Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Anderson Luiz de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado,Eduardo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162014000100094
Resumo: A luxação anterior exposta do quadril é condição rara e resulta de trauma de alta energia. Até o momento, foram descritos na literatura 10 casos. Sua raridade deve-se à estabilidade inerente da articulação e à posição profunda na pelve, com fortes ligamentos e musculatura volumosa ao seu redor. Influenciam o prognóstico dessa lesão diversos fatores, tais como grau de contaminação, lesões de partes moles, idade do paciente e, principalmente, atraso na redução. As principais complicações são: artrose do quadril, com incidência que pode chegar a 50% dos casos, quando associada a fraturas da cabeça femoral; e osteonecrose da cabeça do fêmur, com incidência entre 1,7% e 40% (nos casos de luxação anterior fechada). Por causa da raridade e da potencial incapacidade funcional decorrente dessa lesão, relatamos o caso de um homem de 46 anos vítima de acidente automobilístico. Foi feita redução do quadril (luxação do tipo anterior alta) nas primeiras três horas pós-trauma. O paciente foi mantido sem carga até a sexta semana, com carga total após a 10ª semana. Após um ano de seguimento, observou-se resultado funcional pobre (Harris Hip Score: 52), provavelmente por causa de lesão labral associada, porém sem sinais na ressonância nuclear magnética de osteonecrose da cabeça femoral.
id SBOT-2_f7b82c5c3b40af2770c1dfde0bafe1a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-36162014000100094
network_acronym_str SBOT-2
network_name_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository_id_str
spelling Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literaturaQuadrilLuxação do quadrilFraturas do quadrilFraturas expostasA luxação anterior exposta do quadril é condição rara e resulta de trauma de alta energia. Até o momento, foram descritos na literatura 10 casos. Sua raridade deve-se à estabilidade inerente da articulação e à posição profunda na pelve, com fortes ligamentos e musculatura volumosa ao seu redor. Influenciam o prognóstico dessa lesão diversos fatores, tais como grau de contaminação, lesões de partes moles, idade do paciente e, principalmente, atraso na redução. As principais complicações são: artrose do quadril, com incidência que pode chegar a 50% dos casos, quando associada a fraturas da cabeça femoral; e osteonecrose da cabeça do fêmur, com incidência entre 1,7% e 40% (nos casos de luxação anterior fechada). Por causa da raridade e da potencial incapacidade funcional decorrente dessa lesão, relatamos o caso de um homem de 46 anos vítima de acidente automobilístico. Foi feita redução do quadril (luxação do tipo anterior alta) nas primeiras três horas pós-trauma. O paciente foi mantido sem carga até a sexta semana, com carga total após a 10ª semana. Após um ano de seguimento, observou-se resultado funcional pobre (Harris Hip Score: 52), provavelmente por causa de lesão labral associada, porém sem sinais na ressonância nuclear magnética de osteonecrose da cabeça femoral.Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162014000100094Revista Brasileira de Ortopedia v.49 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1016/j.rbo.2013.04.010info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Anderson Luiz deMachado,Eduardo Gomespor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-36162014000100094Revistahttp://www.rbo.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbo@sbot.org.br1982-43780102-3616opendoar:2014-04-11T00:00Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura
title Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura
spellingShingle Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura
Oliveira,Anderson Luiz de
Quadril
Luxação do quadril
Fraturas do quadril
Fraturas expostas
title_short Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura
title_full Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura
title_fullStr Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura
title_full_unstemmed Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura
title_sort Luxação anterior exposta do quadril em um adulto: relato de caso e revisão da literatura
author Oliveira,Anderson Luiz de
author_facet Oliveira,Anderson Luiz de
Machado,Eduardo Gomes
author_role author
author2 Machado,Eduardo Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Anderson Luiz de
Machado,Eduardo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Quadril
Luxação do quadril
Fraturas do quadril
Fraturas expostas
topic Quadril
Luxação do quadril
Fraturas do quadril
Fraturas expostas
description A luxação anterior exposta do quadril é condição rara e resulta de trauma de alta energia. Até o momento, foram descritos na literatura 10 casos. Sua raridade deve-se à estabilidade inerente da articulação e à posição profunda na pelve, com fortes ligamentos e musculatura volumosa ao seu redor. Influenciam o prognóstico dessa lesão diversos fatores, tais como grau de contaminação, lesões de partes moles, idade do paciente e, principalmente, atraso na redução. As principais complicações são: artrose do quadril, com incidência que pode chegar a 50% dos casos, quando associada a fraturas da cabeça femoral; e osteonecrose da cabeça do fêmur, com incidência entre 1,7% e 40% (nos casos de luxação anterior fechada). Por causa da raridade e da potencial incapacidade funcional decorrente dessa lesão, relatamos o caso de um homem de 46 anos vítima de acidente automobilístico. Foi feita redução do quadril (luxação do tipo anterior alta) nas primeiras três horas pós-trauma. O paciente foi mantido sem carga até a sexta semana, com carga total após a 10ª semana. Após um ano de seguimento, observou-se resultado funcional pobre (Harris Hip Score: 52), provavelmente por causa de lesão labral associada, porém sem sinais na ressonância nuclear magnética de osteonecrose da cabeça femoral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162014000100094
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162014000100094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbo.2013.04.010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia v.49 n.1 2014
reponame:Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
collection Revista Brasileira de Ortopedia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ortopedia (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv ||rbo@sbot.org.br
_version_ 1752122359090774016