Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenor Junior,Antonio Carlos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ribeiro,Fabiano Rebouças, Brasil Filho,Rômulo, Filardi Filho,Cantidio Salvador, Costa,Guilherme Leme da, Menniti,Eduardo Libório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000300005
Resumo: OBJETIVO: Avaliar, através dos resultados clínicos, a eficácia e a segurança da técnica cirúrgica denominada "sistema paraquedas" aplicada em pacientes adultos que sofreram fraturas desviadas e instáveis em duas ou em três partes do úmero proximal. MÉTODOS: Durante o período de janeiro de 1995 a junho de 2006, 59 pacientes adultos com fraturas em duas ou em três partes desviadas e instáveis foram operados pelo Grupo de Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo com a técnica do "sistema paraquedas". Este método consiste em uma banda de tensão intramedular e fixação extra medular em "8" unindo os fragmentos da fratura, utilizando um parafuso esponjoso de 6,5mm com rosca parcial, arruela e dois fios inabsorvíveis, produzindo uma síntese estável, com mínima agressão às partes moles vizinhas, não requerendo a posterior retirada do material. A forma final desta síntese lembra a figura de um paraquedas aberto. Os pacientes tiveram um seguimento pós-operatório mínimo de seis meses. Para o diagnóstico foram realizadas radiografias nas incidências da série trauma de ombro. As fraturas foram classificadas de acordo com o sistema proposto por Neer. Utilizamos a escala da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) na avaliação dos resultados. RESULTADOS: Obteve-se 47% de bons e 26% de excelentes resultados com a técnica do "sistema paraquedas" de acordo com o escore da UCLA. CONCLUSÃO: A técnica do "sistema paraquedas" é opção segura e eficaz de tratamento das fraturas desviadas e instáveis em duas ou três partes do úmero proximal.
id SBOT-2_5492e9511cb4bab9ea54411daa5978bd
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162010000300005
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"OmbroFraturas do úmero/cirurgiaOsteossínteseOBJETIVO: Avaliar, através dos resultados clínicos, a eficácia e a segurança da técnica cirúrgica denominada "sistema paraquedas" aplicada em pacientes adultos que sofreram fraturas desviadas e instáveis em duas ou em três partes do úmero proximal. MÉTODOS: Durante o período de janeiro de 1995 a junho de 2006, 59 pacientes adultos com fraturas em duas ou em três partes desviadas e instáveis foram operados pelo Grupo de Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo com a técnica do "sistema paraquedas". Este método consiste em uma banda de tensão intramedular e fixação extra medular em "8" unindo os fragmentos da fratura, utilizando um parafuso esponjoso de 6,5mm com rosca parcial, arruela e dois fios inabsorvíveis, produzindo uma síntese estável, com mínima agressão às partes moles vizinhas, não requerendo a posterior retirada do material. A forma final desta síntese lembra a figura de um paraquedas aberto. Os pacientes tiveram um seguimento pós-operatório mínimo de seis meses. Para o diagnóstico foram realizadas radiografias nas incidências da série trauma de ombro. As fraturas foram classificadas de acordo com o sistema proposto por Neer. Utilizamos a escala da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) na avaliação dos resultados. RESULTADOS: Obteve-se 47% de bons e 26% de excelentes resultados com a técnica do "sistema paraquedas" de acordo com o escore da UCLA. CONCLUSÃO: A técnica do "sistema paraquedas" é opção segura e eficaz de tratamento das fraturas desviadas e instáveis em duas ou três partes do úmero proximal.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000300005Revista Brasileira de Ortopedia v.45 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162010000300005info:eu-repo/semantics/openAccessTenor Junior,Antonio CarlosRibeiro,Fabiano RebouçasBrasil Filho,RômuloFilardi Filho,Cantidio SalvadorCosta,Guilherme Leme daMenniti,Eduardo Libóriopor2010-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162010000300005Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2010-08-19T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"
title Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"
spellingShingle Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"
Tenor Junior,Antonio Carlos
Ombro
Fraturas do úmero/cirurgia
Osteossíntese
title_short Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"
title_full Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"
title_fullStr Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"
title_full_unstemmed Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"
title_sort Avaliação do tratamento cirúrgico das fraturas em duas ou três partes do úmero proximal com o "sistema paraquedas"
author Tenor Junior,Antonio Carlos
author_facet Tenor Junior,Antonio Carlos
Ribeiro,Fabiano Rebouças
Brasil Filho,Rômulo
Filardi Filho,Cantidio Salvador
Costa,Guilherme Leme da
Menniti,Eduardo Libório
author_role author
author2 Ribeiro,Fabiano Rebouças
Brasil Filho,Rômulo
Filardi Filho,Cantidio Salvador
Costa,Guilherme Leme da
Menniti,Eduardo Libório
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenor Junior,Antonio Carlos
Ribeiro,Fabiano Rebouças
Brasil Filho,Rômulo
Filardi Filho,Cantidio Salvador
Costa,Guilherme Leme da
Menniti,Eduardo Libório
dc.subject.por.fl_str_mv Ombro
Fraturas do úmero/cirurgia
Osteossíntese
topic Ombro
Fraturas do úmero/cirurgia
Osteossíntese
description OBJETIVO: Avaliar, através dos resultados clínicos, a eficácia e a segurança da técnica cirúrgica denominada "sistema paraquedas" aplicada em pacientes adultos que sofreram fraturas desviadas e instáveis em duas ou em três partes do úmero proximal. MÉTODOS: Durante o período de janeiro de 1995 a junho de 2006, 59 pacientes adultos com fraturas em duas ou em três partes desviadas e instáveis foram operados pelo Grupo de Ombro e Cotovelo do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo com a técnica do "sistema paraquedas". Este método consiste em uma banda de tensão intramedular e fixação extra medular em "8" unindo os fragmentos da fratura, utilizando um parafuso esponjoso de 6,5mm com rosca parcial, arruela e dois fios inabsorvíveis, produzindo uma síntese estável, com mínima agressão às partes moles vizinhas, não requerendo a posterior retirada do material. A forma final desta síntese lembra a figura de um paraquedas aberto. Os pacientes tiveram um seguimento pós-operatório mínimo de seis meses. Para o diagnóstico foram realizadas radiografias nas incidências da série trauma de ombro. As fraturas foram classificadas de acordo com o sistema proposto por Neer. Utilizamos a escala da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) na avaliação dos resultados. RESULTADOS: Obteve-se 47% de bons e 26% de excelentes resultados com a técnica do "sistema paraquedas" de acordo com o escore da UCLA. CONCLUSÃO: A técnica do "sistema paraquedas" é opção segura e eficaz de tratamento das fraturas desviadas e instáveis em duas ou três partes do úmero proximal.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162010000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.45 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122356781809664