Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso,Francisco José Nunes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nakano,Augusto Sadao, Frisene,Marcel, Hereda,Manoel Emilio de Freitas, Batista,Bruno de Faria, Kanaji,Paulo Rogério Cardozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000100010
Resumo: OBJETIVO: Avaliar resultados do uso de alendronato de sódio em pós operatório de fratura transtrocanteriana. MÉTODO: Durante seis meses, 75 pacientes foram atendidos no Serviço de Ortopedia devido à fratura transtrocanteriana de fêmur, sendo submetidos a tratamento cirúrgico com fixação através de placa DHS 135°. Foram selecionados 19 pacientes, hígidos, cooperativos, previamente deambuladores, classificados segundo Tronzo em tipo III e cujos quadris contra laterais não haviam sido submetidos a nenhuma cirurgia prévia, permitindo a realização de Densitometria Óssea Mineral no pós-operatório imediato e após seis meses. Os pacientes foram divididos em grupos I e II, com e sem uso de alendronato de sódio, a partir do pós-operatório imediato, respectivamente. O seguimento mínimo foi de seis meses. Após quatro semanas, os pacientes foram avaliados de acordo com a Escala Visual Analógica de Dor (EVA), para observação do índice de reabsorção óssea, a massa óssea e a consolidação radiológica da fratura. RESULTADOS: Houve uma tendência estatística de consolidação radiológica mais precoce com menor reabsorção óssea nos pacientes com uso de alendronato de sódio na pós-fratura com osteoporose estabelecida. CONCLUSÃO: Concluímos que, radiologicamente, os pacientes que utilizaram alendronato de sódio tiveram uma consolidação óssea mais rápida, com menor índice de reabsorção.
id SBOT-1_d169e3dc949d492f2e32ff4bb0d08c35
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522011000100010
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatórioPós-operatórioFratura transtrocanterianaAlendronato de sódioOsteoporoseRadiografiaConsolidaçãoOBJETIVO: Avaliar resultados do uso de alendronato de sódio em pós operatório de fratura transtrocanteriana. MÉTODO: Durante seis meses, 75 pacientes foram atendidos no Serviço de Ortopedia devido à fratura transtrocanteriana de fêmur, sendo submetidos a tratamento cirúrgico com fixação através de placa DHS 135°. Foram selecionados 19 pacientes, hígidos, cooperativos, previamente deambuladores, classificados segundo Tronzo em tipo III e cujos quadris contra laterais não haviam sido submetidos a nenhuma cirurgia prévia, permitindo a realização de Densitometria Óssea Mineral no pós-operatório imediato e após seis meses. Os pacientes foram divididos em grupos I e II, com e sem uso de alendronato de sódio, a partir do pós-operatório imediato, respectivamente. O seguimento mínimo foi de seis meses. Após quatro semanas, os pacientes foram avaliados de acordo com a Escala Visual Analógica de Dor (EVA), para observação do índice de reabsorção óssea, a massa óssea e a consolidação radiológica da fratura. RESULTADOS: Houve uma tendência estatística de consolidação radiológica mais precoce com menor reabsorção óssea nos pacientes com uso de alendronato de sódio na pós-fratura com osteoporose estabelecida. CONCLUSÃO: Concluímos que, radiologicamente, os pacientes que utilizaram alendronato de sódio tiveram uma consolidação óssea mais rápida, com menor índice de reabsorção.ATHA EDITORA2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000100010Acta Ortopédica Brasileira v.19 n.1 2011reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522011000100010info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Francisco José NunesNakano,Augusto SadaoFrisene,MarcelHereda,Manoel Emilio de FreitasBatista,Bruno de FariaKanaji,Paulo Rogério Cardozopor2011-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522011000100010Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2011-04-11T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório
title Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório
spellingShingle Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório
Cardoso,Francisco José Nunes
Pós-operatório
Fratura transtrocanteriana
Alendronato de sódio
Osteoporose
Radiografia
Consolidação
title_short Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório
title_full Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório
title_fullStr Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório
title_full_unstemmed Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório
title_sort Fraturas transtrocanterianas: uso de alendronato no pós-operatório
author Cardoso,Francisco José Nunes
author_facet Cardoso,Francisco José Nunes
Nakano,Augusto Sadao
Frisene,Marcel
Hereda,Manoel Emilio de Freitas
Batista,Bruno de Faria
Kanaji,Paulo Rogério Cardozo
author_role author
author2 Nakano,Augusto Sadao
Frisene,Marcel
Hereda,Manoel Emilio de Freitas
Batista,Bruno de Faria
Kanaji,Paulo Rogério Cardozo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso,Francisco José Nunes
Nakano,Augusto Sadao
Frisene,Marcel
Hereda,Manoel Emilio de Freitas
Batista,Bruno de Faria
Kanaji,Paulo Rogério Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-operatório
Fratura transtrocanteriana
Alendronato de sódio
Osteoporose
Radiografia
Consolidação
topic Pós-operatório
Fratura transtrocanteriana
Alendronato de sódio
Osteoporose
Radiografia
Consolidação
description OBJETIVO: Avaliar resultados do uso de alendronato de sódio em pós operatório de fratura transtrocanteriana. MÉTODO: Durante seis meses, 75 pacientes foram atendidos no Serviço de Ortopedia devido à fratura transtrocanteriana de fêmur, sendo submetidos a tratamento cirúrgico com fixação através de placa DHS 135°. Foram selecionados 19 pacientes, hígidos, cooperativos, previamente deambuladores, classificados segundo Tronzo em tipo III e cujos quadris contra laterais não haviam sido submetidos a nenhuma cirurgia prévia, permitindo a realização de Densitometria Óssea Mineral no pós-operatório imediato e após seis meses. Os pacientes foram divididos em grupos I e II, com e sem uso de alendronato de sódio, a partir do pós-operatório imediato, respectivamente. O seguimento mínimo foi de seis meses. Após quatro semanas, os pacientes foram avaliados de acordo com a Escala Visual Analógica de Dor (EVA), para observação do índice de reabsorção óssea, a massa óssea e a consolidação radiológica da fratura. RESULTADOS: Houve uma tendência estatística de consolidação radiológica mais precoce com menor reabsorção óssea nos pacientes com uso de alendronato de sódio na pós-fratura com osteoporose estabelecida. CONCLUSÃO: Concluímos que, radiologicamente, os pacientes que utilizaram alendronato de sódio tiveram uma consolidação óssea mais rápida, com menor índice de reabsorção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522011000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.19 n.1 2011
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122273923334144