Localização do ponto de entrada tibial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Labronici,Pedro José
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moreira Junior,Ildeu Leite, Lyra,Fábio Soares, Franco,José Sergio, Hoffmann,Rolix, Lourenço,Paulo Roberto Barbosa de Toledo, Kojima,Kodi, Hungria Neto,José Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000400006
Resumo: OBJETIVO: Verificar, através de um questionário, o ponto de entrada da haste intramedular na região proximal da tíbia. Métodos: 230 participantes que tratam fraturas da tíbia foram entrevistados. O questionário foi formulado com três segmentos que poderiam ser respondidos com um formato "sim" ou "não" e um quarto, com duas figuras que representavam uma radiografia em anteroposterior (AP) e lateral que poderiam ser respondidas com um formato "A", "B" ou "C". RESULTADOS: A razão mais frequente foi a "facilidade de acesso" (67,8%), seguida do "melhor acesso para inserção da haste" (60,9%) e em terceiro "prevenir a dor no joelho" (27,4%). Existiu relação significativa entre as razões de escolha do acesso como "prevenir dor no joelho" e "evitar tendinites" com os pontos A e C da figura esquemática de radiografia em AP, principalmente o ponto C (crista tibial medial). Observou-se que não existiu diferença significativa nos tipos de acesso em relação ao ligamento patelar, nas figuras esquemáticas de radiografia em AP e perfil entre as faixas etárias. CONCLUSÃO: Observou-se que quanto maior a faixa etária maior a proporção de escolher a pergunta "evitar deformidade em valgo". As razões de aspecto médico (prático) foram relacionadas com o tipo de acesso no ligamento transpatelar, enquanto que as razões de aspecto paciente (funcional) foram relacionadas com o acesso parapatelar medial. O acesso transpatelar foi escolhido pela maioria dos participantes (66,5%).
id SBOT-2_8f0cfee9a57ebabc318f255a79d84f18
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162010000400006
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Localização do ponto de entrada tibialFixação intramedular de fraturasFratura da tíbiaLigamento patelarOBJETIVO: Verificar, através de um questionário, o ponto de entrada da haste intramedular na região proximal da tíbia. Métodos: 230 participantes que tratam fraturas da tíbia foram entrevistados. O questionário foi formulado com três segmentos que poderiam ser respondidos com um formato "sim" ou "não" e um quarto, com duas figuras que representavam uma radiografia em anteroposterior (AP) e lateral que poderiam ser respondidas com um formato "A", "B" ou "C". RESULTADOS: A razão mais frequente foi a "facilidade de acesso" (67,8%), seguida do "melhor acesso para inserção da haste" (60,9%) e em terceiro "prevenir a dor no joelho" (27,4%). Existiu relação significativa entre as razões de escolha do acesso como "prevenir dor no joelho" e "evitar tendinites" com os pontos A e C da figura esquemática de radiografia em AP, principalmente o ponto C (crista tibial medial). Observou-se que não existiu diferença significativa nos tipos de acesso em relação ao ligamento patelar, nas figuras esquemáticas de radiografia em AP e perfil entre as faixas etárias. CONCLUSÃO: Observou-se que quanto maior a faixa etária maior a proporção de escolher a pergunta "evitar deformidade em valgo". As razões de aspecto médico (prático) foram relacionadas com o tipo de acesso no ligamento transpatelar, enquanto que as razões de aspecto paciente (funcional) foram relacionadas com o acesso parapatelar medial. O acesso transpatelar foi escolhido pela maioria dos participantes (66,5%).Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000400006Revista Brasileira de Ortopedia v.45 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162010000400006info:eu-repo/semantics/openAccessLabronici,Pedro JoséMoreira Junior,Ildeu LeiteLyra,Fábio SoaresFranco,José SergioHoffmann,RolixLourenço,Paulo Roberto Barbosa de ToledoKojima,KodiHungria Neto,José Soarespor2010-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162010000400006Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2010-10-15T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Localização do ponto de entrada tibial
title Localização do ponto de entrada tibial
spellingShingle Localização do ponto de entrada tibial
Labronici,Pedro José
Fixação intramedular de fraturas
Fratura da tíbia
Ligamento patelar
title_short Localização do ponto de entrada tibial
title_full Localização do ponto de entrada tibial
title_fullStr Localização do ponto de entrada tibial
title_full_unstemmed Localização do ponto de entrada tibial
title_sort Localização do ponto de entrada tibial
author Labronici,Pedro José
author_facet Labronici,Pedro José
Moreira Junior,Ildeu Leite
Lyra,Fábio Soares
Franco,José Sergio
Hoffmann,Rolix
Lourenço,Paulo Roberto Barbosa de Toledo
Kojima,Kodi
Hungria Neto,José Soares
author_role author
author2 Moreira Junior,Ildeu Leite
Lyra,Fábio Soares
Franco,José Sergio
Hoffmann,Rolix
Lourenço,Paulo Roberto Barbosa de Toledo
Kojima,Kodi
Hungria Neto,José Soares
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Labronici,Pedro José
Moreira Junior,Ildeu Leite
Lyra,Fábio Soares
Franco,José Sergio
Hoffmann,Rolix
Lourenço,Paulo Roberto Barbosa de Toledo
Kojima,Kodi
Hungria Neto,José Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Fixação intramedular de fraturas
Fratura da tíbia
Ligamento patelar
topic Fixação intramedular de fraturas
Fratura da tíbia
Ligamento patelar
description OBJETIVO: Verificar, através de um questionário, o ponto de entrada da haste intramedular na região proximal da tíbia. Métodos: 230 participantes que tratam fraturas da tíbia foram entrevistados. O questionário foi formulado com três segmentos que poderiam ser respondidos com um formato "sim" ou "não" e um quarto, com duas figuras que representavam uma radiografia em anteroposterior (AP) e lateral que poderiam ser respondidas com um formato "A", "B" ou "C". RESULTADOS: A razão mais frequente foi a "facilidade de acesso" (67,8%), seguida do "melhor acesso para inserção da haste" (60,9%) e em terceiro "prevenir a dor no joelho" (27,4%). Existiu relação significativa entre as razões de escolha do acesso como "prevenir dor no joelho" e "evitar tendinites" com os pontos A e C da figura esquemática de radiografia em AP, principalmente o ponto C (crista tibial medial). Observou-se que não existiu diferença significativa nos tipos de acesso em relação ao ligamento patelar, nas figuras esquemáticas de radiografia em AP e perfil entre as faixas etárias. CONCLUSÃO: Observou-se que quanto maior a faixa etária maior a proporção de escolher a pergunta "evitar deformidade em valgo". As razões de aspecto médico (prático) foram relacionadas com o tipo de acesso no ligamento transpatelar, enquanto que as razões de aspecto paciente (funcional) foram relacionadas com o acesso parapatelar medial. O acesso transpatelar foi escolhido pela maioria dos participantes (66,5%).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162010000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.45 n.4 2010
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122357050245120