Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Jacy Alves Braga de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fagundes-Neto,Ulysses
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000300004
Resumo: OBJETIVO: Fornecer as diretrizes mais recentes de diminuição da incidência da doença diarreica, abordando os aspectos clínicos, a etiologia, a fisiopatologia, o diagnóstico, o manejo terapêutico e a profilaxia da diarreia persistente. FONTES DOS DADOS: Busca eletrônica de dados recentes na base de dados MEDLINE, e também usando a ferramenta Google. SÍNTESE DOS DADOS: Existem vários possíveis agentes etiológicos envolvidos, incluindo vírus, bactérias e parasitas. O tratamento deve ser voltado para a dieta, além da reposição das perdas hidroeletrolíticas, especialmente durante a fase aguda da diarreia, para evitar seu prolongamento. Na grande maioria dos episódios, os antimicrobianos não estão indicados. Por outro lado, o tratamento da diarreia persistente deve ser reforçado no sentido de evitar as intolerâncias alimentares e a desnutrição. CONCLUSÕES: O estímulo ao aleitamento materno, a introdução de estratégias alimentares seguras no sentido de evitar a desnutrição proteico-calórica, a abordagem adequada do episódio agudo e a melhoria das condições sanitárias e de higiene são medidas a serem estimuladas com o objetivo de diminuir a morbimortalidade pela doença diarreica em crianças menores de 5 anos de idade ao redor do mundo.
id SBPE-1_07a36a6fbcf3a33450efee230c7ad61e
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572011000300004
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatraDesnutriçãomorbidademortalidadediarreiahipersensibilidade alimentaraleitamento maternoOBJETIVO: Fornecer as diretrizes mais recentes de diminuição da incidência da doença diarreica, abordando os aspectos clínicos, a etiologia, a fisiopatologia, o diagnóstico, o manejo terapêutico e a profilaxia da diarreia persistente. FONTES DOS DADOS: Busca eletrônica de dados recentes na base de dados MEDLINE, e também usando a ferramenta Google. SÍNTESE DOS DADOS: Existem vários possíveis agentes etiológicos envolvidos, incluindo vírus, bactérias e parasitas. O tratamento deve ser voltado para a dieta, além da reposição das perdas hidroeletrolíticas, especialmente durante a fase aguda da diarreia, para evitar seu prolongamento. Na grande maioria dos episódios, os antimicrobianos não estão indicados. Por outro lado, o tratamento da diarreia persistente deve ser reforçado no sentido de evitar as intolerâncias alimentares e a desnutrição. CONCLUSÕES: O estímulo ao aleitamento materno, a introdução de estratégias alimentares seguras no sentido de evitar a desnutrição proteico-calórica, a abordagem adequada do episódio agudo e a melhoria das condições sanitárias e de higiene são medidas a serem estimuladas com o objetivo de diminuir a morbimortalidade pela doença diarreica em crianças menores de 5 anos de idade ao redor do mundo.Sociedade Brasileira de Pediatria2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000300004Jornal de Pediatria v.87 n.3 2011reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572011000300004info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Jacy Alves Braga deFagundes-Neto,Ulyssespor2011-09-27T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572011000300004Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2011-09-27T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra
title Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra
spellingShingle Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra
Andrade,Jacy Alves Braga de
Desnutrição
morbidade
mortalidade
diarreia
hipersensibilidade alimentar
aleitamento materno
title_short Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra
title_full Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra
title_fullStr Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra
title_full_unstemmed Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra
title_sort Diarreia persistente: ainda um importante desafio para o pediatra
author Andrade,Jacy Alves Braga de
author_facet Andrade,Jacy Alves Braga de
Fagundes-Neto,Ulysses
author_role author
author2 Fagundes-Neto,Ulysses
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Jacy Alves Braga de
Fagundes-Neto,Ulysses
dc.subject.por.fl_str_mv Desnutrição
morbidade
mortalidade
diarreia
hipersensibilidade alimentar
aleitamento materno
topic Desnutrição
morbidade
mortalidade
diarreia
hipersensibilidade alimentar
aleitamento materno
description OBJETIVO: Fornecer as diretrizes mais recentes de diminuição da incidência da doença diarreica, abordando os aspectos clínicos, a etiologia, a fisiopatologia, o diagnóstico, o manejo terapêutico e a profilaxia da diarreia persistente. FONTES DOS DADOS: Busca eletrônica de dados recentes na base de dados MEDLINE, e também usando a ferramenta Google. SÍNTESE DOS DADOS: Existem vários possíveis agentes etiológicos envolvidos, incluindo vírus, bactérias e parasitas. O tratamento deve ser voltado para a dieta, além da reposição das perdas hidroeletrolíticas, especialmente durante a fase aguda da diarreia, para evitar seu prolongamento. Na grande maioria dos episódios, os antimicrobianos não estão indicados. Por outro lado, o tratamento da diarreia persistente deve ser reforçado no sentido de evitar as intolerâncias alimentares e a desnutrição. CONCLUSÕES: O estímulo ao aleitamento materno, a introdução de estratégias alimentares seguras no sentido de evitar a desnutrição proteico-calórica, a abordagem adequada do episódio agudo e a melhoria das condições sanitárias e de higiene são medidas a serem estimuladas com o objetivo de diminuir a morbimortalidade pela doença diarreica em crianças menores de 5 anos de idade ao redor do mundo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572011000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.87 n.3 2011
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122318256078848