Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fucs,Patrícia Maria de Moraes Barros
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Svartman,Celso, Assumpção,Rodrigo Montezuma César de, Savioli,Fellipe Pinheiro, Sereza,Henrique Cerávolo, Yamada,Helder Henzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162007001100003
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o aumento do crescimento fibular em pacientes portadores de seqüela da mielomeningocele com deformidades em pé calcâneo e valgismo do tornozelo submetidos à tenodese de Westin. MÉTODOS: O estudo avaliou seis pacientes (12 pés) portadores de seqüela de mielomeningocele, deambuladores comunitários, submetidos à tenodese do calcâneo na fíbula com pontos transósseos, seguindo a técnica originalmente descrita por Westin, no período de janeiro de 1996 a dezembro de 2000. RESULTADOS: A análise dos resultados da diferença de altura intermaleolar em pacientes com seqüela de mielomeningocele apresentando deformidade tipo pé calcâneo, submetidos ao tratamento cirúrgico com tenodese do calcâneo pela técnica de Westin, evidenciou crescimento do maléolo lateral importante quando comparado com as medidas pré-operatórias (p < 0,05). Os resultados mostram também que o crescimento do maléolo lateral não está relacionado com a idade em que o paciente foi submetido ao tratamento cirúrgico; todos os seis pacientes apresentaram padrões de crescimento diferentes no decorrer do seguimento pós-operatório. Quando se avaliou a correção do ângulo valgo do tornozelo, encontrou-se diminuição do mesmo com correção parcial ou total da deformidade (p < 0,05). CONCLUSÃO: Os resultados mostram que também ocorre o crescimento do maléolo lateral na tenodese do calcâneo pela técnica de Westin em pacientes com seqüela de mielomeningocele devido ao estímulo de crescimento do próprio tendão na fíbula. Porém, esse crescimento não apresenta relação com a idade em que o paciente foi submetido ao procedimento cirúrgico. Houve concomitante correção da angulação em valgo do tornozelo.
id SBOT-2_88e2bbcd3a330223e60274a9c5d26608
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162007001100003
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de WestinMielomeningoceleTenodese/métodosTornozelo/Deformidades do péProcedimentos ortopédicosOBJETIVO: Avaliar o aumento do crescimento fibular em pacientes portadores de seqüela da mielomeningocele com deformidades em pé calcâneo e valgismo do tornozelo submetidos à tenodese de Westin. MÉTODOS: O estudo avaliou seis pacientes (12 pés) portadores de seqüela de mielomeningocele, deambuladores comunitários, submetidos à tenodese do calcâneo na fíbula com pontos transósseos, seguindo a técnica originalmente descrita por Westin, no período de janeiro de 1996 a dezembro de 2000. RESULTADOS: A análise dos resultados da diferença de altura intermaleolar em pacientes com seqüela de mielomeningocele apresentando deformidade tipo pé calcâneo, submetidos ao tratamento cirúrgico com tenodese do calcâneo pela técnica de Westin, evidenciou crescimento do maléolo lateral importante quando comparado com as medidas pré-operatórias (p < 0,05). Os resultados mostram também que o crescimento do maléolo lateral não está relacionado com a idade em que o paciente foi submetido ao tratamento cirúrgico; todos os seis pacientes apresentaram padrões de crescimento diferentes no decorrer do seguimento pós-operatório. Quando se avaliou a correção do ângulo valgo do tornozelo, encontrou-se diminuição do mesmo com correção parcial ou total da deformidade (p < 0,05). CONCLUSÃO: Os resultados mostram que também ocorre o crescimento do maléolo lateral na tenodese do calcâneo pela técnica de Westin em pacientes com seqüela de mielomeningocele devido ao estímulo de crescimento do próprio tendão na fíbula. Porém, esse crescimento não apresenta relação com a idade em que o paciente foi submetido ao procedimento cirúrgico. Houve concomitante correção da angulação em valgo do tornozelo.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162007001100003Revista Brasileira de Ortopedia v.42 n.11-12 2007reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162007001100003info:eu-repo/semantics/openAccessFucs,Patrícia Maria de Moraes BarrosSvartman,CelsoAssumpção,Rodrigo Montezuma César deSavioli,Fellipe PinheiroSereza,Henrique CerávoloYamada,Helder Henzopor2008-02-20T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162007001100003Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2008-02-20T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin
title Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin
spellingShingle Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin
Fucs,Patrícia Maria de Moraes Barros
Mielomeningocele
Tenodese/métodos
Tornozelo/Deformidades do pé
Procedimentos ortopédicos
title_short Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin
title_full Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin
title_fullStr Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin
title_full_unstemmed Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin
title_sort Efeitos no tornozelo da mielomeningocele pós-tenodese de Westin
author Fucs,Patrícia Maria de Moraes Barros
author_facet Fucs,Patrícia Maria de Moraes Barros
Svartman,Celso
Assumpção,Rodrigo Montezuma César de
Savioli,Fellipe Pinheiro
Sereza,Henrique Cerávolo
Yamada,Helder Henzo
author_role author
author2 Svartman,Celso
Assumpção,Rodrigo Montezuma César de
Savioli,Fellipe Pinheiro
Sereza,Henrique Cerávolo
Yamada,Helder Henzo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fucs,Patrícia Maria de Moraes Barros
Svartman,Celso
Assumpção,Rodrigo Montezuma César de
Savioli,Fellipe Pinheiro
Sereza,Henrique Cerávolo
Yamada,Helder Henzo
dc.subject.por.fl_str_mv Mielomeningocele
Tenodese/métodos
Tornozelo/Deformidades do pé
Procedimentos ortopédicos
topic Mielomeningocele
Tenodese/métodos
Tornozelo/Deformidades do pé
Procedimentos ortopédicos
description OBJETIVO: Avaliar o aumento do crescimento fibular em pacientes portadores de seqüela da mielomeningocele com deformidades em pé calcâneo e valgismo do tornozelo submetidos à tenodese de Westin. MÉTODOS: O estudo avaliou seis pacientes (12 pés) portadores de seqüela de mielomeningocele, deambuladores comunitários, submetidos à tenodese do calcâneo na fíbula com pontos transósseos, seguindo a técnica originalmente descrita por Westin, no período de janeiro de 1996 a dezembro de 2000. RESULTADOS: A análise dos resultados da diferença de altura intermaleolar em pacientes com seqüela de mielomeningocele apresentando deformidade tipo pé calcâneo, submetidos ao tratamento cirúrgico com tenodese do calcâneo pela técnica de Westin, evidenciou crescimento do maléolo lateral importante quando comparado com as medidas pré-operatórias (p < 0,05). Os resultados mostram também que o crescimento do maléolo lateral não está relacionado com a idade em que o paciente foi submetido ao tratamento cirúrgico; todos os seis pacientes apresentaram padrões de crescimento diferentes no decorrer do seguimento pós-operatório. Quando se avaliou a correção do ângulo valgo do tornozelo, encontrou-se diminuição do mesmo com correção parcial ou total da deformidade (p < 0,05). CONCLUSÃO: Os resultados mostram que também ocorre o crescimento do maléolo lateral na tenodese do calcâneo pela técnica de Westin em pacientes com seqüela de mielomeningocele devido ao estímulo de crescimento do próprio tendão na fíbula. Porém, esse crescimento não apresenta relação com a idade em que o paciente foi submetido ao procedimento cirúrgico. Houve concomitante correção da angulação em valgo do tornozelo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162007001100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162007001100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162007001100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.42 n.11-12 2007
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122356226064384