Adamantinoma de ossos longos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Próspero,José Donato de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Baptista,Pedro Péricles Ribeiro, Consentino,Elio, Hasegawa,Cláudia de Cássia Tanoue, Amary,Maria Fernanda Carriel, Yonamine,Eduardo Sadao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162008000800005
Resumo: OBJETIVOS: Estudar retrospectivamente 18 casos de pacientes com adamantinoma de ossos longos, todos localizados na tíbia; ressaltar a importância da biópsia e a correlação com métodos de imagem para diagnóstico diferencial com osteofibrodisplasia e displasia fibrosa; tecer considerações sobre a natureza do adamantinoma de ossos longos, cujo nome deve-se à analogia histológica com o adamantinoma (ameloblastoma) da mandíbula. MÉTODOS: Foram analisados o quadro clínico, imagens e exames anatomopatológicos complementados com imunohistoquímica e a evolução dos pacientes. Todos foram submetidos a tratamento cirúrgico, 17 com "tibialização" da fíbula e os demais com amputação. RESULTADOS: A evolução pós-cirúrgica mostrou-se imprevisível e não relacionada com os aspectos clínicos ou histopatológicos. Dois pacientes evoluíram com metástases pulmonares e morreram. Seis não tiveram recidivas ou metástases e estão clinicamente curados. Os demais, após alta hospitalar não retornaram à consulta. CONCLUSÕES: Trata-se de rara neoplasia constituída por estruturas epiteliais e mesenquimais que devem ser diagnosticadas com precisão, antes de qualquer procedimento. O tratamento é cirúrgico com ressecção do tumor com boa margem oncológica. O comportamento biológico é variável e imprevisível.
id SBOT-2_45d594ed4614e692585496343ecbc9e3
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162008000800005
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Adamantinoma de ossos longosAdamantinomaTíbia/patologiaDisplasia fibrosa óssea/diagnósticoDiagnóstico diferencialDiagnóstico por imagemOBJETIVOS: Estudar retrospectivamente 18 casos de pacientes com adamantinoma de ossos longos, todos localizados na tíbia; ressaltar a importância da biópsia e a correlação com métodos de imagem para diagnóstico diferencial com osteofibrodisplasia e displasia fibrosa; tecer considerações sobre a natureza do adamantinoma de ossos longos, cujo nome deve-se à analogia histológica com o adamantinoma (ameloblastoma) da mandíbula. MÉTODOS: Foram analisados o quadro clínico, imagens e exames anatomopatológicos complementados com imunohistoquímica e a evolução dos pacientes. Todos foram submetidos a tratamento cirúrgico, 17 com "tibialização" da fíbula e os demais com amputação. RESULTADOS: A evolução pós-cirúrgica mostrou-se imprevisível e não relacionada com os aspectos clínicos ou histopatológicos. Dois pacientes evoluíram com metástases pulmonares e morreram. Seis não tiveram recidivas ou metástases e estão clinicamente curados. Os demais, após alta hospitalar não retornaram à consulta. CONCLUSÕES: Trata-se de rara neoplasia constituída por estruturas epiteliais e mesenquimais que devem ser diagnosticadas com precisão, antes de qualquer procedimento. O tratamento é cirúrgico com ressecção do tumor com boa margem oncológica. O comportamento biológico é variável e imprevisível.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162008000800005Revista Brasileira de Ortopedia v.43 n.8 2008reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162008000800005info:eu-repo/semantics/openAccessPróspero,José Donato deBaptista,Pedro Péricles RibeiroConsentino,ElioHasegawa,Cláudia de Cássia TanoueAmary,Maria Fernanda CarrielYonamine,Eduardo Sadaopor2008-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162008000800005Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2008-09-29T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Adamantinoma de ossos longos
title Adamantinoma de ossos longos
spellingShingle Adamantinoma de ossos longos
Próspero,José Donato de
Adamantinoma
Tíbia/patologia
Displasia fibrosa óssea/diagnóstico
Diagnóstico diferencial
Diagnóstico por imagem
title_short Adamantinoma de ossos longos
title_full Adamantinoma de ossos longos
title_fullStr Adamantinoma de ossos longos
title_full_unstemmed Adamantinoma de ossos longos
title_sort Adamantinoma de ossos longos
author Próspero,José Donato de
author_facet Próspero,José Donato de
Baptista,Pedro Péricles Ribeiro
Consentino,Elio
Hasegawa,Cláudia de Cássia Tanoue
Amary,Maria Fernanda Carriel
Yonamine,Eduardo Sadao
author_role author
author2 Baptista,Pedro Péricles Ribeiro
Consentino,Elio
Hasegawa,Cláudia de Cássia Tanoue
Amary,Maria Fernanda Carriel
Yonamine,Eduardo Sadao
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Próspero,José Donato de
Baptista,Pedro Péricles Ribeiro
Consentino,Elio
Hasegawa,Cláudia de Cássia Tanoue
Amary,Maria Fernanda Carriel
Yonamine,Eduardo Sadao
dc.subject.por.fl_str_mv Adamantinoma
Tíbia/patologia
Displasia fibrosa óssea/diagnóstico
Diagnóstico diferencial
Diagnóstico por imagem
topic Adamantinoma
Tíbia/patologia
Displasia fibrosa óssea/diagnóstico
Diagnóstico diferencial
Diagnóstico por imagem
description OBJETIVOS: Estudar retrospectivamente 18 casos de pacientes com adamantinoma de ossos longos, todos localizados na tíbia; ressaltar a importância da biópsia e a correlação com métodos de imagem para diagnóstico diferencial com osteofibrodisplasia e displasia fibrosa; tecer considerações sobre a natureza do adamantinoma de ossos longos, cujo nome deve-se à analogia histológica com o adamantinoma (ameloblastoma) da mandíbula. MÉTODOS: Foram analisados o quadro clínico, imagens e exames anatomopatológicos complementados com imunohistoquímica e a evolução dos pacientes. Todos foram submetidos a tratamento cirúrgico, 17 com "tibialização" da fíbula e os demais com amputação. RESULTADOS: A evolução pós-cirúrgica mostrou-se imprevisível e não relacionada com os aspectos clínicos ou histopatológicos. Dois pacientes evoluíram com metástases pulmonares e morreram. Seis não tiveram recidivas ou metástases e estão clinicamente curados. Os demais, após alta hospitalar não retornaram à consulta. CONCLUSÕES: Trata-se de rara neoplasia constituída por estruturas epiteliais e mesenquimais que devem ser diagnosticadas com precisão, antes de qualquer procedimento. O tratamento é cirúrgico com ressecção do tumor com boa margem oncológica. O comportamento biológico é variável e imprevisível.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162008000800005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162008000800005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162008000800005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.43 n.8 2008
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122356313096192