Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gris,Gabriele
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves,Hans Werner, Assis,Grauben José Alves, Souza,Silvia Regina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trends in Psychology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000301139
Resumo: Resumo Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de jogos adaptados sobre a avaliação do desempenho de pré-escolares no aprendizado de habilidades matemáticas e monetárias. Participaram oito crianças da Educação Infantil, distribuídas em dois Grupos Experimentais. Para ambos os grupos, por meio de dominós adaptados, foram ensinadas e testadas relações entre numerais impressos (A), conjuntos de pontos (B), operações de adição (C), valores impressos (D) e figuras de cédulas e moedas (E). Inicialmente foram ensinadas as relações AB/BA e AC/CA e testadas as relações BC/CB. Posteriormente foram ensinadas as relações DC/CD, testadas as relações AD/DA e DB/BD. Finalmente ensinou-se a relação DE/ED, testando-se em seguida as relações EB/BE, EC/CE e AE/EA. Avaliações de nomeação dos estímulos e de resolução de operações de adição foram realizadas em Pré-teste, Sondas e em Pós-teste. Para o Grupo 1 as avaliações de nomeação de estímulos foram conduzidas por meio da apresentação de cartões e para o Grupo 2 foram utilizados jogos adaptados. Observou-se, para ambos os grupos, melhores resultados na resolução de operações de adição. Os resultados das avaliações sugerem que o uso de jogos adaptados pode contribuir para menor variabilidade nas avaliações de nomeação de estímulos.
id SBP-2_c752a6fe191bf012474f421d54bad24a
oai_identifier_str oai:scielo:S2358-18832017000301139
network_acronym_str SBP-2
network_name_str Trends in Psychology
repository_id_str
spelling Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e MonetáriasJogosmatemáticamanuseio de dinheirorede de relaçõesdominóResumo Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de jogos adaptados sobre a avaliação do desempenho de pré-escolares no aprendizado de habilidades matemáticas e monetárias. Participaram oito crianças da Educação Infantil, distribuídas em dois Grupos Experimentais. Para ambos os grupos, por meio de dominós adaptados, foram ensinadas e testadas relações entre numerais impressos (A), conjuntos de pontos (B), operações de adição (C), valores impressos (D) e figuras de cédulas e moedas (E). Inicialmente foram ensinadas as relações AB/BA e AC/CA e testadas as relações BC/CB. Posteriormente foram ensinadas as relações DC/CD, testadas as relações AD/DA e DB/BD. Finalmente ensinou-se a relação DE/ED, testando-se em seguida as relações EB/BE, EC/CE e AE/EA. Avaliações de nomeação dos estímulos e de resolução de operações de adição foram realizadas em Pré-teste, Sondas e em Pós-teste. Para o Grupo 1 as avaliações de nomeação de estímulos foram conduzidas por meio da apresentação de cartões e para o Grupo 2 foram utilizados jogos adaptados. Observou-se, para ambos os grupos, melhores resultados na resolução de operações de adição. Os resultados das avaliações sugerem que o uso de jogos adaptados pode contribuir para menor variabilidade nas avaliações de nomeação de estímulos.Sociedade Brasileira de Psicologia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000301139Trends in Psychology v.25 n.3 2017reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2017.3-12ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessGris,GabrieleAlves,Hans WernerAssis,Grauben José AlvesSouza,Silvia Regina depor2018-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832017000301139Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-03-23T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias
title Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias
spellingShingle Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias
Gris,Gabriele
Jogos
matemática
manuseio de dinheiro
rede de relações
dominó
title_short Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias
title_full Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias
title_fullStr Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias
title_full_unstemmed Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias
title_sort Utilização de Jogos Adaptados para Avaliação de Habilidades Matemáticas e Monetárias
author Gris,Gabriele
author_facet Gris,Gabriele
Alves,Hans Werner
Assis,Grauben José Alves
Souza,Silvia Regina de
author_role author
author2 Alves,Hans Werner
Assis,Grauben José Alves
Souza,Silvia Regina de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gris,Gabriele
Alves,Hans Werner
Assis,Grauben José Alves
Souza,Silvia Regina de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
matemática
manuseio de dinheiro
rede de relações
dominó
topic Jogos
matemática
manuseio de dinheiro
rede de relações
dominó
description Resumo Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de jogos adaptados sobre a avaliação do desempenho de pré-escolares no aprendizado de habilidades matemáticas e monetárias. Participaram oito crianças da Educação Infantil, distribuídas em dois Grupos Experimentais. Para ambos os grupos, por meio de dominós adaptados, foram ensinadas e testadas relações entre numerais impressos (A), conjuntos de pontos (B), operações de adição (C), valores impressos (D) e figuras de cédulas e moedas (E). Inicialmente foram ensinadas as relações AB/BA e AC/CA e testadas as relações BC/CB. Posteriormente foram ensinadas as relações DC/CD, testadas as relações AD/DA e DB/BD. Finalmente ensinou-se a relação DE/ED, testando-se em seguida as relações EB/BE, EC/CE e AE/EA. Avaliações de nomeação dos estímulos e de resolução de operações de adição foram realizadas em Pré-teste, Sondas e em Pós-teste. Para o Grupo 1 as avaliações de nomeação de estímulos foram conduzidas por meio da apresentação de cartões e para o Grupo 2 foram utilizados jogos adaptados. Observou-se, para ambos os grupos, melhores resultados na resolução de operações de adição. Os resultados das avaliações sugerem que o uso de jogos adaptados pode contribuir para menor variabilidade nas avaliações de nomeação de estímulos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000301139
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000301139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.9788/tp2017.3-12pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Trends in Psychology v.25 n.3 2017
reponame:Trends in Psychology
instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Trends in Psychology
collection Trends in Psychology
repository.name.fl_str_mv Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||comissaoeditorial@sbponline.org.br
_version_ 1754734763902500864