Claudicação na criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santili,Cláudio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lino Júnior,Wilson, Goiano,Ellen de Oliveira, Lins,Romero Antunes Barreto, Waisberg,Gilberto, Braga,Susana dos Reis, Akkari,Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000400002
Resumo: A claudicação na criança é uma queixa frequente nos consultórios dos pediatras, dos ortopedistas pediátricos e nos pronto-socorros. Diversas são as causas para essa condição e identificá-las torna-se um desafio. Quanto maior a idade do paciente, melhor é a coleta da anamnese e mais completo se torna o exame físico, facilitando o raciocínio médico na busca da origem do distúrbio. Para facilitar a abordagem, três grupos etários podem e devem ser considerados. No grupo etário infantil, de um aos três anos de idade, os diagnósticos mais prováveis incluem: sinovite transitória, artrite séptica, desordens neurológicas (paralisia cerebral (PC) branda e distrofia muscular), displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), coxa vara, artrite reumatoide juvenil (ARJ) e neoplasias (osteoma osteoide, leucemia); no grupo etário escolar, dos quatro aos 10 anos de idade, além dos diagnósticos acima, doença de Legg-Calvé-Perthes, menisco discoide, discrepâncias de comprimento dos membros inferiores e "dor do crescimento"; nos adolescentes, dos 11 aos 15 anos de idade: epifisiólise, DDQ, condrólise, síndromes de overuse, osteocondrite dissecante e coalizão tarsal. A proposta deste trabalho é atualizar o leitor em relação à abordagem do paciente pediátrico que apresenta claudicação e discutir as suas prováveis causas.
id SBOT-2_1404f0a94877d4cedf6691bd4e23d21a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162009000400002
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Claudicação na criançaMarchaCriançaClaudicação intermitenteDoença de Legg-PerthesQuadrilOsteocondrite dissecanteArtrite reumatoide juvenilArtrite infecciosaParalisia cerebralSinoviteA claudicação na criança é uma queixa frequente nos consultórios dos pediatras, dos ortopedistas pediátricos e nos pronto-socorros. Diversas são as causas para essa condição e identificá-las torna-se um desafio. Quanto maior a idade do paciente, melhor é a coleta da anamnese e mais completo se torna o exame físico, facilitando o raciocínio médico na busca da origem do distúrbio. Para facilitar a abordagem, três grupos etários podem e devem ser considerados. No grupo etário infantil, de um aos três anos de idade, os diagnósticos mais prováveis incluem: sinovite transitória, artrite séptica, desordens neurológicas (paralisia cerebral (PC) branda e distrofia muscular), displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), coxa vara, artrite reumatoide juvenil (ARJ) e neoplasias (osteoma osteoide, leucemia); no grupo etário escolar, dos quatro aos 10 anos de idade, além dos diagnósticos acima, doença de Legg-Calvé-Perthes, menisco discoide, discrepâncias de comprimento dos membros inferiores e "dor do crescimento"; nos adolescentes, dos 11 aos 15 anos de idade: epifisiólise, DDQ, condrólise, síndromes de overuse, osteocondrite dissecante e coalizão tarsal. A proposta deste trabalho é atualizar o leitor em relação à abordagem do paciente pediátrico que apresenta claudicação e discutir as suas prováveis causas.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000400002Revista Brasileira de Ortopedia v.44 n.4 2009reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162009000400002info:eu-repo/semantics/openAccessSantili,CláudioLino Júnior,WilsonGoiano,Ellen de OliveiraLins,Romero Antunes BarretoWaisberg,GilbertoBraga,Susana dos ReisAkkari,Miguelpor2009-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162009000400002Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2009-09-09T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Claudicação na criança
title Claudicação na criança
spellingShingle Claudicação na criança
Santili,Cláudio
Marcha
Criança
Claudicação intermitente
Doença de Legg-Perthes
Quadril
Osteocondrite dissecante
Artrite reumatoide juvenil
Artrite infecciosa
Paralisia cerebral
Sinovite
title_short Claudicação na criança
title_full Claudicação na criança
title_fullStr Claudicação na criança
title_full_unstemmed Claudicação na criança
title_sort Claudicação na criança
author Santili,Cláudio
author_facet Santili,Cláudio
Lino Júnior,Wilson
Goiano,Ellen de Oliveira
Lins,Romero Antunes Barreto
Waisberg,Gilberto
Braga,Susana dos Reis
Akkari,Miguel
author_role author
author2 Lino Júnior,Wilson
Goiano,Ellen de Oliveira
Lins,Romero Antunes Barreto
Waisberg,Gilberto
Braga,Susana dos Reis
Akkari,Miguel
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santili,Cláudio
Lino Júnior,Wilson
Goiano,Ellen de Oliveira
Lins,Romero Antunes Barreto
Waisberg,Gilberto
Braga,Susana dos Reis
Akkari,Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Marcha
Criança
Claudicação intermitente
Doença de Legg-Perthes
Quadril
Osteocondrite dissecante
Artrite reumatoide juvenil
Artrite infecciosa
Paralisia cerebral
Sinovite
topic Marcha
Criança
Claudicação intermitente
Doença de Legg-Perthes
Quadril
Osteocondrite dissecante
Artrite reumatoide juvenil
Artrite infecciosa
Paralisia cerebral
Sinovite
description A claudicação na criança é uma queixa frequente nos consultórios dos pediatras, dos ortopedistas pediátricos e nos pronto-socorros. Diversas são as causas para essa condição e identificá-las torna-se um desafio. Quanto maior a idade do paciente, melhor é a coleta da anamnese e mais completo se torna o exame físico, facilitando o raciocínio médico na busca da origem do distúrbio. Para facilitar a abordagem, três grupos etários podem e devem ser considerados. No grupo etário infantil, de um aos três anos de idade, os diagnósticos mais prováveis incluem: sinovite transitória, artrite séptica, desordens neurológicas (paralisia cerebral (PC) branda e distrofia muscular), displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), coxa vara, artrite reumatoide juvenil (ARJ) e neoplasias (osteoma osteoide, leucemia); no grupo etário escolar, dos quatro aos 10 anos de idade, além dos diagnósticos acima, doença de Legg-Calvé-Perthes, menisco discoide, discrepâncias de comprimento dos membros inferiores e "dor do crescimento"; nos adolescentes, dos 11 aos 15 anos de idade: epifisiólise, DDQ, condrólise, síndromes de overuse, osteocondrite dissecante e coalizão tarsal. A proposta deste trabalho é atualizar o leitor em relação à abordagem do paciente pediátrico que apresenta claudicação e discutir as suas prováveis causas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162009000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.44 n.4 2009
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122356669612032