medular com atribuição de zero a cinco para graduação dos movimentos do animal. Contudo, esta escala tem sido modificada por pesquisadores e suas alterações feitas por vários grupos tornaram as comparações das medidas do resultado locomotor difíceis. Um aspecto crítico da pesquisa utilizando lesão medular em animais é a padronização da avaliação da recuperação locomotora. A escala desenvolvida por Tator(19) é simples e de fácil utilização, porém pode não analisar todos os aspectos necessários . Basso, Beattie e Bresnahan(2,3) apresentaram uma escala de classificação com índice de recuperação locomotora em ratos que sofreram lesão medular produzida em laboratório. Os dados indicam que a escala BBB é uma medida válida para a recuperação locomotora capaz de distinguir os resultados comportamentais em função de ferimentos diferentes e para prever alterações anatômicas no centro da lesão. O propósito deste estudo foi analisar e comparar escalas de classificação locomotora sem ambigüidade, eficientes e expandida para se padronizar as medidas resultantes nos laboratórios.
id SBOT-1_971ecb2b12729afa8dc24338277750f4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522004000100007
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animaisLesão experimental da medula espinhalRecuperação motoraTraumaA avaliação comportamental após, a contusão da medula espinhal, enfocou por um tempo a locomoção em campo aberto usando uma escala de classificação desenvolvida por Tarlov et al.(18). Tarlov(17) realizou estudos experimentais em cães, produzindo compressão medular com atribuição de zero a cinco para graduação dos movimentos do animal. Contudo, esta escala tem sido modificada por pesquisadores e suas alterações feitas por vários grupos tornaram as comparações das medidas do resultado locomotor difíceis. Um aspecto crítico da pesquisa utilizando lesão medular em animais é a padronização da avaliação da recuperação locomotora. A escala desenvolvida por Tator(19) é simples e de fácil utilização, porém pode não analisar todos os aspectos necessários . Basso, Beattie e Bresnahan(2,3) apresentaram uma escala de classificação com índice de recuperação locomotora em ratos que sofreram lesão medular produzida em laboratório. Os dados indicam que a escala BBB é uma medida válida para a recuperação locomotora capaz de distinguir os resultados comportamentais em função de ferimentos diferentes e para prever alterações anatômicas no centro da lesão. O propósito deste estudo foi analisar e comparar escalas de classificação locomotora sem ambigüidade, eficientes e expandida para se padronizar as medidas resultantes nos laboratórios.ATHA EDITORA2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522004000100007Acta Ortopédica Brasileira v.12 n.1 2004reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522004000100007info:eu-repo/semantics/openAccessMolina,Alessandra IagueCristante,Alexandre FogaçaBarros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa depor2004-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522004000100007Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2004-06-24T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais
title Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais
spellingShingle Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais
Molina,Alessandra Iague
Lesão experimental da medula espinhal
Recuperação motora
Trauma
title_short Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais
title_full Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais
title_fullStr Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais
title_full_unstemmed Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais
title_sort Análise comparativa da avaliação funcional realizada na lesão medular em animais
author Molina,Alessandra Iague
author_facet Molina,Alessandra Iague
Cristante,Alexandre Fogaça
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
author_role author
author2 Cristante,Alexandre Fogaça
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina,Alessandra Iague
Cristante,Alexandre Fogaça
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Lesão experimental da medula espinhal
Recuperação motora
Trauma
topic Lesão experimental da medula espinhal
Recuperação motora
Trauma
description A avaliação comportamental após, a contusão da medula espinhal, enfocou por um tempo a locomoção em campo aberto usando uma escala de classificação desenvolvida por Tarlov et al.(18). Tarlov(17) realizou estudos experimentais em cães, produzindo compressão medular com atribuição de zero a cinco para graduação dos movimentos do animal. Contudo, esta escala tem sido modificada por pesquisadores e suas alterações feitas por vários grupos tornaram as comparações das medidas do resultado locomotor difíceis. Um aspecto crítico da pesquisa utilizando lesão medular em animais é a padronização da avaliação da recuperação locomotora. A escala desenvolvida por Tator(19) é simples e de fácil utilização, porém pode não analisar todos os aspectos necessários . Basso, Beattie e Bresnahan(2,3) apresentaram uma escala de classificação com índice de recuperação locomotora em ratos que sofreram lesão medular produzida em laboratório. Os dados indicam que a escala BBB é uma medida válida para a recuperação locomotora capaz de distinguir os resultados comportamentais em função de ferimentos diferentes e para prever alterações anatômicas no centro da lesão. O propósito deste estudo foi analisar e comparar escalas de classificação locomotora sem ambigüidade, eficientes e expandida para se padronizar as medidas resultantes nos laboratórios.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522004000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522004000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522004000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.12 n.1 2004
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122272496222208