Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kodama,Fábio Yoshikazu
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Camargo,Regina Celi Trindade, Job,Aldo Eloizo, Ozaki,Guilherme Akio Tamura, Koike,Tatiana Emy, Camargo Filho,José Carlos Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000400005
Resumo: OBJETIVOS: Descrever os efeitos da imobilização, da remobilização livre e por meio de exercício físico sobre as propriedades mecânicas do músculo esquelético de ratos de duas faixas etárias. MÉTODOS: 56 ratos Wistar divididos em dois grupos etários, um grupo adulto (cinco meses) e um idoso (15 meses). Estes foram subdivididos em: controle, imobilizado, remobilizado livre e remobilizado por meio de exercício físico. Os membros posteriores dos ratos foram imobilizados por período de sete dias. O protocolo de exercícios foi composto por cinco sessões de natação, uma vez por dia e 25 minutos por sessão. O músculo gastrocnêmio foi submetido a ensaios de tração, sendo avaliadas as propriedades: carga (CLM), alongamento no limite máximo (ALM) e rigidez. RESULTADOS: A imobilização reduziu os valores de CLM e os protocolos de remobilização não foram suficientes para restabelecer aos níveis controle tanto nos animais adultos como nos idosos. O ALM apresentou diferença somente no grupo idoso. CONCLUSÕES: A imobilização reduz a capacidade do músculo de suportar cargas e protocolo de exercício físico apresenta uma tendência a restabelecer os valores ao padrão controle, tanto nos animais adultos como nos idosos. O fator idade interferiu somente no ALM gerando redução desta propriedade no período pós-imobilização. Nível de Evidência II, Investigação dos Resultados do Tratamento.
id SBOT-1_c382bb060d351682ddd25001741f79b1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522012000400005
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilizaçãoMúsculo esqueléticoImobilizaçãoBiomecânicaFatores etáriosOBJETIVOS: Descrever os efeitos da imobilização, da remobilização livre e por meio de exercício físico sobre as propriedades mecânicas do músculo esquelético de ratos de duas faixas etárias. MÉTODOS: 56 ratos Wistar divididos em dois grupos etários, um grupo adulto (cinco meses) e um idoso (15 meses). Estes foram subdivididos em: controle, imobilizado, remobilizado livre e remobilizado por meio de exercício físico. Os membros posteriores dos ratos foram imobilizados por período de sete dias. O protocolo de exercícios foi composto por cinco sessões de natação, uma vez por dia e 25 minutos por sessão. O músculo gastrocnêmio foi submetido a ensaios de tração, sendo avaliadas as propriedades: carga (CLM), alongamento no limite máximo (ALM) e rigidez. RESULTADOS: A imobilização reduziu os valores de CLM e os protocolos de remobilização não foram suficientes para restabelecer aos níveis controle tanto nos animais adultos como nos idosos. O ALM apresentou diferença somente no grupo idoso. CONCLUSÕES: A imobilização reduz a capacidade do músculo de suportar cargas e protocolo de exercício físico apresenta uma tendência a restabelecer os valores ao padrão controle, tanto nos animais adultos como nos idosos. O fator idade interferiu somente no ALM gerando redução desta propriedade no período pós-imobilização. Nível de Evidência II, Investigação dos Resultados do Tratamento.ATHA EDITORA2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000400005Acta Ortopédica Brasileira v.20 n.4 2012reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522012000400005info:eu-repo/semantics/openAccessKodama,Fábio YoshikazuCamargo,Regina Celi TrindadeJob,Aldo EloizoOzaki,Guilherme Akio TamuraKoike,Tatiana EmyCamargo Filho,José Carlos Silvapor2012-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522012000400005Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2012-08-01T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização
title Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização
spellingShingle Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização
Kodama,Fábio Yoshikazu
Músculo esquelético
Imobilização
Biomecânica
Fatores etários
title_short Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização
title_full Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização
title_fullStr Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização
title_full_unstemmed Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização
title_sort Propriedades mecânicas do músculo de ratos adultos e idosos, exercitado pós-imobilização
author Kodama,Fábio Yoshikazu
author_facet Kodama,Fábio Yoshikazu
Camargo,Regina Celi Trindade
Job,Aldo Eloizo
Ozaki,Guilherme Akio Tamura
Koike,Tatiana Emy
Camargo Filho,José Carlos Silva
author_role author
author2 Camargo,Regina Celi Trindade
Job,Aldo Eloizo
Ozaki,Guilherme Akio Tamura
Koike,Tatiana Emy
Camargo Filho,José Carlos Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kodama,Fábio Yoshikazu
Camargo,Regina Celi Trindade
Job,Aldo Eloizo
Ozaki,Guilherme Akio Tamura
Koike,Tatiana Emy
Camargo Filho,José Carlos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Músculo esquelético
Imobilização
Biomecânica
Fatores etários
topic Músculo esquelético
Imobilização
Biomecânica
Fatores etários
description OBJETIVOS: Descrever os efeitos da imobilização, da remobilização livre e por meio de exercício físico sobre as propriedades mecânicas do músculo esquelético de ratos de duas faixas etárias. MÉTODOS: 56 ratos Wistar divididos em dois grupos etários, um grupo adulto (cinco meses) e um idoso (15 meses). Estes foram subdivididos em: controle, imobilizado, remobilizado livre e remobilizado por meio de exercício físico. Os membros posteriores dos ratos foram imobilizados por período de sete dias. O protocolo de exercícios foi composto por cinco sessões de natação, uma vez por dia e 25 minutos por sessão. O músculo gastrocnêmio foi submetido a ensaios de tração, sendo avaliadas as propriedades: carga (CLM), alongamento no limite máximo (ALM) e rigidez. RESULTADOS: A imobilização reduziu os valores de CLM e os protocolos de remobilização não foram suficientes para restabelecer aos níveis controle tanto nos animais adultos como nos idosos. O ALM apresentou diferença somente no grupo idoso. CONCLUSÕES: A imobilização reduz a capacidade do músculo de suportar cargas e protocolo de exercício físico apresenta uma tendência a restabelecer os valores ao padrão controle, tanto nos animais adultos como nos idosos. O fator idade interferiu somente no ALM gerando redução desta propriedade no período pós-imobilização. Nível de Evidência II, Investigação dos Resultados do Tratamento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522012000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.20 n.4 2012
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122274337521664