Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mestriner,Luiz Aurélio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162012000500003
Resumo: A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular com dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular. A OCD pode levar a alterações degenerativas precoces da articulação, quando não tratada. Este artigo apresenta uma revisão e atualização sobre o problema com ênfase especial no diagnóstico e tratamento. Este pode incluir os métodos conservadores que mostram resultados mais satisfatórios para a OCDJ e os vários métodos cirúrgicos que incluem: técnicas reparativas como a remoção isolada do fragmento, as perfurações ósseas e a fixação do fragmento osteocondral e as técnicas restaurativas como as microfraturas, o transplante osteocondral autólogo (mosaicoplastia), o implante autólogo de condrócitos e o aloenxerto osteocondral fresco, considerando a lesão estável ou instável e sua viabilidade, bem como a maturidade esquelética e localização do processo. Estudos recentes para a avaliação dos resultados dos vários tipos de tratamento demonstram a falta de estudos com níveis de evidência confiáveis e sugere-se maior número de análises multicêntricas, prospectivas, randomizadas e controladas para estabelecer melhores diretrizes para o manuseio da doença.
id SBOT-2_3e5fcd3fd1edea06bcdfd421cb92ac46
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162012000500003
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamentoArticulação do JoelhoCartilagem ArticularOsteocondrite DissecanteA osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular com dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular. A OCD pode levar a alterações degenerativas precoces da articulação, quando não tratada. Este artigo apresenta uma revisão e atualização sobre o problema com ênfase especial no diagnóstico e tratamento. Este pode incluir os métodos conservadores que mostram resultados mais satisfatórios para a OCDJ e os vários métodos cirúrgicos que incluem: técnicas reparativas como a remoção isolada do fragmento, as perfurações ósseas e a fixação do fragmento osteocondral e as técnicas restaurativas como as microfraturas, o transplante osteocondral autólogo (mosaicoplastia), o implante autólogo de condrócitos e o aloenxerto osteocondral fresco, considerando a lesão estável ou instável e sua viabilidade, bem como a maturidade esquelética e localização do processo. Estudos recentes para a avaliação dos resultados dos vários tipos de tratamento demonstram a falta de estudos com níveis de evidência confiáveis e sugere-se maior número de análises multicêntricas, prospectivas, randomizadas e controladas para estabelecer melhores diretrizes para o manuseio da doença.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162012000500003Revista Brasileira de Ortopedia v.47 n.5 2012reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162012000500003info:eu-repo/semantics/openAccessMestriner,Luiz Auréliopor2013-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162012000500003Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2013-01-07T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento
title Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento
spellingShingle Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento
Mestriner,Luiz Aurélio
Articulação do Joelho
Cartilagem Articular
Osteocondrite Dissecante
title_short Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento
title_full Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento
title_fullStr Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento
title_full_unstemmed Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento
title_sort Osteocondrite dissecante do joelho: diagnóstico e tratamento
author Mestriner,Luiz Aurélio
author_facet Mestriner,Luiz Aurélio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mestriner,Luiz Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação do Joelho
Cartilagem Articular
Osteocondrite Dissecante
topic Articulação do Joelho
Cartilagem Articular
Osteocondrite Dissecante
description A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular com dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular. A OCD pode levar a alterações degenerativas precoces da articulação, quando não tratada. Este artigo apresenta uma revisão e atualização sobre o problema com ênfase especial no diagnóstico e tratamento. Este pode incluir os métodos conservadores que mostram resultados mais satisfatórios para a OCDJ e os vários métodos cirúrgicos que incluem: técnicas reparativas como a remoção isolada do fragmento, as perfurações ósseas e a fixação do fragmento osteocondral e as técnicas restaurativas como as microfraturas, o transplante osteocondral autólogo (mosaicoplastia), o implante autólogo de condrócitos e o aloenxerto osteocondral fresco, considerando a lesão estável ou instável e sua viabilidade, bem como a maturidade esquelética e localização do processo. Estudos recentes para a avaliação dos resultados dos vários tipos de tratamento demonstram a falta de estudos com níveis de evidência confiáveis e sugere-se maior número de análises multicêntricas, prospectivas, randomizadas e controladas para estabelecer melhores diretrizes para o manuseio da doença.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162012000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162012000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162012000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.47 n.5 2012
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122358301196288