Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maluf,Chams Bicalho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Indiayara Oliveira, Vidigal,Pedro Guatimosim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000600004
Resumo: INTRODUÇÃO: Poucos laboratórios no Brasil realizam a avaliação da comutatividade dos resultados de exames, provavelmente por desconhecimento dos procedimentos para sua realização e também pela pouca importância dada a essa avaliação. OBJETIVO: Avaliar a comutatividade dos resultados de exames hematológicos realizados em três analisadores automatizados em um laboratório de um hospital público universitário, em Belo Horizonte, MG, Brasil, propondo procedimento prático, de baixa complexidade, factível de ser utilizado em laboratórios clínicos. MATERIAL E MÉTODOS: As amostras foram selecionadas visando obter valores nos níveis de decisão terapêutica. Foram processadas seis amostras por dia, durante quatro dias, em duplicata em três analisadores, totalizando 48 replicatas em cada instrumento. Foi avaliada a correlação entre os resultados de 10 dos principais parâmetros hematológicos obtidos nos instrumentos-teste e aqueles obtidos com o instrumento-referência. Foram estimados os erros sistemáticos e totais, considerando as especificações da variação biológica como limite máximo aceitável. RESULTADOS: O coeficiente de correlação (r) entre os equipamentos para os parâmetros investigados foi > 0,975. Os erros sistemático (médio) e total, obtidos para os parâmetros analisados, quando se comparam os equipamentos de teste com o de referência, atenderam às especificações da qualidade definidos. Discussão: A comutatividade é um importante processo da gestão da qualidade do laboratório clínico e visa garantir a comparabilidade de resultados de exames realizados por diferentes sistemas. CONCLUSÃO: Utilizando procedimento padronizado internacionalmente, prático e de baixa complexidade, demonstrou-se que os exames realizados nos equipamentos avaliados são equivalentes, podendo ser usados indistintamente no acompanhamento de pacientes.
id SBP-1_1f4fa95a95c42f300a75dcec25f5d574
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442011000600004
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicosContagem de células sanguíneasTécnicas e procedimentos de laboratórioControle da qualidadeAcreditaçãoGestão em saúdeComutatividadeINTRODUÇÃO: Poucos laboratórios no Brasil realizam a avaliação da comutatividade dos resultados de exames, provavelmente por desconhecimento dos procedimentos para sua realização e também pela pouca importância dada a essa avaliação. OBJETIVO: Avaliar a comutatividade dos resultados de exames hematológicos realizados em três analisadores automatizados em um laboratório de um hospital público universitário, em Belo Horizonte, MG, Brasil, propondo procedimento prático, de baixa complexidade, factível de ser utilizado em laboratórios clínicos. MATERIAL E MÉTODOS: As amostras foram selecionadas visando obter valores nos níveis de decisão terapêutica. Foram processadas seis amostras por dia, durante quatro dias, em duplicata em três analisadores, totalizando 48 replicatas em cada instrumento. Foi avaliada a correlação entre os resultados de 10 dos principais parâmetros hematológicos obtidos nos instrumentos-teste e aqueles obtidos com o instrumento-referência. Foram estimados os erros sistemáticos e totais, considerando as especificações da variação biológica como limite máximo aceitável. RESULTADOS: O coeficiente de correlação (r) entre os equipamentos para os parâmetros investigados foi > 0,975. Os erros sistemático (médio) e total, obtidos para os parâmetros analisados, quando se comparam os equipamentos de teste com o de referência, atenderam às especificações da qualidade definidos. Discussão: A comutatividade é um importante processo da gestão da qualidade do laboratório clínico e visa garantir a comparabilidade de resultados de exames realizados por diferentes sistemas. CONCLUSÃO: Utilizando procedimento padronizado internacionalmente, prático e de baixa complexidade, demonstrou-se que os exames realizados nos equipamentos avaliados são equivalentes, podendo ser usados indistintamente no acompanhamento de pacientes.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000600004Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.47 n.6 2011reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442011000600004info:eu-repo/semantics/openAccessMaluf,Chams BicalhoSilva,Indiayara OliveiraVidigal,Pedro Guatimosimpor2012-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442011000600004Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2012-02-08T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos
title Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos
spellingShingle Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos
Maluf,Chams Bicalho
Contagem de células sanguíneas
Técnicas e procedimentos de laboratório
Controle da qualidade
Acreditação
Gestão em saúde
Comutatividade
title_short Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos
title_full Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos
title_fullStr Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos
title_full_unstemmed Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos
title_sort Avaliando a comutatividade: importante requisito da qualidade para laboratórios clínicos
author Maluf,Chams Bicalho
author_facet Maluf,Chams Bicalho
Silva,Indiayara Oliveira
Vidigal,Pedro Guatimosim
author_role author
author2 Silva,Indiayara Oliveira
Vidigal,Pedro Guatimosim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maluf,Chams Bicalho
Silva,Indiayara Oliveira
Vidigal,Pedro Guatimosim
dc.subject.por.fl_str_mv Contagem de células sanguíneas
Técnicas e procedimentos de laboratório
Controle da qualidade
Acreditação
Gestão em saúde
Comutatividade
topic Contagem de células sanguíneas
Técnicas e procedimentos de laboratório
Controle da qualidade
Acreditação
Gestão em saúde
Comutatividade
description INTRODUÇÃO: Poucos laboratórios no Brasil realizam a avaliação da comutatividade dos resultados de exames, provavelmente por desconhecimento dos procedimentos para sua realização e também pela pouca importância dada a essa avaliação. OBJETIVO: Avaliar a comutatividade dos resultados de exames hematológicos realizados em três analisadores automatizados em um laboratório de um hospital público universitário, em Belo Horizonte, MG, Brasil, propondo procedimento prático, de baixa complexidade, factível de ser utilizado em laboratórios clínicos. MATERIAL E MÉTODOS: As amostras foram selecionadas visando obter valores nos níveis de decisão terapêutica. Foram processadas seis amostras por dia, durante quatro dias, em duplicata em três analisadores, totalizando 48 replicatas em cada instrumento. Foi avaliada a correlação entre os resultados de 10 dos principais parâmetros hematológicos obtidos nos instrumentos-teste e aqueles obtidos com o instrumento-referência. Foram estimados os erros sistemáticos e totais, considerando as especificações da variação biológica como limite máximo aceitável. RESULTADOS: O coeficiente de correlação (r) entre os equipamentos para os parâmetros investigados foi > 0,975. Os erros sistemático (médio) e total, obtidos para os parâmetros analisados, quando se comparam os equipamentos de teste com o de referência, atenderam às especificações da qualidade definidos. Discussão: A comutatividade é um importante processo da gestão da qualidade do laboratório clínico e visa garantir a comparabilidade de resultados de exames realizados por diferentes sistemas. CONCLUSÃO: Utilizando procedimento padronizado internacionalmente, prático e de baixa complexidade, demonstrou-se que os exames realizados nos equipamentos avaliados são equivalentes, podendo ser usados indistintamente no acompanhamento de pacientes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000600004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000600004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442011000600004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.47 n.6 2011
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122295391879168