Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginaldo,Sandro da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Macedo,Ruy Rocha de, Amaral,Rogério de Andrade, Cardoso,André Luiz Passos, Araújo,Helder Rocha Silva, Daher,Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000300006
Resumo: OBJETIVO: Demonstrar os resultados estéticos e funcionais de pacientes submetidos à correção cirúrgica de escápula alta congênita - deformidade de Sprengel - por uma modificação da técnica de Green, bem como avaliar o grau de satisfação dos pacientes e as complicações da técnica utilizada. MÉTODOS: Foram avaliados nove pacientes operados pela técnica de Green modificada, no período de setembro de 1993 a abril de 2008. Como modificação da técnica original foram realizados descolamento muscular subperiosteal, ressecção apenas da porção súpero-medial da escápula e, em vez da utilização de tração esquelética, optou-se pela fixação com fio de aço subcutâneo da porção medial da espinha da escápula à crista ilíaca posterior contralateral. A idade média dos pacientes foi de sete anos e três meses. O seguimento pós-operatório médio foi de três anos e sete meses. RESULTADOS: Houve incremento médio na elevação de cerca de 39º (variando de 0º a 80º ). Segundo a classificação de Cavendish, obteve-se a melhora estética de dois graus em oito casos e de três graus em um. Todos os pacientes ficaram satisfeitos com o resultado. CONCLUSÕES: Os pacientes com deformidade de Sprengel submetidos a tratamento cirúrgico por meio de uma modificação da técnica de Green, com fixação da escápula na crista ilíaca posterior contralateral em vez de se utilizar tração esquelética, apresentaram melhora tanto funcional como estética; todos os pacientes e/ou familiares ficaram satisfeitos e as complicações relacionadas com a técnica cirúrgica não interferiram no resultado final.
id SBOT-2_df71d237cc98bcaa84a6324e2ccb29e4
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162009000300006
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificadaDeformidade de SprengelEscápulaOBJETIVO: Demonstrar os resultados estéticos e funcionais de pacientes submetidos à correção cirúrgica de escápula alta congênita - deformidade de Sprengel - por uma modificação da técnica de Green, bem como avaliar o grau de satisfação dos pacientes e as complicações da técnica utilizada. MÉTODOS: Foram avaliados nove pacientes operados pela técnica de Green modificada, no período de setembro de 1993 a abril de 2008. Como modificação da técnica original foram realizados descolamento muscular subperiosteal, ressecção apenas da porção súpero-medial da escápula e, em vez da utilização de tração esquelética, optou-se pela fixação com fio de aço subcutâneo da porção medial da espinha da escápula à crista ilíaca posterior contralateral. A idade média dos pacientes foi de sete anos e três meses. O seguimento pós-operatório médio foi de três anos e sete meses. RESULTADOS: Houve incremento médio na elevação de cerca de 39º (variando de 0º a 80º ). Segundo a classificação de Cavendish, obteve-se a melhora estética de dois graus em oito casos e de três graus em um. Todos os pacientes ficaram satisfeitos com o resultado. CONCLUSÕES: Os pacientes com deformidade de Sprengel submetidos a tratamento cirúrgico por meio de uma modificação da técnica de Green, com fixação da escápula na crista ilíaca posterior contralateral em vez de se utilizar tração esquelética, apresentaram melhora tanto funcional como estética; todos os pacientes e/ou familiares ficaram satisfeitos e as complicações relacionadas com a técnica cirúrgica não interferiram no resultado final.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000300006Revista Brasileira de Ortopedia v.44 n.3 2009reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S0102-36162009000300006info:eu-repo/semantics/openAccessReginaldo,Sandro da SilvaMacedo,Ruy Rocha deAmaral,Rogério de AndradeCardoso,André Luiz PassosAraújo,Helder Rocha SilvaDaher,Sergiopor2009-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162009000300006Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2009-08-31T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada
title Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada
spellingShingle Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada
Reginaldo,Sandro da Silva
Deformidade de Sprengel
Escápula
title_short Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada
title_full Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada
title_fullStr Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada
title_full_unstemmed Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada
title_sort Deformidade de Sprengel: tratamento cirúrgico pela técnica de green modificada
author Reginaldo,Sandro da Silva
author_facet Reginaldo,Sandro da Silva
Macedo,Ruy Rocha de
Amaral,Rogério de Andrade
Cardoso,André Luiz Passos
Araújo,Helder Rocha Silva
Daher,Sergio
author_role author
author2 Macedo,Ruy Rocha de
Amaral,Rogério de Andrade
Cardoso,André Luiz Passos
Araújo,Helder Rocha Silva
Daher,Sergio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginaldo,Sandro da Silva
Macedo,Ruy Rocha de
Amaral,Rogério de Andrade
Cardoso,André Luiz Passos
Araújo,Helder Rocha Silva
Daher,Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Deformidade de Sprengel
Escápula
topic Deformidade de Sprengel
Escápula
description OBJETIVO: Demonstrar os resultados estéticos e funcionais de pacientes submetidos à correção cirúrgica de escápula alta congênita - deformidade de Sprengel - por uma modificação da técnica de Green, bem como avaliar o grau de satisfação dos pacientes e as complicações da técnica utilizada. MÉTODOS: Foram avaliados nove pacientes operados pela técnica de Green modificada, no período de setembro de 1993 a abril de 2008. Como modificação da técnica original foram realizados descolamento muscular subperiosteal, ressecção apenas da porção súpero-medial da escápula e, em vez da utilização de tração esquelética, optou-se pela fixação com fio de aço subcutâneo da porção medial da espinha da escápula à crista ilíaca posterior contralateral. A idade média dos pacientes foi de sete anos e três meses. O seguimento pós-operatório médio foi de três anos e sete meses. RESULTADOS: Houve incremento médio na elevação de cerca de 39º (variando de 0º a 80º ). Segundo a classificação de Cavendish, obteve-se a melhora estética de dois graus em oito casos e de três graus em um. Todos os pacientes ficaram satisfeitos com o resultado. CONCLUSÕES: Os pacientes com deformidade de Sprengel submetidos a tratamento cirúrgico por meio de uma modificação da técnica de Green, com fixação da escápula na crista ilíaca posterior contralateral em vez de se utilizar tração esquelética, apresentaram melhora tanto funcional como estética; todos os pacientes e/ou familiares ficaram satisfeitos e as complicações relacionadas com a técnica cirúrgica não interferiram no resultado final.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-36162009000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.44 n.3 2009
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122356654931968