Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Aline Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Faleiros,Ana Carolina Guimarães, Teixeira,David Nascimento Silva, Cota,Ulisses Antônio, Chica,Javier Emilio Lazo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442008000600006
Resumo: INTRODUÇÃO: Conhecer os parâmetros bioquímicos individuais de animais de laboratório utilizados na experimentação é importante, pois eles servirão como parâmetros para avaliar alterações funcionais em órgãos e como base para estabelecer valores de referência. OBJETIVO:Estabelecer valores de referência bioquímicos do sangue em camundongos das linhagens BALB/c e C57BL/6 selvagens do Biotério da Disciplina de Biologia Celular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Materiais e métodos: Foram utilizados 30 camundongos (BALB/c e C57BL/6 selvagem). Os exames realizados foram glicose, triglicérides, colesterol, proteínas totais, albumina, amilase, ácido úrico, uréia, fosfatase alcalina (kits Wiener), e as determinações foram realizadas no equipamento BIOPLUS-2000. RESULTADOS:Entre os nove analitos observou-se que quatro (albumina, glicose, proteínas totais e colesterol) apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre as linhagens. Padronizamos como valores de referência para os camundongos os valores do intervalo de confiança (IC). Nos analitos em que houve diferença significativa entre as linhagens (p < 0,05) adotamos os valores do IC de cada linhagem; para os que não apresentaram diferenças foram utilizados os valores mínimos e máximos do IC entre as duas linhagens. CONCLUSÃO:Ao final da análise, acreditamos que os resultados obtidos sugerem a padronização de intervalos de referência próprios de cada biotério, pois refletem a condição da população para os quais os testes serão aplicados no dia-a-dia.
id SBP-1_e3daae8701ba98c3100fa1852d15e8cd
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442008000600006
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongosAnálises laboratoriaisDosagens bioquímicasn camundongos BALB/cCamundongos C57BL/6selvagensValores de referênciaINTRODUÇÃO: Conhecer os parâmetros bioquímicos individuais de animais de laboratório utilizados na experimentação é importante, pois eles servirão como parâmetros para avaliar alterações funcionais em órgãos e como base para estabelecer valores de referência. OBJETIVO:Estabelecer valores de referência bioquímicos do sangue em camundongos das linhagens BALB/c e C57BL/6 selvagens do Biotério da Disciplina de Biologia Celular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Materiais e métodos: Foram utilizados 30 camundongos (BALB/c e C57BL/6 selvagem). Os exames realizados foram glicose, triglicérides, colesterol, proteínas totais, albumina, amilase, ácido úrico, uréia, fosfatase alcalina (kits Wiener), e as determinações foram realizadas no equipamento BIOPLUS-2000. RESULTADOS:Entre os nove analitos observou-se que quatro (albumina, glicose, proteínas totais e colesterol) apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre as linhagens. Padronizamos como valores de referência para os camundongos os valores do intervalo de confiança (IC). Nos analitos em que houve diferença significativa entre as linhagens (p < 0,05) adotamos os valores do IC de cada linhagem; para os que não apresentaram diferenças foram utilizados os valores mínimos e máximos do IC entre as duas linhagens. CONCLUSÃO:Ao final da análise, acreditamos que os resultados obtidos sugerem a padronização de intervalos de referência próprios de cada biotério, pois refletem a condição da população para os quais os testes serão aplicados no dia-a-dia.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442008000600006Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.44 n.6 2008reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442008000600006info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Aline SilvaFaleiros,Ana Carolina GuimarãesTeixeira,David Nascimento SilvaCota,Ulisses AntônioChica,Javier Emilio Lazopor2009-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442008000600006Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2009-06-02T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos
title Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos
spellingShingle Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos
Almeida,Aline Silva
Análises laboratoriais
Dosagens bioquímicas
n camundongos BALB/c
Camundongos C57BL/6
selvagens
Valores de referência
title_short Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos
title_full Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos
title_fullStr Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos
title_full_unstemmed Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos
title_sort Valores de referência de parâmetros bioquímicos no sangue de duas linhagens de camundongos
author Almeida,Aline Silva
author_facet Almeida,Aline Silva
Faleiros,Ana Carolina Guimarães
Teixeira,David Nascimento Silva
Cota,Ulisses Antônio
Chica,Javier Emilio Lazo
author_role author
author2 Faleiros,Ana Carolina Guimarães
Teixeira,David Nascimento Silva
Cota,Ulisses Antônio
Chica,Javier Emilio Lazo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Aline Silva
Faleiros,Ana Carolina Guimarães
Teixeira,David Nascimento Silva
Cota,Ulisses Antônio
Chica,Javier Emilio Lazo
dc.subject.por.fl_str_mv Análises laboratoriais
Dosagens bioquímicas
n camundongos BALB/c
Camundongos C57BL/6
selvagens
Valores de referência
topic Análises laboratoriais
Dosagens bioquímicas
n camundongos BALB/c
Camundongos C57BL/6
selvagens
Valores de referência
description INTRODUÇÃO: Conhecer os parâmetros bioquímicos individuais de animais de laboratório utilizados na experimentação é importante, pois eles servirão como parâmetros para avaliar alterações funcionais em órgãos e como base para estabelecer valores de referência. OBJETIVO:Estabelecer valores de referência bioquímicos do sangue em camundongos das linhagens BALB/c e C57BL/6 selvagens do Biotério da Disciplina de Biologia Celular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Materiais e métodos: Foram utilizados 30 camundongos (BALB/c e C57BL/6 selvagem). Os exames realizados foram glicose, triglicérides, colesterol, proteínas totais, albumina, amilase, ácido úrico, uréia, fosfatase alcalina (kits Wiener), e as determinações foram realizadas no equipamento BIOPLUS-2000. RESULTADOS:Entre os nove analitos observou-se que quatro (albumina, glicose, proteínas totais e colesterol) apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre as linhagens. Padronizamos como valores de referência para os camundongos os valores do intervalo de confiança (IC). Nos analitos em que houve diferença significativa entre as linhagens (p < 0,05) adotamos os valores do IC de cada linhagem; para os que não apresentaram diferenças foram utilizados os valores mínimos e máximos do IC entre as duas linhagens. CONCLUSÃO:Ao final da análise, acreditamos que os resultados obtidos sugerem a padronização de intervalos de referência próprios de cada biotério, pois refletem a condição da população para os quais os testes serão aplicados no dia-a-dia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442008000600006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442008000600006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442008000600006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.44 n.6 2008
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122294558261248