Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardenberg,Trajano
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Muller,Sérgio Swain, Garms,Luciana Zauhy, Miduati,Francini Belluci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162011000300013
Resumo: OBJETIVO: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito, nas propriedades mecânicas, do arranjo de reparo com material de sutura, no tendão calcâneo de rato, na ausência de processo de cicatrização. MÉTODO: Foram utilizados 12 ratos machos da linhagem Wistar. Os animais foram submetidos à colocação de ponto de sutura tipo Kessler modificado no tendão calcâneo. Os sacrifícios foram realizados nos períodos imediato e com seis semanas de pós-operatório. As propriedades mecânicas estudadas foram: carga máxima, tensão na carga máxima e módulo de elasticidade. O tendão contralateral foi usado como controle. RESULTADOS: A análise estatística indicou que, em relação aos períodos estudados, os valores das propriedades mecânicas não apresentaram diferenças significativas. Em relação ao controle, isto é, tendão contralateral sem sutura, os resultados demonstram que, com seis semanas de pós-operatório, houve queda dos valores do módulo de elasticidade, enquanto a carga máxima e a tensão na carga máxima não apresentaram variações significativas. CONCLUSÃO: A colocação de material de sutura em tendão extrassinovial não lesado provocou queda do módulo de elasticidade, porém não interferiu na carga máxima e na tensão na carga máxima após seis semanas de pós-operatório.
id SBOT-2_aefe4e3c52cc8b3879747858da19d74b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162011000300013
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratosSuturasResistência à TraçãoTendão CalcâneoRatoBiomecânicaOBJETIVO: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito, nas propriedades mecânicas, do arranjo de reparo com material de sutura, no tendão calcâneo de rato, na ausência de processo de cicatrização. MÉTODO: Foram utilizados 12 ratos machos da linhagem Wistar. Os animais foram submetidos à colocação de ponto de sutura tipo Kessler modificado no tendão calcâneo. Os sacrifícios foram realizados nos períodos imediato e com seis semanas de pós-operatório. As propriedades mecânicas estudadas foram: carga máxima, tensão na carga máxima e módulo de elasticidade. O tendão contralateral foi usado como controle. RESULTADOS: A análise estatística indicou que, em relação aos períodos estudados, os valores das propriedades mecânicas não apresentaram diferenças significativas. Em relação ao controle, isto é, tendão contralateral sem sutura, os resultados demonstram que, com seis semanas de pós-operatório, houve queda dos valores do módulo de elasticidade, enquanto a carga máxima e a tensão na carga máxima não apresentaram variações significativas. CONCLUSÃO: A colocação de material de sutura em tendão extrassinovial não lesado provocou queda do módulo de elasticidade, porém não interferiu na carga máxima e na tensão na carga máxima após seis semanas de pós-operatório.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162011000300013Revista Brasileira de Ortopedia v.46 n.3 2011reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162011000300013info:eu-repo/semantics/openAccessSardenberg,TrajanoMuller,Sérgio SwainGarms,Luciana ZauhyMiduati,Francini Bellucipor2011-09-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162011000300013Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2011-09-08T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos
title Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos
spellingShingle Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos
Sardenberg,Trajano
Suturas
Resistência à Tração
Tendão Calcâneo
Rato
Biomecânica
title_short Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos
title_full Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos
title_fullStr Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos
title_full_unstemmed Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos
title_sort Efeito tardio e imediato da sutura em tendão extrassinovial íntegro: estudo biomecânico em ratos
author Sardenberg,Trajano
author_facet Sardenberg,Trajano
Muller,Sérgio Swain
Garms,Luciana Zauhy
Miduati,Francini Belluci
author_role author
author2 Muller,Sérgio Swain
Garms,Luciana Zauhy
Miduati,Francini Belluci
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardenberg,Trajano
Muller,Sérgio Swain
Garms,Luciana Zauhy
Miduati,Francini Belluci
dc.subject.por.fl_str_mv Suturas
Resistência à Tração
Tendão Calcâneo
Rato
Biomecânica
topic Suturas
Resistência à Tração
Tendão Calcâneo
Rato
Biomecânica
description OBJETIVO: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito, nas propriedades mecânicas, do arranjo de reparo com material de sutura, no tendão calcâneo de rato, na ausência de processo de cicatrização. MÉTODO: Foram utilizados 12 ratos machos da linhagem Wistar. Os animais foram submetidos à colocação de ponto de sutura tipo Kessler modificado no tendão calcâneo. Os sacrifícios foram realizados nos períodos imediato e com seis semanas de pós-operatório. As propriedades mecânicas estudadas foram: carga máxima, tensão na carga máxima e módulo de elasticidade. O tendão contralateral foi usado como controle. RESULTADOS: A análise estatística indicou que, em relação aos períodos estudados, os valores das propriedades mecânicas não apresentaram diferenças significativas. Em relação ao controle, isto é, tendão contralateral sem sutura, os resultados demonstram que, com seis semanas de pós-operatório, houve queda dos valores do módulo de elasticidade, enquanto a carga máxima e a tensão na carga máxima não apresentaram variações significativas. CONCLUSÃO: A colocação de material de sutura em tendão extrassinovial não lesado provocou queda do módulo de elasticidade, porém não interferiu na carga máxima e na tensão na carga máxima após seis semanas de pós-operatório.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162011000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162011000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162011000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.46 n.3 2011
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122357728673792