Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trends in Psychology |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000401819 |
Resumo: | Resumo Crenças parentais sobre competências emocionais das crianças representam o que pais pensam e acreditam a respeito de como a criança se desenvolve em termos de habilidades ligadas a emoções e de quais capacidades principais nesse domínio deve desenvolver. A competência emocional é um componente crítico e impactante para o desenvolvimento pleno e saudável. O objetivo desse estudo foi o de apresentar, brevemente, as etapas de construção da escala COMPE e verificar os parâmetros psicométricos preliminares como dimensionalidade e confiabilidade dos itens. Para atingir a forma final da escala, foram adotados procedimentos de Validade de Conteúdo para a constituição da versão inicial e de Teoria de Resposta ao Item para a análise das propriedades psicométricas dos itens. Como resultado, o presente artigo apresenta uma escala com um total de 30 itens capazes de compor uma medida para as crenças parentais mencionadas, com três facetas teóricas indicativas de competências emocionais ligadas a: (a) expressão emocional, (b) compreensão emocional e (c) regulação emocional, que são agregadas sob um escore único. Com base nas propriedades psicométricas verificadas, considera-se que a COMPE passa a ser uma opção de instrumento a ser utilizado com população brasileira em pesquisas envolvendo crenças parentais e emoções. |
id |
SBP-2_7be29068fe043f3d61134307dc72e9f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2358-18832018000401819 |
network_acronym_str |
SBP-2 |
network_name_str |
Trends in Psychology |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades PsicométricasDesenvolvimento emocionalcrenças (não religiosas)escalasCOMPEResumo Crenças parentais sobre competências emocionais das crianças representam o que pais pensam e acreditam a respeito de como a criança se desenvolve em termos de habilidades ligadas a emoções e de quais capacidades principais nesse domínio deve desenvolver. A competência emocional é um componente crítico e impactante para o desenvolvimento pleno e saudável. O objetivo desse estudo foi o de apresentar, brevemente, as etapas de construção da escala COMPE e verificar os parâmetros psicométricos preliminares como dimensionalidade e confiabilidade dos itens. Para atingir a forma final da escala, foram adotados procedimentos de Validade de Conteúdo para a constituição da versão inicial e de Teoria de Resposta ao Item para a análise das propriedades psicométricas dos itens. Como resultado, o presente artigo apresenta uma escala com um total de 30 itens capazes de compor uma medida para as crenças parentais mencionadas, com três facetas teóricas indicativas de competências emocionais ligadas a: (a) expressão emocional, (b) compreensão emocional e (c) regulação emocional, que são agregadas sob um escore único. Com base nas propriedades psicométricas verificadas, considera-se que a COMPE passa a ser uma opção de instrumento a ser utilizado com população brasileira em pesquisas envolvendo crenças parentais e emoções.Sociedade Brasileira de Psicologia2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000401819Trends in Psychology v.26 n.4 2018reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2018.4-05ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Deise Maria Leal FernandesPires,Pedro P.Fioravanti,Ana Carolina Monneratpor2018-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832018000401819Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-11-28T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas |
title |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas |
spellingShingle |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas Mendes,Deise Maria Leal Fernandes Desenvolvimento emocional crenças (não religiosas) escalas COMPE |
title_short |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas |
title_full |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas |
title_fullStr |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas |
title_full_unstemmed |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas |
title_sort |
Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): Propriedades Psicométricas |
author |
Mendes,Deise Maria Leal Fernandes |
author_facet |
Mendes,Deise Maria Leal Fernandes Pires,Pedro P. Fioravanti,Ana Carolina Monnerat |
author_role |
author |
author2 |
Pires,Pedro P. Fioravanti,Ana Carolina Monnerat |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes,Deise Maria Leal Fernandes Pires,Pedro P. Fioravanti,Ana Carolina Monnerat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento emocional crenças (não religiosas) escalas COMPE |
topic |
Desenvolvimento emocional crenças (não religiosas) escalas COMPE |
description |
Resumo Crenças parentais sobre competências emocionais das crianças representam o que pais pensam e acreditam a respeito de como a criança se desenvolve em termos de habilidades ligadas a emoções e de quais capacidades principais nesse domínio deve desenvolver. A competência emocional é um componente crítico e impactante para o desenvolvimento pleno e saudável. O objetivo desse estudo foi o de apresentar, brevemente, as etapas de construção da escala COMPE e verificar os parâmetros psicométricos preliminares como dimensionalidade e confiabilidade dos itens. Para atingir a forma final da escala, foram adotados procedimentos de Validade de Conteúdo para a constituição da versão inicial e de Teoria de Resposta ao Item para a análise das propriedades psicométricas dos itens. Como resultado, o presente artigo apresenta uma escala com um total de 30 itens capazes de compor uma medida para as crenças parentais mencionadas, com três facetas teóricas indicativas de competências emocionais ligadas a: (a) expressão emocional, (b) compreensão emocional e (c) regulação emocional, que são agregadas sob um escore único. Com base nas propriedades psicométricas verificadas, considera-se que a COMPE passa a ser uma opção de instrumento a ser utilizado com população brasileira em pesquisas envolvendo crenças parentais e emoções. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000401819 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000401819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.9788/tp2018.4-05pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trends in Psychology v.26 n.4 2018 reponame:Trends in Psychology instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) instacron:SBP |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
instacron_str |
SBP |
institution |
SBP |
reponame_str |
Trends in Psychology |
collection |
Trends in Psychology |
repository.name.fl_str_mv |
Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||comissaoeditorial@sbponline.org.br |
_version_ |
1754734764281036800 |