Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Marcello Zaia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Albano,Mauro Batista, Namba,Mario Massatomo, Cunha,Luiz Antônio Munhoz da, Gonçalves,Renan Rodrigues de Lima, Trindade,Edvaldo Silva, Andrade,Lucas Ferrari, Vidigal,Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162014000100062
Resumo: Objetivo: analisar os efeitos do ácido hialurônico de diferentes pesos moleculares em modelo experimental de osteoartrose em coelhos. Métodos: foram alojados de modo aleatório 44 coelhos da raça California, machos, em três grupos (PR, S e P) e submetidos a ressecção do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Decorridas três semanas do procedimento cirúrgico iniciaram-se as três injeções intra-articulares semanais de ácido hialurônico nativo (Polireumin®)-PR, ácido hialurônico de cadeia ramificada (Synvisc®)-S e soro fisiológico 0,9%-P. Todos os animais foram sacrificados após 12 semanas do ato cirúrgico e os platôs tibiais dos joelhos infiltrados foram dissecados. Cortes histológicos da cartilagem das áreas de apoio com maior espessura dos platôs tibiais foram corados com Alcian Blue pH = 1,0, Alcian Blue pH = 2,5 e Azul de Toluidina para pesquisa da quantidade de proteoglicanos. A intensidade de coloração foi quantificada em um aparelho de microscopia ZeissImager Z2 Metasystems e analisada pelo software MetaferMsearch. A análise estatística consistiu no uso dos testes Kolmorov-Smirnov, análise de variância (Anova), t de Student e qui-quadrado. O nível de significância usado foi de 5%. Resultado: o efeito condroprotetor dos ácidos hialurônicos usados no estudo foi demonstrado quando comparado ao do grupo controle, porém, feita a comparação entre si, não houve diferença estatística quanto à condroproteção. Conclusão: os ácidos hialurônicos testados obtiveram efeito condroprotetor, sem diferença estatística com relação aos diferentes pesos moleculares.
id SBOT-2_7386d2a17de5101d69001e913653e947
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162014000100062
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartroseOsteoartroseÁcido hialurônicoLigamento cruzado anteriorJoelhoCoelhos Objetivo: analisar os efeitos do ácido hialurônico de diferentes pesos moleculares em modelo experimental de osteoartrose em coelhos. Métodos: foram alojados de modo aleatório 44 coelhos da raça California, machos, em três grupos (PR, S e P) e submetidos a ressecção do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Decorridas três semanas do procedimento cirúrgico iniciaram-se as três injeções intra-articulares semanais de ácido hialurônico nativo (Polireumin®)-PR, ácido hialurônico de cadeia ramificada (Synvisc®)-S e soro fisiológico 0,9%-P. Todos os animais foram sacrificados após 12 semanas do ato cirúrgico e os platôs tibiais dos joelhos infiltrados foram dissecados. Cortes histológicos da cartilagem das áreas de apoio com maior espessura dos platôs tibiais foram corados com Alcian Blue pH = 1,0, Alcian Blue pH = 2,5 e Azul de Toluidina para pesquisa da quantidade de proteoglicanos. A intensidade de coloração foi quantificada em um aparelho de microscopia ZeissImager Z2 Metasystems e analisada pelo software MetaferMsearch. A análise estatística consistiu no uso dos testes Kolmorov-Smirnov, análise de variância (Anova), t de Student e qui-quadrado. O nível de significância usado foi de 5%. Resultado: o efeito condroprotetor dos ácidos hialurônicos usados no estudo foi demonstrado quando comparado ao do grupo controle, porém, feita a comparação entre si, não houve diferença estatística quanto à condroproteção. Conclusão: os ácidos hialurônicos testados obtiveram efeito condroprotetor, sem diferença estatística com relação aos diferentes pesos moleculares. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162014000100062Revista Brasileira de Ortopedia v.49 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1016/j.rbo.2013.04.006info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Marcello ZaiaAlbano,Mauro BatistaNamba,Mario MassatomoCunha,Luiz Antônio Munhoz daGonçalves,Renan Rodrigues de LimaTrindade,Edvaldo SilvaAndrade,Lucas FerrariVidigal,Leandropor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162014000100062Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2014-04-11T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose
title Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose
spellingShingle Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose
Oliveira,Marcello Zaia
Osteoartrose
Ácido hialurônico
Ligamento cruzado anterior
Joelho
Coelhos
title_short Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose
title_full Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose
title_fullStr Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose
title_full_unstemmed Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose
title_sort Efeito dos ácidos hialurônicos como condroprotetores em modelo experimental de osteoartrose
author Oliveira,Marcello Zaia
author_facet Oliveira,Marcello Zaia
Albano,Mauro Batista
Namba,Mario Massatomo
Cunha,Luiz Antônio Munhoz da
Gonçalves,Renan Rodrigues de Lima
Trindade,Edvaldo Silva
Andrade,Lucas Ferrari
Vidigal,Leandro
author_role author
author2 Albano,Mauro Batista
Namba,Mario Massatomo
Cunha,Luiz Antônio Munhoz da
Gonçalves,Renan Rodrigues de Lima
Trindade,Edvaldo Silva
Andrade,Lucas Ferrari
Vidigal,Leandro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Marcello Zaia
Albano,Mauro Batista
Namba,Mario Massatomo
Cunha,Luiz Antônio Munhoz da
Gonçalves,Renan Rodrigues de Lima
Trindade,Edvaldo Silva
Andrade,Lucas Ferrari
Vidigal,Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Osteoartrose
Ácido hialurônico
Ligamento cruzado anterior
Joelho
Coelhos
topic Osteoartrose
Ácido hialurônico
Ligamento cruzado anterior
Joelho
Coelhos
description Objetivo: analisar os efeitos do ácido hialurônico de diferentes pesos moleculares em modelo experimental de osteoartrose em coelhos. Métodos: foram alojados de modo aleatório 44 coelhos da raça California, machos, em três grupos (PR, S e P) e submetidos a ressecção do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Decorridas três semanas do procedimento cirúrgico iniciaram-se as três injeções intra-articulares semanais de ácido hialurônico nativo (Polireumin®)-PR, ácido hialurônico de cadeia ramificada (Synvisc®)-S e soro fisiológico 0,9%-P. Todos os animais foram sacrificados após 12 semanas do ato cirúrgico e os platôs tibiais dos joelhos infiltrados foram dissecados. Cortes histológicos da cartilagem das áreas de apoio com maior espessura dos platôs tibiais foram corados com Alcian Blue pH = 1,0, Alcian Blue pH = 2,5 e Azul de Toluidina para pesquisa da quantidade de proteoglicanos. A intensidade de coloração foi quantificada em um aparelho de microscopia ZeissImager Z2 Metasystems e analisada pelo software MetaferMsearch. A análise estatística consistiu no uso dos testes Kolmorov-Smirnov, análise de variância (Anova), t de Student e qui-quadrado. O nível de significância usado foi de 5%. Resultado: o efeito condroprotetor dos ácidos hialurônicos usados no estudo foi demonstrado quando comparado ao do grupo controle, porém, feita a comparação entre si, não houve diferença estatística quanto à condroproteção. Conclusão: os ácidos hialurônicos testados obtiveram efeito condroprotetor, sem diferença estatística com relação aos diferentes pesos moleculares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162014000100062
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162014000100062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbo.2013.04.006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.49 n.1 2014
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122359080288256