A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Maria Elizabete
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fagundes,Carla Costa, Porto,Cláudio Campos do, Bento,Laiz Cameirão, Costa,Thiago Guarato Rodrigues, Santos,Ricardo Alexandre dos, Sumita,Nairo Massakazu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000300004
Resumo: A água é um reagente utilizado na maioria dos testes laboratoriais e por isso deve seguir um padrão de controle de qualidade rigoroso. O fornecimento urbano de água apresenta moléculas orgânicas, íons inorgânicos, partículas, coloides, gases, bactérias e seus produtos, que podem alterar os resultados dos exames laboratoriais e causar eventuais erros e falhas mecânicas em equipamentos analíticos. Para remover essas impurezas, é necessário recorrer a uma combinação de tecnologias de purificação. Há várias organizações que especificam normas sobre a água reagente, a fim de minimizar sua interferência nos ensaios laboratoriais. A maioria dos laboratórios utiliza as normas estabelecidas pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) que classifica a água em: clinical laboratory reagent water (CLRW), special reagent water (SRW) e instrumental feed water (IFW). O monitoramento da qualidade é realizado pela determinação de resistividade, condutividade, carbono orgânico total (TOC), controle microbiológico e endotoxinas. Os parâmetros são avaliados de acordo com a periodicidade estabelecida pela norma utilizada. Neste artigo, discutem-se a importância da água utilizada nos procedimentos laboratoriais, o controle da qualidade e as interferências nos ensaios laboratoriais.
id SBP-1_3e138fe4e4a313ac8e2d12cd2b9c2779
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442011000300004
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínicoÁgua reagenteTecnologias de purificaçãoInterferentesMétodos de purificação de águaA água é um reagente utilizado na maioria dos testes laboratoriais e por isso deve seguir um padrão de controle de qualidade rigoroso. O fornecimento urbano de água apresenta moléculas orgânicas, íons inorgânicos, partículas, coloides, gases, bactérias e seus produtos, que podem alterar os resultados dos exames laboratoriais e causar eventuais erros e falhas mecânicas em equipamentos analíticos. Para remover essas impurezas, é necessário recorrer a uma combinação de tecnologias de purificação. Há várias organizações que especificam normas sobre a água reagente, a fim de minimizar sua interferência nos ensaios laboratoriais. A maioria dos laboratórios utiliza as normas estabelecidas pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) que classifica a água em: clinical laboratory reagent water (CLRW), special reagent water (SRW) e instrumental feed water (IFW). O monitoramento da qualidade é realizado pela determinação de resistividade, condutividade, carbono orgânico total (TOC), controle microbiológico e endotoxinas. Os parâmetros são avaliados de acordo com a periodicidade estabelecida pela norma utilizada. Neste artigo, discutem-se a importância da água utilizada nos procedimentos laboratoriais, o controle da qualidade e as interferências nos ensaios laboratoriais.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000300004Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.47 n.3 2011reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442011000300004info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Maria ElizabeteFagundes,Carla CostaPorto,Cláudio Campos doBento,Laiz CameirãoCosta,Thiago Guarato RodriguesSantos,Ricardo Alexandre dosSumita,Nairo Massakazupor2011-08-08T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442011000300004Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2011-08-08T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico
title A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico
spellingShingle A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico
Mendes,Maria Elizabete
Água reagente
Tecnologias de purificação
Interferentes
Métodos de purificação de água
title_short A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico
title_full A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico
title_fullStr A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico
title_full_unstemmed A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico
title_sort A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico
author Mendes,Maria Elizabete
author_facet Mendes,Maria Elizabete
Fagundes,Carla Costa
Porto,Cláudio Campos do
Bento,Laiz Cameirão
Costa,Thiago Guarato Rodrigues
Santos,Ricardo Alexandre dos
Sumita,Nairo Massakazu
author_role author
author2 Fagundes,Carla Costa
Porto,Cláudio Campos do
Bento,Laiz Cameirão
Costa,Thiago Guarato Rodrigues
Santos,Ricardo Alexandre dos
Sumita,Nairo Massakazu
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Maria Elizabete
Fagundes,Carla Costa
Porto,Cláudio Campos do
Bento,Laiz Cameirão
Costa,Thiago Guarato Rodrigues
Santos,Ricardo Alexandre dos
Sumita,Nairo Massakazu
dc.subject.por.fl_str_mv Água reagente
Tecnologias de purificação
Interferentes
Métodos de purificação de água
topic Água reagente
Tecnologias de purificação
Interferentes
Métodos de purificação de água
description A água é um reagente utilizado na maioria dos testes laboratoriais e por isso deve seguir um padrão de controle de qualidade rigoroso. O fornecimento urbano de água apresenta moléculas orgânicas, íons inorgânicos, partículas, coloides, gases, bactérias e seus produtos, que podem alterar os resultados dos exames laboratoriais e causar eventuais erros e falhas mecânicas em equipamentos analíticos. Para remover essas impurezas, é necessário recorrer a uma combinação de tecnologias de purificação. Há várias organizações que especificam normas sobre a água reagente, a fim de minimizar sua interferência nos ensaios laboratoriais. A maioria dos laboratórios utiliza as normas estabelecidas pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) que classifica a água em: clinical laboratory reagent water (CLRW), special reagent water (SRW) e instrumental feed water (IFW). O monitoramento da qualidade é realizado pela determinação de resistividade, condutividade, carbono orgânico total (TOC), controle microbiológico e endotoxinas. Os parâmetros são avaliados de acordo com a periodicidade estabelecida pela norma utilizada. Neste artigo, discutem-se a importância da água utilizada nos procedimentos laboratoriais, o controle da qualidade e as interferências nos ensaios laboratoriais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442011000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.47 n.3 2011
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122295343644672