Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trends in Psychology |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100047 |
Resumo: | Resumo A avaliação em orientação profissional pode envolver diversos construtos, entre eles o da autoeficácia para escolha profissional, que se refere às crenças quanto à capacidade de se engajar em atividades de decisão profissional. Contudo, a literatura ainda é incipiente quanto a avaliação das fontes de autoeficácia em tal domínio. Assim, o presente estudo teve por objetivo a construção da Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional (EFAEP). O processo de construção envolveu a formulação dos itens e a coleta piloto. finalizado o processo de construção, deu-se início a coleta de dados, da qual participaram 388 estudantes das três séries do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, de escolas públicas e particulares do interior do estado de São Paulo. Além da EFAEP, os alunos também responderam à Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP). Análises de componentes principais foram realizadas e uma estrutura com três fatores apresentou o melhor ajuste, com alfas de Cronbach variando entre 0,81 e 0,73. Além disso, todos os fatores da EFAEP se correlacionaram positivamente com os fatores da EAE-EP. Os resultados e limitações do estudo são discutidos de acordo com a literatura sobre o assunto. |
id |
SBP-2_6433661240704d73bad7e99f58f6be56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2358-18832018000100047 |
network_acronym_str |
SBP-2 |
network_name_str |
Trends in Psychology |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos IniciaisAutoeficáciaorientação profissionalavaliação psicológicaResumo A avaliação em orientação profissional pode envolver diversos construtos, entre eles o da autoeficácia para escolha profissional, que se refere às crenças quanto à capacidade de se engajar em atividades de decisão profissional. Contudo, a literatura ainda é incipiente quanto a avaliação das fontes de autoeficácia em tal domínio. Assim, o presente estudo teve por objetivo a construção da Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional (EFAEP). O processo de construção envolveu a formulação dos itens e a coleta piloto. finalizado o processo de construção, deu-se início a coleta de dados, da qual participaram 388 estudantes das três séries do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, de escolas públicas e particulares do interior do estado de São Paulo. Além da EFAEP, os alunos também responderam à Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP). Análises de componentes principais foram realizadas e uma estrutura com três fatores apresentou o melhor ajuste, com alfas de Cronbach variando entre 0,81 e 0,73. Além disso, todos os fatores da EFAEP se correlacionaram positivamente com os fatores da EAE-EP. Os resultados e limitações do estudo são discutidos de acordo com a literatura sobre o assunto.Sociedade Brasileira de Psicologia2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100047Trends in Psychology v.26 n.1 2018reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2018.1-03ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Thaline da CunhaAmbiel,Rodolfo Augusto MatteoNunes,Maiana Farias Oliveirapor2018-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832018000100047Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-03-27T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais |
title |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais |
spellingShingle |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais Moreira,Thaline da Cunha Autoeficácia orientação profissional avaliação psicológica |
title_short |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais |
title_full |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais |
title_fullStr |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais |
title_full_unstemmed |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais |
title_sort |
Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais |
author |
Moreira,Thaline da Cunha |
author_facet |
Moreira,Thaline da Cunha Ambiel,Rodolfo Augusto Matteo Nunes,Maiana Farias Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Ambiel,Rodolfo Augusto Matteo Nunes,Maiana Farias Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira,Thaline da Cunha Ambiel,Rodolfo Augusto Matteo Nunes,Maiana Farias Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia orientação profissional avaliação psicológica |
topic |
Autoeficácia orientação profissional avaliação psicológica |
description |
Resumo A avaliação em orientação profissional pode envolver diversos construtos, entre eles o da autoeficácia para escolha profissional, que se refere às crenças quanto à capacidade de se engajar em atividades de decisão profissional. Contudo, a literatura ainda é incipiente quanto a avaliação das fontes de autoeficácia em tal domínio. Assim, o presente estudo teve por objetivo a construção da Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional (EFAEP). O processo de construção envolveu a formulação dos itens e a coleta piloto. finalizado o processo de construção, deu-se início a coleta de dados, da qual participaram 388 estudantes das três séries do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, de escolas públicas e particulares do interior do estado de São Paulo. Além da EFAEP, os alunos também responderam à Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP). Análises de componentes principais foram realizadas e uma estrutura com três fatores apresentou o melhor ajuste, com alfas de Cronbach variando entre 0,81 e 0,73. Além disso, todos os fatores da EFAEP se correlacionaram positivamente com os fatores da EAE-EP. Os resultados e limitações do estudo são discutidos de acordo com a literatura sobre o assunto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100047 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000100047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.9788/tp2018.1-03pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trends in Psychology v.26 n.1 2018 reponame:Trends in Psychology instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) instacron:SBP |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
instacron_str |
SBP |
institution |
SBP |
reponame_str |
Trends in Psychology |
collection |
Trends in Psychology |
repository.name.fl_str_mv |
Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||comissaoeditorial@sbponline.org.br |
_version_ |
1754734763965415424 |