Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grava,André Luiz de Souza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferrari,Luiz Fernando, Parada,Carlos Amílcar, Defino,Helton Luiz Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000600011
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o efeito de drogas anti-inflamatórias (dexametasona, indometacina, atenolol, indometacina e atenolol) e analgésica (morfina) sobre a hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo em contato com o gânglio da raiz dorsal de L5. MÉTODOS: Trinta ratos Wistar machos com peso de 220 a 250g foram utilizados no estudo. A indução da hiperalgesia foi realizada por meio do contato de fragmento de núcleo pulposo retirado da região sacrococcígea e colocado sobre o gânglio da raiz dorsal de L5. Os 30 animais foram divididos em grupos experimentais de acordo com a droga utilizada. As drogas foram administradas durante duas semanas a partir da realização do procedimento cirúrgico para a indução da hiperalgesia. A hiperalgesia mecânica e térmica foram avaliadas por meio do teste da pressão constante da pata, von Frey eletrônico e Hargraves por um período de sete semanas. RESULTADOS: A maior redução da hiperalgesia foi observada no grupo de animais tratados pela morfina, seguido pela dexametasona, indometacina e atenolol. A redução da hiperalgesia foi observada após a interrupção da administração das drogas, com exceção do grupo de animais tratados com morfina, nos quais ocorreu aumento da hiperalgesia após a interrupção do tratamento. CONCLUSÕES: A hiperalgesia induzida pelo contato do núcleo pulposo com o gânglio da raiz dorsal pode ser reduzida com a administração de anti-inflamatórios e analgésicos, tendo sido observado a maior redução da hiperalgesia com a administração da morfina e dexametasona.
id SBOT-2_b31418f53c6462b5da5d2697a8bff709
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162010000600011
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposoColuna VertebralDisco IntervertebralDor LombarHiperalgesiaDeslocamento do Disco IntervertebralRatos WistarOBJETIVO: Avaliar o efeito de drogas anti-inflamatórias (dexametasona, indometacina, atenolol, indometacina e atenolol) e analgésica (morfina) sobre a hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo em contato com o gânglio da raiz dorsal de L5. MÉTODOS: Trinta ratos Wistar machos com peso de 220 a 250g foram utilizados no estudo. A indução da hiperalgesia foi realizada por meio do contato de fragmento de núcleo pulposo retirado da região sacrococcígea e colocado sobre o gânglio da raiz dorsal de L5. Os 30 animais foram divididos em grupos experimentais de acordo com a droga utilizada. As drogas foram administradas durante duas semanas a partir da realização do procedimento cirúrgico para a indução da hiperalgesia. A hiperalgesia mecânica e térmica foram avaliadas por meio do teste da pressão constante da pata, von Frey eletrônico e Hargraves por um período de sete semanas. RESULTADOS: A maior redução da hiperalgesia foi observada no grupo de animais tratados pela morfina, seguido pela dexametasona, indometacina e atenolol. A redução da hiperalgesia foi observada após a interrupção da administração das drogas, com exceção do grupo de animais tratados com morfina, nos quais ocorreu aumento da hiperalgesia após a interrupção do tratamento. CONCLUSÕES: A hiperalgesia induzida pelo contato do núcleo pulposo com o gânglio da raiz dorsal pode ser reduzida com a administração de anti-inflamatórios e analgésicos, tendo sido observado a maior redução da hiperalgesia com a administração da morfina e dexametasona.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000600011Revista Brasileira de Ortopedia v.45 n.6 2010reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162010000600011info:eu-repo/semantics/openAccessGrava,André Luiz de SouzaFerrari,Luiz FernandoParada,Carlos AmílcarDefino,Helton Luiz Aparecidopor2011-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162010000600011Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2011-02-04T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo
title Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo
spellingShingle Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo
Grava,André Luiz de Souza
Coluna Vertebral
Disco Intervertebral
Dor Lombar
Hiperalgesia
Deslocamento do Disco Intervertebral
Ratos Wistar
title_short Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo
title_full Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo
title_fullStr Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo
title_full_unstemmed Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo
title_sort Tratamento farmacológico da hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo
author Grava,André Luiz de Souza
author_facet Grava,André Luiz de Souza
Ferrari,Luiz Fernando
Parada,Carlos Amílcar
Defino,Helton Luiz Aparecido
author_role author
author2 Ferrari,Luiz Fernando
Parada,Carlos Amílcar
Defino,Helton Luiz Aparecido
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grava,André Luiz de Souza
Ferrari,Luiz Fernando
Parada,Carlos Amílcar
Defino,Helton Luiz Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Coluna Vertebral
Disco Intervertebral
Dor Lombar
Hiperalgesia
Deslocamento do Disco Intervertebral
Ratos Wistar
topic Coluna Vertebral
Disco Intervertebral
Dor Lombar
Hiperalgesia
Deslocamento do Disco Intervertebral
Ratos Wistar
description OBJETIVO: Avaliar o efeito de drogas anti-inflamatórias (dexametasona, indometacina, atenolol, indometacina e atenolol) e analgésica (morfina) sobre a hiperalgesia experimentalmente induzida pelo núcleo pulposo em contato com o gânglio da raiz dorsal de L5. MÉTODOS: Trinta ratos Wistar machos com peso de 220 a 250g foram utilizados no estudo. A indução da hiperalgesia foi realizada por meio do contato de fragmento de núcleo pulposo retirado da região sacrococcígea e colocado sobre o gânglio da raiz dorsal de L5. Os 30 animais foram divididos em grupos experimentais de acordo com a droga utilizada. As drogas foram administradas durante duas semanas a partir da realização do procedimento cirúrgico para a indução da hiperalgesia. A hiperalgesia mecânica e térmica foram avaliadas por meio do teste da pressão constante da pata, von Frey eletrônico e Hargraves por um período de sete semanas. RESULTADOS: A maior redução da hiperalgesia foi observada no grupo de animais tratados pela morfina, seguido pela dexametasona, indometacina e atenolol. A redução da hiperalgesia foi observada após a interrupção da administração das drogas, com exceção do grupo de animais tratados com morfina, nos quais ocorreu aumento da hiperalgesia após a interrupção do tratamento. CONCLUSÕES: A hiperalgesia induzida pelo contato do núcleo pulposo com o gânglio da raiz dorsal pode ser reduzida com a administração de anti-inflamatórios e analgésicos, tendo sido observado a maior redução da hiperalgesia com a administração da morfina e dexametasona.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000600011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000600011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162010000600011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.45 n.6 2010
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122357355380736