Eficácia do aprendizado da videoartroscopia em modelos sintéticos
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ortopedia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162012000100012 |
Resumo: | OBJETIVOS: Os autores avaliaram o aprendizado da técnica de triangulação videoartroscópica, utilizando o simulador sintético SAM® (Shoulder Arthroscopy Model). Método: Vinte residentes de Ortopedia, sem conhecimento prévio da técnica artroscópica, foram avaliados antes e depois do treinamento. As tarefas consistiam em posicionar, em portais preestabelecidos, quatro fios presos a uma âncora colocada no colo anatômico do úmero. Foram observados o tempo, o número de movimentos, a quantidade de tentativas, a quantidade de erros e a comparação das etapas das tarefas antes e depois do treinamento no modelo. RESULTADOS: Os dados foram submetidos à avaliação estatística, havendo diferença significativa na comparação das variáveis avaliadas antes e depois do treinamento. CONCLUSÃO: O resultado deste estudo nos permite concluir que o treinamento da videoartroscopia no modelo SAM possibilita que o cirurgião consiga realizar tarefas necessárias para a cirurgia videoartroscópica em menor tempo, cometendo menos erros, desenvolvendo também a habilidade de lidar com a imagem videoartroscópica. |
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Eficácia do aprendizado da videoartroscopia em modelos sintéticosCirurgia Vídeo-AssistidaOmbroTreinamentoOBJETIVOS: Os autores avaliaram o aprendizado da técnica de triangulação videoartroscópica, utilizando o simulador sintético SAM® (Shoulder Arthroscopy Model). Método: Vinte residentes de Ortopedia, sem conhecimento prévio da técnica artroscópica, foram avaliados antes e depois do treinamento. As tarefas consistiam em posicionar, em portais preestabelecidos, quatro fios presos a uma âncora colocada no colo anatômico do úmero. Foram observados o tempo, o número de movimentos, a quantidade de tentativas, a quantidade de erros e a comparação das etapas das tarefas antes e depois do treinamento no modelo. RESULTADOS: Os dados foram submetidos à avaliação estatística, havendo diferença significativa na comparação das variáveis avaliadas antes e depois do treinamento. CONCLUSÃO: O resultado deste estudo nos permite concluir que o treinamento da videoartroscopia no modelo SAM possibilita que o cirurgião consiga realizar tarefas necessárias para a cirurgia videoartroscópica em menor tempo, cometendo menos erros, desenvolvendo também a habilidade de lidar com a imagem videoartroscópica.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162012000100012Revista Brasileira de Ortopedia v.47 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162012000100012info:eu-repo/semantics/openAccessDal Molin,Fabio FarinaMothes,Fernando CarlosFeder,Marta Goldmanpor2012-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162012000100012Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2012-04-13T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false |
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