Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Juliana Motta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ávila,Aluisio Otavio Vargas, Kleinowski,Daniel Nickel, Kroth,Luciano Martins, Contreras,Marcos Emilio Kuschnaroff
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000400003
Resumo: OBJETIVO: Avaliar as características clínicas e baropodométricas da marcha de indivíduos com Hálux Valgo após a osteotomia em Chevron modificada, isolada ou em associação com a osteotomia de Weil. MÉTODOS: FORAM avaliados, antes e três meses após a cirurgia, 27 pés com deformidade leve e moderada. A avaliação clínica incluiu a pontuação da AOFAS e medidas radiográficas. A avaliação baropodométrica foi realizada através da Plataforma Emed-at. As variáveis Pico de Pressão, Integral Pressão-Tempo e Carga Relativa foram calculadas em 10 regiões: calcanhar, mediopé, 1-5º metatársicos, hálux, 2º, 3-5º dedos. RESULTADOS: Após a cirurgia houve aumento na pontuação da AOFAS e redução dos parâmetros radiográficos. A avaliação baropodométrica, após osteotomia em Chevron isolada, demonstrou redução da pressão e da força sob o 1º metatársico e hálux, assim como, aumento dessas variáveis nos metatársicos centrais e laterais. Após a osteotomia em Chevron/Weil ocorreram alterações significativas apenas na região do hálux e dos dedos. CONCLUSÃO: Em curto prazo, a técnica em Chevron modificada promoveu melhora das condições clínicas e dos parâmetros radiográficos. Em relação a avaliação baropodométrica constatou-se uma transferência de cargas da região medial para lateral do antepé, possivelmente pelo curto período de pós-operatório.
id SBOT-1_c753a4cb4d86ab4f74a303b0a8b45432
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522010000400003
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométricoHallux valgusOsteotomiaImpressões plantaresOBJETIVO: Avaliar as características clínicas e baropodométricas da marcha de indivíduos com Hálux Valgo após a osteotomia em Chevron modificada, isolada ou em associação com a osteotomia de Weil. MÉTODOS: FORAM avaliados, antes e três meses após a cirurgia, 27 pés com deformidade leve e moderada. A avaliação clínica incluiu a pontuação da AOFAS e medidas radiográficas. A avaliação baropodométrica foi realizada através da Plataforma Emed-at. As variáveis Pico de Pressão, Integral Pressão-Tempo e Carga Relativa foram calculadas em 10 regiões: calcanhar, mediopé, 1-5º metatársicos, hálux, 2º, 3-5º dedos. RESULTADOS: Após a cirurgia houve aumento na pontuação da AOFAS e redução dos parâmetros radiográficos. A avaliação baropodométrica, após osteotomia em Chevron isolada, demonstrou redução da pressão e da força sob o 1º metatársico e hálux, assim como, aumento dessas variáveis nos metatársicos centrais e laterais. Após a osteotomia em Chevron/Weil ocorreram alterações significativas apenas na região do hálux e dos dedos. CONCLUSÃO: Em curto prazo, a técnica em Chevron modificada promoveu melhora das condições clínicas e dos parâmetros radiográficos. Em relação a avaliação baropodométrica constatou-se uma transferência de cargas da região medial para lateral do antepé, possivelmente pelo curto período de pós-operatório.ATHA EDITORA2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000400003Acta Ortopédica Brasileira v.18 n.4 2010reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522010000400003info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Juliana MottaÁvila,Aluisio Otavio VargasKleinowski,Daniel NickelKroth,Luciano MartinsContreras,Marcos Emilio Kuschnaroffpor2010-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522010000400003Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2010-08-09T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico
title Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico
spellingShingle Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico
Costa,Juliana Motta
Hallux valgus
Osteotomia
Impressões plantares
title_short Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico
title_full Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico
title_fullStr Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico
title_full_unstemmed Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico
title_sort Osteotomia em Chevron modificada: análise preliminar do comportamento baropodométrico
author Costa,Juliana Motta
author_facet Costa,Juliana Motta
Ávila,Aluisio Otavio Vargas
Kleinowski,Daniel Nickel
Kroth,Luciano Martins
Contreras,Marcos Emilio Kuschnaroff
author_role author
author2 Ávila,Aluisio Otavio Vargas
Kleinowski,Daniel Nickel
Kroth,Luciano Martins
Contreras,Marcos Emilio Kuschnaroff
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Juliana Motta
Ávila,Aluisio Otavio Vargas
Kleinowski,Daniel Nickel
Kroth,Luciano Martins
Contreras,Marcos Emilio Kuschnaroff
dc.subject.por.fl_str_mv Hallux valgus
Osteotomia
Impressões plantares
topic Hallux valgus
Osteotomia
Impressões plantares
description OBJETIVO: Avaliar as características clínicas e baropodométricas da marcha de indivíduos com Hálux Valgo após a osteotomia em Chevron modificada, isolada ou em associação com a osteotomia de Weil. MÉTODOS: FORAM avaliados, antes e três meses após a cirurgia, 27 pés com deformidade leve e moderada. A avaliação clínica incluiu a pontuação da AOFAS e medidas radiográficas. A avaliação baropodométrica foi realizada através da Plataforma Emed-at. As variáveis Pico de Pressão, Integral Pressão-Tempo e Carga Relativa foram calculadas em 10 regiões: calcanhar, mediopé, 1-5º metatársicos, hálux, 2º, 3-5º dedos. RESULTADOS: Após a cirurgia houve aumento na pontuação da AOFAS e redução dos parâmetros radiográficos. A avaliação baropodométrica, após osteotomia em Chevron isolada, demonstrou redução da pressão e da força sob o 1º metatársico e hálux, assim como, aumento dessas variáveis nos metatársicos centrais e laterais. Após a osteotomia em Chevron/Weil ocorreram alterações significativas apenas na região do hálux e dos dedos. CONCLUSÃO: Em curto prazo, a técnica em Chevron modificada promoveu melhora das condições clínicas e dos parâmetros radiográficos. Em relação a avaliação baropodométrica constatou-se uma transferência de cargas da região medial para lateral do antepé, possivelmente pelo curto período de pós-operatório.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522010000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.18 n.4 2010
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122273865662464